Colunas
Boa sorte aos candangos em mais uma saga da Série D
Fica a expectativa e torcida para que Ceilândia e Capital realmente honrem o Distrito Federal na competição
Escrito 2 semanas atrás em
Por Paulo Martins

Neste sábado (19/04) se inicia mais uma saga dos times do Distrito Federal na Série D do Campeonato Brasileiro. Pelo 12º ano seguido, a capital da República tenta sair do mais profundo do futebol nacional. A bola da vez são os finalistas da edição do Candangão 2024: Capital e Ceilândia.
Desta vez, pelo visível compromisso com o projeto do futebol do Distrito Federal, faço questão pessoalmente de registrar que torcerei por Capital e Ceilândia na competição. Esta noção se mostra na realidade do que os dois clubes têm apresentado nos últimos tempos no futebol de Brasília e que podem se comprovar no campeonato nacional.
O torcedor de Brasília ainda está chateado com o feito do Brasiliense na temporada passada. Como eu ainda disse nesta coluna e no Segundou Esporte Clube, acredito que o elenco do Jacaré tenha sido melhor em 2025 do que em 2024: para infelicidade dos auribrancos, a situação se manteve a mesma e o time de Taguatinga seguirá sem calendário.
Agora falando dos representantes de 2025, é surpresa, para mim, que o Capital já seja postulado como favorito, mesmo em sua edição de estreia. É bem verdade que a equipe tricolor tem feito um bom trabalho na Copa do Brasil e terá tarefa dificílima diante do Botafogo na terceira fase da competição e fez uma boa Copa Verde, apesar de cair nos pênaltis para o Brasiliense. A fé no Coruja tem sido depositada por um projeto de longevidade e que terá mais uma vez na força de um elenco que se conhece com o entrosamento raro de se ver, sobretudo no futebol de Brasília, como pode chegar adiante.
Falando em entrosamento, não podemos nos esquecer como se conhecem os jogadores do Ceilândia, sobretudo seu técnico Adelson de Almeida, que tem mais de 350 jogos à frente do Gato Preto. O time que quase subiu na edição de 2023 foi bem até no Candangão, diferente daquela edição do campeonato distrital, mas agora terá um pouco mais de dificuldade sem Felipe Clemente e, apesar da volta de Romarinho, pode ser uma equipe que veio para ser surpresa. Pessoalmente, e infelizmente, de momento, não vejo o Ceilândia como candidato para subir à Série C do Campeonato Brasileiro. E espero estar errado.
Toda essa história você vai conferir a partir desta semana aqui na Número 1 em Esportes. A EB irá ao estádio JK no próximo sábado (19/04), a partir das 19h, para contar tudo de Capital e Aparecidense. Vamos com tudo para mostrar mais uma temporada do futebol do Distrito Federal no Campeonato Brasileiro.
Narrador Esportes Brasília desde 2022; Currículo com duas Supercopas do Brasil e uma Copa do Mundo, além de extensa cobertura do futebol, futsal e basquete da capital federal; Colunista EB no Nó Tático e apresentador do Segundou Esporte Clube, às segundas-feiras.


Em jogo de tempos distintos, Brasília perde segunda para o São Paulo no Nilson Nelson

Grupo candango da Série C começa nivelado por baixo
