Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Semifinalistas apostam em experiência: conheça as médias de idade

Como Brasiliense, Capital, Ceilândia e Gama montaram os elencos para a semifinal do Candangão

Escrito em

Arte: Esportes Brasília

Neste fim de primeira fase de Candangão 2025, muitas análises e discussões falam da presença de jogadores mais velhos e sobre os times com muita força na categoria de base para fortalecer o profissional.

Por conta disso, e com exclusividade, a Esportes Brasília traz os números de média de idades para colocar em panos limpos as médias dos dez times do Candangão 2025 (calculadas baseadas nos elencos apresentados na primeira metade da competição).

A média do campeonato por equipe ficou em 26,11 anos. Para comparação, no Brasileirão Série A 2024, o Criciúma foi o time com maior média, ficando com 30,07, e o Bragantino, o menor, com 24,6.

A base vem forte

Nos times que, seja por vontade de fortalecer a base, seja necessidade financeira, preferiram colocar muitos jovens para mostrar seu potencial no Candangão, a média foi puxada para baixo.

Foi o caso de Ceilandense, Samambaia, Real Brasília e Legião (com 24,64; 25,65; 20,41; e 22,25; respectivamente). A aposta na juventude não bastou para dois times (Ceilandense e Legião), mas o Real Brasília contou com a força da base para virar na última rodada contra o já rebaixado time laranja.

Time forte com experiência em campo

Já os outros clubes mesclaram mais a experiência com a juventude. Mas, em alguns casos, acabam colocando mais jogadores experientes e dando até mais tempo de jogo no time titular.

Dessa forma, os times com as maiores médias de idade são: Gama, Sobradinho e Brasiliense, nessa ordem, deixando Capital, Ceilândia e Paranoá tendendo ao meio-termo no campeonato.

Os quatro classificados para a fase semifinal ocupam as cinco primeiras posições na ordem de média de idade, com o Sobradinho na segunda colocação, mostrando que apenas experiência não bastou para tentar a classificação.

Confira as médias em ordem decrescente:

Comunicador formado pela Universidade de Brasília. Faz parte da equipe há mais de sete anos e também tem passagens pelo Bora Soluções Esportivas.