Siga Nossas Redes Sociais

Outros Esportes

Conheça o Projeto da Adepol que forma atletas olímpicos em Brasília

Projeto Formando Atletas está no segundo ciclo e já enviou e medalhou diversos atletas para as Olímpiadas

Escrito em

Foto: Luís Salimon e Mardônio Vieira

O Projeto Adepol Formando Atletas está a todo vapor! Em parceria com a Secretaria de Esportes do Distrito Federal, este projeto tem a importante missão de preparar e levar os atletas de Brasília para as Olimpíadas. Atualmente, o projeto funciona de segunda a sexta-feira, no Recanto das Emas, a partir das 8 horas da manhã, terças e quintas no Setor militar Sul no CECAF e sábado pela manhã a partir das 8:30 na Adepol.

Surgido no ano passado, o Projeto está indo para o segundo ciclo, expandindo ainda mais as modalidades e atendendo mais cidades como Paranoá e Itapoã. Com três atletas medalhistas olímpicos saindo da atividade, o objetivo é que eles continuem investindo em ainda mais atletas para este ciclo.

Sobre o trabalho realizado durante anos no projeto, Manuel Evaristo, treinador presente na Adepol desde 2018, ressaltou as conquistas na revelação de diversos atletas no cenário distrital, nacional e, também, internacional, principalmente após federar a Adepol na Confederação Brasileira de Atletismo em 2022.

“Ver esses atletas sendo revelados nacionalmente e internacionalmente é uma satisfação muito grande! Saber que o trabalho está sendo feito, está tendo êxito e que esses meninos estão conquistando aquilo que eles tanto almejam, que é representar o Distrito Federal e o Brasil, para mim é um sentimento de dever cumprido” concluiu Manuel.

Uma das histórias recentes e mais marcantes do projeto foi a de Emerson Vieira do Nascimento. Depois de uma série de desafios de saúde, incluindo cirurgias corretivas nas pernas e uma fratura no local operado, o atleta alcançou um retorno triunfal ao conquistar o terceiro lugar no “Troféu Adhemar Ferreira da Silva” nos 400m. Mesmo enfrentando problemas, Emerson registrou a melhor marca pessoal e se consolidou como o terceiro melhor do Brasil na categoria.

A preparação para a grande competição foi marcada por muitas adversidades antes mesmo da preparação. Desde pequeno, Emerson sofreu com dores nas pernas e enfrentou uma cirurgia corretiva e, posteriormente, uma fratura no mesmo local que havia sido operado. Sobre o treinamento para estar apto, o atleta comentou das dificuldades que ele passou: “Chegamos na quinta-feira à noite, com pouco tempo para descansar. Tive dores abdominais na quarta, fiquei bastante desidratado e fraco”.

Apesar das condições desfavoráveis, ele decidiu buscar o sonho de conquistar a medalha. “Quando saí na corrida, vi que não estava bem, mas mesmo assim corri. Terminei, passei muito mal, com vontade de desmaiar e vomitar”, acrescentou.​

Em um projeto tão inovador como esse, é sempre preciso encontrar parcerias e ajudas para que a ideia possa se estabelecer e encontrar uma estabilidade. Amarildo Fernandes, Presidente da Associação dos Delegados da Polícia do DF e gestor do Projeto da Adepol, comentou sobre o início do projeto e explicou, também, como ocorreram os primeiros contatos: “nós tivemos a ideia de fazer uma parceria com a comunidade do Recanto das Emas em 2019. Eu já conhecia o Evaristo Manuel, que é o meu treinador de atletismo até hoje, e a gente via que ele tinha muitas crianças e adultos praticando atividades. Vimos, ainda, um grande potencial que ele tinha na formação destes atletas no nível nacional, pois ele apresenta muito conhecimento e é muito eficiente no que faz.”

“Depois de contratar o Evaristo como técnico e mais um auxiliar, o Luciano, a gente trouxe o Projeto Adepal Formando Atletas para a parceria do Poder Público. Com isso, trouxemos 50 atletas, entre meninos e adultos, para fazerem a atividade lá conosco.” complementou Amarildo.

A entidade, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, faz o envio desses atletas para outros estados para que possam participar de competições de nível nacional, como ocorreu com o Emerson. “O Projeto ainda consegue fazer o envio através de passagem aérea e também uma ajuda com hospedagens e alimentação” explica Amarildo.

Para saber mais informações do Projeto Formação de Atletas da Adepol, você pode conferir o Instagram do grupo neste link.

Estudante de jornalismo no quinto semestre com experiência em matérias sobre futebol brasiliense e nacional.