Siga Nossas Redes Sociais

Copa América 2019

Tite tenta justificar as vaias no intervalo de jogo: “o jogador sente, o técnico sente”

Escrito em

Após a vitória por 3×0 frente à Bolívia, o técnico do Brasil, Tite, tentou explicar como foi a conversa com os jogadores da seleção brasileira no intervalo de jogo, quando a equipe empatava em 0x0 e saiu vaiada de campo.

“Em clubes de massa, quando não está produzindo, não espere do torcedor que ele compreenda. Ele vai vaiar. Todos os clubes grandes por onde passei têm essa característica. O futebol é manifestado dessa maneira e a gente tem que compreender. Se [o time] chegar na frente, ele (o torcedor) vai aplaudir e não ficar questionando”, contou Tite.

O comandante brasileiro ainda assimilou que esse é um processo gradativo. “Temos que saber esse aspecto: o jogador sente, o técnico sente. Todo o processo é de evolução e crescimento de consolidação da equipe”, disse o treinador brasileiro.

“Futebol é um jogo de enfrentamento. Vai ter determinados momentos em que algum time estará superior”, afirmou o técnico Tite, na entrevista coletiva – Foto: Willian Lucas/Conmebol

Confiança

A confiança é algo que o torcedor, no entendimento do treinador brasileiro, retoma se vai bem em campo. “Quando começa a errar de joga excessiva, a equipe tem que retomar a confiança. Se não, o torcedor vai reclamar. Futebol é um jogo de enfrentamento. Vai ter determinados momentos em que algum time estará superior. Nunca existe um 100% de superioridade. Mas tem outro jogo, o da bola parada. Em 25% é a bola parada que define o resultado”, ressalta Tite.

Tite garantiu que procura utilizar as opções dos atletas que se desenvolvem nos clubes. “Sou tipo Professor Pardal: absorvo os que os outros fazem de trabalho para dar liberdade a eles [jogadores]. É tentar trabalhar dessa forma e não tem como alterar. É o caso do PSG, que eventualmente joga com três zagueiros”, afirmou.

O Brasil volta a treinar neste sábado (15), às 15h, no CT do Palmeiras. Depois, vai para o Aeroporto de Guarulhos/SP, onde embarca para Salvador/BA às 20h. O jogo contra a Venezuela acontece na próxima terça-feira (18), às 21h30.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P