Basquete
Futuro do time de basquete do DF é incerto
Escrito 8 anos atrás em

A crise que assola o país, com empresas fechando, postos de trabalho se encerrando, e o marketing esportivo de mal a pior, fazem com que diversos patrocínios ao desporto brasileiro não sejam renovados.
A delicada situação financeira pela qual a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) está passando começa a provocar efeitos no esporte do DF. Nesta semana, a estatal informou que ainda não tem data para a divulgação de novo edital com a verba destinada aos patrocínios a programas esportivos de Brasília.
“Informamos que os patrocínios da Terracap são feitos por seleção pública, podendo tomar parte projetos culturais e esportivos diversos. Para o ano de 2017 ainda não há previsão de data para abertura de seleção pública para tal fim”, divulgou a Terracap, por meio de nota oficial, à reportagem da Esportes Brasília.
Dessa forma, Brasília Basquete e Brasília Vôlei, patrocinados pela instituição nos últimos anos, terão de suar a camisa também fora das quadras atrás de recursos para o próximo calendário de disputas oficiais em suas respectivas modalidades. Na temporada 2016/2017, os dois times receberam da Terracap uma quantia de R$ 1,4 milhão, valor que arcou a maioria dos custos de ambas as equipes. Agora, tal verba não está garantida, assim como o futuro do time de basquete.
Para essa equipe, o desafio de vencer esse empecilho será ainda maior. Além da incerteza quanto ao auxílio da Terracap, o basquete perdeu outro parceiro importantíssimo. Na última semana, o UniCEUB anunciou o encerramento do patrocínio do clube. Portanto, sem dois dos principais patrocinadores, a equipe tricampeã do Novo Basquete Brasil (NBB) corre o risco de não estar na próxima edição do campeonato nacional.
“Precisamos confirmar se vamos disputar o NBB até julho. Não sei dizer o valor, mas tem um mínimo que a liga exige para os times. O abandono é preocupante, Brasília necessita da prática esportiva”, explicou José Carlos Vidal, ex-técnico do UniCEUB/Brasília e diretor do Instituto Viver Basketball – responsável pela vaga do DF no NBB, ao portal Metrópoles.
Banco de Brasília fora?
A equipe de basquete também contava com o patrocínio de um dos braços do Banco de Brasília, o BRBCard. No entanto, na última semana, aumentaram os rumores de que a instituição financeira também não patrocinaria o time.
A reportagem da Esportes Brasília entrou em contato com o Banco de Brasília para que a instituição confirmasse – ou não – tal informação, mas até o fechamento desta reportagem, o banco não retornou os contatos.
A Liga Nacional de Basquete fará a reunião do Conselho Arbitral visando a décima edição do NBB nos próximos dias, em São Paulo. Resta saber se a equipe brasiliense participará ou não de mais uma edição da maior competição de basquete do país.

Brasília receberá jogo pela terceira fase da Copa do Brasil

Em jogo de tempos distintos, Brasília perde segunda para o São Paulo no Nilson Nelson
