Futebol
Fim da linha: Capital anuncia demissão de Paulinho Kobayashi
Crise no Candangão e queda na Copa Verde derrubam o atual vice-campeão distrital
Escrito 1 mês atrás em
Por Paulo Martins

Foto: Ueslei Costa/Capital
A crise do Capital derrubou o maior líder do sucesso do anterior Candangão. Após derrota nos pênaltis contra o Brasiliense, nesta quinta-feira (06/02), pela Copa Verde, Paulinho Kobayashi não é mais o técnico do Coruja. A demissão da comissão técnica, também integrada pelo auxiliar Dino Camargo e pelo preparador físico Claudinho Creato, foi anunciada pela equipe tricolor nesta sexta-feira (07/02).
O então comandante foi anunciado ainda no segundo semestre de 2023, como peça fundamental do planejamento do time da região do Paranoá. Conduziu o projeto trazendo, em sua preferência, jogadores com quem já havia trabalhado, sobretudo no título da Série D do Brasileirão pelo Ferroviário.
No Candangão 2024, o objetivo inicial foi alcançado: os tricolores alcançaram a final e garantiram as vagas nacionais do atual ano, restando, agora, a Copa do Brasil e o Brasileiro, na Série D. Naquela primeira fase, a equipe passou em primeiro lugar, quase invicta, não fosse a derrota pela mínima contra o Brasiliense, na oitava rodada. Eliminou o mesmo Jacaré com duas vitórias nas semifinais para chegar à decisão, onde, em 180 minutos, cairia contra o Ceilândia nos pênaltis.
Se 2024 foi positivo para o Coruja, 2025 não foi da mesma maneira na caminhada com o comandante. Antes da pré-temporada, o treinador ainda voltou ao Ferroviário, sem evitar a queda de volta à Série D nacional. No Candangão corrente, em quatro jogos foram duas vitórias, um empate e uma derrota: o time está fora do G-4, com dois pontos atrás do quarto, Ceilândia, e cinco atrás do líder, Brasiliense.
Paulinho Kobayashi comandou o Tricolor em 18 jogos, com 11 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas. A queda na Copa Verde fez com que o profissional fechasse o ciclo em 70,3% de aproveitamento.
Na nota oficial, o Capital agradeceu os serviços prestados. “O comprometimento e a dedicação foram fundamentais para o sucesso do nosso clube. Desejamos sucesso nos próximos desafios que estão por vir. Vocês (comissão técnica) terão um lugar especial em nossa história”, disse o comunicado.
O Capital volta a campo no próximo domingo (09/02), em compromisso pela quinta rodada do Candangão. No primeiro Clássico do Rock em dez anos, o Coruja recebe o Legião, às 16h, no JK.
Narrador Esportes Brasília desde 2022; Currículo com duas Supercopas do Brasil e uma Copa do Mundo, além de extensa cobertura do futebol, futsal e basquete da capital federal; Colunista EB no Nó Tático e apresentador do Segundou Esporte Clube, às segundas-feiras.


Movimento Verde-Amarelo é expulso do Mané Mercado antes de jogo da Seleção

Goiás vence o Brasiliense nos pênaltis e se classifica para a final da Copa Verde

Joias da base do Capital acertam com o Corinthians

CBF inicia venda de ingressos para Brasil x Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2026

Jogador e comissão do Real Brasília conseguem efeito suspensivo pelo TJD-DF
