Basquete
Universo Brasília bate Basquete Joinville e põe uma mão na vaga para os playoffs do NBB
Escrito 6 anos atrás em
Por Rener Lopes

O Universo/Brasília venceu mais uma partida pelo Novo Basquete Brasil. Jogando na noite desta quinta-feira (28) pré-carnavalesca, o time da capital federal bateu o Basquete Joinville por 98×90 no Ginásio da AsCEB.
No primeiro período, o domínio foi catarinense. Sem tomar conhecimento dos donos da casa, o Joinville chegou a abrir cinco pontos de vantagem na primeira parte do quarto. WIndl Graterol ainda conseguiu marcar oito pontos para o Universo/Brasília, mas não o suficiente para reverter o placar do período. O time catarinense venceu os dez minutos iniciais por 29×23.
Já no segundo período, o Joinville ampliou a vantagem para seis pontos, mas o Universo/Brasília foi buscar o resultado e tirou a diferença, fechando o quarto por 22×11 e indo para o intervalo na frente, por 45×40. Destaque para Zach Graham e Graterol, que anotaram 11 pontos juntos (seis e cinco, respectivamente).
E foi justamente no segundo período que veio o lance mais perigoso do jogo. Restando quatro minutos e meio, o jogador Pedrinho Rava saiu em disparada e acabou se chocando com o armário do time visitante, batendo o joelho e ficando fora de quadra por cerca de um minuto para atendimento médico. E quando voltou, surpreendeu ainda mais.
Na volta dos vestiários, só deu Universo/Brasilia. O time candango comandou as ações e chegou a sofrer pressão do Joinville. Restando três minutos, a diferença caiu para apenas dois pontos (61×59). Mas com calma e um excelente desempenho de Nezinho, Gui Santos e Arthur – que obteve 100% de aproveitamento no período, a equipe comandada por André Germano se reencontrou no jogo e voltou a ampliar a vantagem. O terceiro quarto terminou favorável ao Universo/Brasília: 75×67.
O último período foi da redenção e recuperação total de Pedrinho Rava. O camisa 7 candango estava “on fire” e converteu dez pontos no quarto. Vezarinho, do Joinville, chegou a contabilizar seis pontos, mas não o suficiente para brecar o ímpeto do time da casa. Os dez minutos da casa terminaram empatados em 23×23 e o placar final foi favorável ao Universo/Brasília: 98×90.

“Nós tivemos duas semanas de preparação, crescemos muito e acredito que poderia ter sido melhor, mas no mantivemos equilibrados em quadra. Demorou um pouquinho para nos entrosar, mas temos jogadores experientes e muda tudo no playoff“, ressaltou o armador Nezinho.
“Foi um lance meio estranho, tentei salvar a bola, mas aconteceu. Isso mostra a vontade que o time inteiro está, sempre buscando a melhora, pois sabemos a importância que temos para estar bem nos próximos jogos“, ressaltou o armador Pedrinho Rava.
O cestinha da partida foi Starks, do time catarinense, com 27 pontos. Pelo lado do Universo, o maior pontuador foi Arthur, com 21 pontos. Outro destaque fica para Nezinho, que anotou um duplo duplo: 13 pontos e 10 assistências.
Depois do carnaval, o Universo/Brasília volta às quadras para enfrentar o Vasco. O jogo acontece no dia 07 de março, às 19h, no Ginásio de São Januário.
Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).


Brasília receberá jogo pela terceira fase da Copa do Brasil

Em jogo de tempos distintos, Brasília perde segunda para o São Paulo no Nilson Nelson
