Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Ceilândia vence de virada, mas vê classificação escapar

Escrito em

Foto: Lucas Bolzan | Ceilândia Esporte Clube

Com objetivos diferentes na reta final da primeira fase do Candangão 2023, Ceilândia e Taguatinga se enfrentaram hoje (18), no estádio Abadião. O Gato Preto queria vencer para tentar uma tão sonhada classificação. Já o TEC, precisava da vitória para se livrar de um temido descenso para a Segundinha. 

No final, o resultado foi favorável a equipe do técnico Leonardo Roquete. O time da casa venceu os adversários por 3×1, com gols de Gabriel e Felipe Clemente (2x). No entanto, a luta pela passagem de fase não deu certo, pois o Ceilândia dependia do resultado de outras partidas e que não vieram da maneira desejada. 

Do outro lado, com a derrota, o “flerte” do Taguatinga com o rebaixamento deu “match”. A Águia não conseguiu contar com a ajuda dos adversários diretos na briga para escapar da segunda divisão brasiliense e caiu. 

Após o término do Campeonato Brasiliense para as duas equipes, o Ceilândia agora tem apenas a Série D para disputar, visto que a equipe foi eliminada da Copa Verde e da Copa do Brasil. O clube estreia no dia 06/05, contra o Iporá (GO), ainda sem local e horário definidos. 

A situação do Taguá é pior que a do adversário. Agora rebaixado, a agremiação não tem mais competições oficiais entre os profissionais para disputar neste ano e encerrou a participação nos gramados em 2023. 

Equipes começam em marcha lenta, mas Taguatinga acha gol

A partida começou com a equipe da casa tomando mais iniciativa para marcar o primeiro gol da partida. No entanto, o Ceilândia não conseguia criar alguma jogada que assustasse o Taguatinga. Só aos oito minutos o Gato Preto teve a primeira chance. O meio-campista Dogão cobrou escanteio e o zagueiro Dudu cabeceou livre, mas a bola foi em cima do goleiro Batista. 

O Ceilândia apostava no domínio da posse de bola. Já os comandados de Edmilson Marçal, preferiam tentar surpreender o adversário na base do contra-ataque. Aos 16’, o meia Filipe Cirne bateu falta e quase surpreendeu o arqueiro do Taguatinga. Mesmo o time branco tentando mais, nenhuma das duas equipes conseguia se sobressair no duelo. 

O Gato Preto acionava bastante o lateral-direito Júlio Cesar para jogar a bola na área. Alguns minutos depois, também pela direita, o ponta Felipe Clemente achou belo passe para o volante Wisley, que bateu cruzado, assustando a defesa da Águia. Aos 32’, o atacante Léozinho teve a primeira oportunidade para o Taguá, mas finalizou muito mal.

Quatro minutos depois, Batista se complicou, Clemente achou o centroavante Gabriel, mas o chute foi alto demais. Com 42’ jogados, o goleiro Matheus Silva fez uma lambança. O camisa 1 tentou driblar o centroavante Marlon Maranhão. O artilheiro do TEC na competição roubou a redonda e mandou para as redes. Logo depois, Dudu quase empatou em bela cabeçada. 

Clemente faz doblete e Ceilândia vira o jogo

Na volta para a etapa final, o time do técnico Edmilson Marçal foi quem assustou primeiro. Marlon Maranhão deu belo passe para o ponta Nolasco que, de frente para o goleiro, bateu fraco demais. O Ceilândia também tentava buscar a virada, mas sem muito sucesso. 

Aos 13’, o Gato Preto conseguiu o empate. Após cruzamento da direita, Gabriel desviou para as redes e matou o arqueiro Batista. Minutos depois, João de Deus criou mais uma boa oportunidade, desta vez em belo cruzamento da direita. O camisa 11 entrou muito bem na partida. 

Com 15’ jogados, o Ceilândia dominava completamente as ações ofensivas do confronto. Aos 20’, João de Deus roubou a bola na defesa adversária, cruzou e ninguém apareceu para empurrar. Quatro minutos depois, Marlon Maranhão finalizou muito bem pela esquerda e o arqueiro Matheus Silva fez bela defesa para salvar os donos da casa. 

Aos 30’, o meia Filipe Cirne partiu para cima do adversário e cruzou. A tentativa de assistência virou uma finalização devido ao desvio da bola na defesa. Por pouco, o goleiro Batista não foi superado. Cinco minutos depois, o Taguatinga respondeu com o meia Júlio Cesar, mas Matheus Silva pegou.

João de Deus, no lance seguinte, fez Batista trabalhar. O arqueiro botou para escanteio. Na cobrança, Felipe Clemente contou com o desvio no primeiro pau para colocar o Gato Preto na frente do placar. Com a desvantagem, o TEC foi obrigado a ir para cima, pois a virada sofrida diante do adversário estava rebaixando o clube naquele momento. Nolasco era quem mais tentava criar na equipe azul. 

Aos 42’, o camisa 23 achou o meia Henrique, que soltou uma bomba para a meta de Matheus Silva. O arqueiro praticou boa defesa. No entanto, mesmo com a pressão, quem marcou mais um foi o Ceilândia. Três minutos depois, Cirne cruzou e Clemente marcou o segundo no duelo e o terceiro da equipe na partida. 

O tento de Clemente matou o confronto e decretou o rebaixamento do Taguatinga para a segunda divisão do Candangão. 

CANDANGÃO 2023 – 9ª RODADA – 1ª FASE

CEILÂNDIA 3-1 TAGUATINGA

18.03.23 – ESTÁDIO ABADIÃO – CEILÂNDIA/DF

Árbitro:  Sávio Pereira Sampaio

Assistente 1: Lucas Costa Modesto 

Assistente 2: Marconi de Souza Gonçalo

Quarto Árbitro: Adriano Luiz do Nascimento Neri

Gols:

Gabriel, Felipe Clemente (2x) (Ceilândia)

Marlon Maranhão (Taguatinga)

Cartões: 

Euller (A), Felipe Clemente (A) (Ceilândia)

Julio Cesar (A) (Taguatinga)

CEILÂNDIA

Matheus Silva; Julio Oliveira (Pedrinho), Euller, Dudu e China (Gabriel Correia); Werick, Dogão (João de Deus) e Wisley (Everaldo); Filipe Cirne, Clemente e Gabriel

Técnico: Leonardo Roquete

TAGUATINGA

Batista; Denilson, Daniel, Lyncon (Henrique) e Somália; Evanilson, Júlio Cesar e Hugo; Léozinho (Raykart), Nolasco e Marlon Maranhão

Técnico: Edmilson Marçal

P