Siga Nossas Redes Sociais

Copa América 2019

Brasil goleia Peru na Arena Corinthians e confirma liderança na Chave A.

Escrito em

Enviado Especial a São Paulo

Brasil e Peru se enfrentaram na tarde deste sábado (22), na Arena Corinthians, em São Paulo. O Brasil precisava de apenas um empate para se classificar para a próxima fase da Copa América 2019.

Enquanto Tite estava com um olho no jogo da capital paulista, o outro estava com as atenções no Mineirão, em Belo Horizonte/MG, onde Bolívia e Venezuela se enfrentavam.

O jogo

Em relação ao jogo diante da Venezuela, onde empatou em 0x0, o técnico Tite promoveu duas alterações no ataque do Brasil, colocando Everton Cebolinha e Gabriel Jesus no lugar de David Neres e Richarlison.

Mas quem ameaçou primeiro foi o Peru. Logo aos três minutos, Cueva cobrou falta pela esquerda e a bola passou rente à trave de Alisson, indo pela linha de fundo.

Aos 11, após cobrança de Everton Cebolinha, Casemiro – que havia tomado o primeiro cartão amarelo minutos antes – desvia de cabeça e a bola vai na trave. Depois do bate-rebate, o próprio Casemiro manda pra rede, abrindo o placar em São Paulo.

Sete minutos depois, Firmino recebeu um presentão do goleiro Gallese. Ele tentou dar um bico na bola e ela sobrou para o atacante brasileiro. O camisa 20 chutou forte e a bola foi na trave. No rebote, o próprio Firmino dominou, tirou do goleiro e encheu o pé, marcando um golaço na Arena Corinthians.

Roberto Firmino marca o segundo gol do Brasil e encaminha vitória dos donos da casa em Itaquera – Foto: Alan Morici/CA2019

Aos 22, Everton Cebolinha recebe a bola pela esquerda, invade a grande área e solta a bomba, obrigando Gallese a fazer uma defesaça e contar com o apoio da linha defensiva peruana para afastar de qualquer maneira.

Mas de forma brilhante, a aposta de Tite passou a aparecer ainda mais em campo. Aos 31 minutos, Everton Cebolinha avança pela esquerda, tira de Advíncula, invade a grande área e marca um go-la-ço. Era o terceiro do Brasil.

Com 38 minutos, os gritos de “olé” já ecoavam na Arena Corinthians quando Gabriel Jesus recebeu passe na meia-lua da grande área e tentou bater colocado no ângulo, mas a bola foi pela linha de fundo.

A reação do Peru aconteceu apenas aos 39 minutos com Trauco, que tirou da marcação de Dani Alves e tocou para Polo, que ao concluir, mandou sem perigo pela linha de fundo. Quatro minutos depois, Cueva avançou pela direita e rolou para Trauco encher o pé, obrigando Alisson a fazer grande defesa, espalmando para escanteio.

Já na volta do intervalo, o técnico Ricardo Gareca, do Peru, saca Yotún e coloca Edison Flores, para tentar dar uma movimentada na equipe que mandava no jogo.

A primeira chance do segundo tempo peruana foi aos seis minutos, quando Paolo Guerrero dominou a bola após cobrança de escanteio e encheu o pé, para defesa do goleiro brasileiro Alisson.

Já aos oito minutos do segundo tempo, veio a resposta brasileira. Dani Alves dominou pela direita depois de belíssimo passe de Arthur, invadiu a grande área e encheu o pé, sem chances de defesa para o goleiro Gallese. Era o quarto gol brasileiro.

Depois disso, o time brasileiro tirou o pé, apenas segurando na defesa a bola e não deixando o Peru chegar ao campo de ataque. Tanto que Tite promoveu as entradas de Alex Sandro e Allan.

Aos 38, o Peru reagiu. Advíncula avançou pela esquerda, invadiu a grande área e bateu cruzado. A bola passou tirando tinta da trave de Alisson.

Ainda deu tempo de, aos 45 minutos, Willian – que entrou no lugar de Philipe Coutinho balançar a rede peruana. Everton cobra o escanteio e rola para o camisa 10 brasileiro limpar da marcação e encher o pé. Outro golaço na Arena Corinthians.

Nos acréscimos, aos 47, Gabriel Jesus foi derrubado na grande área e o árbitro argentino Fernando Rappalini – sem o auxílio do VAR – marca a penalidade máxima. Na cobrança, o próprio Gabriel manda no canto direito de Gallese e o arqueiro peruano acerta, espalmando a bola.

Dois minutos depois, o Brasil apenas controlou as situações e confirmou a vitória por 5×0 em Itaquera e a liderança na chave A da Copa América.

Brasil goleou Peru por 5×0 e confirmou a liderança na chave A da Copa América. Adversário das quartas de final ainda será definido – Foto: Alan Morici/CA2019

No Mineirão

Em Belo Horizonte/MG, a Bolívia recebeu a Venezuela na outra partida da chave. Logo a um minuto de jogo, Machis abriu o placar para a seleção vinho tinto.

Já no segundo tempo, aos nove, o próprio Machis ampliou o placar para a Venezuela. Aos 36, Justiniano descontou para a Bolívia, mas cinco minutos depois, Martinez fez o terceiro e confirmou a vitória venezuelana.

Com o resultado, a Venezuela conquistou a segunda vaga da chave A na sequência da Copa América. O Peru precisa aguardar os outros resultados para saber se garante vaga entre os dois melhores terceiros colocados.

COPA AMÉRICA 2019 – PRIMEIRA FASE
PERU 0-5 BRASIL
22.06.2019 – ESTÁDIO ARENA CORINTHIANS – SÃO PAULO/SP

Público: 42.317 pagantes (45.067 presentes)
Renda: R$ 10.009.095,00

Cartões Amarelos:
Casemiro, Thiago Silva (Brasil)
Yotún, Advíncula (Peru)

PERU
Gallese, Advincula, Araujo, Abram e Trauco; Tapia, Yotún (Edison Flores), Polo, Farfán e Cueva (Ballón); Paolo Guerrero (Christofer Gonzales).
Técnico: Ricardo Gareca

BRASIL
Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luis (Alex Sandro); Casemiro (Allan), Arthur e Philipe Coutinho (Willian); Everton Cebolinha, Roberto Firmino e Gabriel Jesus.
Técnico: Tite

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P