Futebol
Brasília respira a final do Candangão 2016
Escrito 9 anos atrás em
Por Sérgio Porto

O Campeonato Brasiliense de Futebol edição de 2016 entra na fase final. Foram definidos os dois finalistas: o Ceilândia Esporte Clube, do técnico Adelson de Almeida, e a Associação Atlética Luziânia, equipe do Entorno do Distrito Federal e que é comandada por Ricardo Antonio.
O Luziânia é o time que se mantém invicto na atual competição candanga. Eliminou o Gama nos pênaltis após empate em 1×1 no tempo normal. O Ceilândia eliminou o Brasiliense após perder por 2×1 e se garantiu nas cobranças de penalidades máximas.
Em 2012, os dois clubes disputaram o título candango e o Ceilândia levantou a taça após vencer o primeiro jogo fora de casa, por 2×1, e perder na cidade mais nordestina do DF pelo mesmo placar. O Luziânia busca dar o troco ao gato Ceilândia e conquistar o título novamente. Em 2014, diante do Brasília, o Luziânia foi pela primeira vez campeão candango.
As duas equipes tem uma particularidade: são as duas agremiações que mantém os treinadores desde aquela época. O Ceilândia tem Adelson de Almeida como comandante por várias temporadas. O Luziânia é treinado por Ricardo Antonio já há três anos.
O Ceilândia é campeão candango por duas vezes. Foram em 2010 diante do Brasiliense e 2012 diante do próprio Luziânia, ambos com Adelson de Almeida como treinador. O Luziânia tem um título candango que foi em 2014, diante do Brasília, sendo comandado por Ricardo Antonio.
Conforme o historiador José Ricardo Caldas de Almeida, o confronto entre Ceilândia e Luziânia é marcado pelo equilíbrio. As duas equipes se enfrentaram em 29 oportunidades. Foram dez vitórias do Ceilândia, contra nove do Luziânia e aconteceram dez empates.

Estádio Nacional Mané Garrincha receberá as partidas da final do Candangão 2016 – Foto: Brito Junior/Agência EB
ARBITRAGEM DEFINIDA PARA O PRIMEIRO CONFRONTO
A Federação de Futebol do Distrito Federal divulgou a arbitragem da partida de sábado, às 16h20, no Mané Garrincha.
Apita o jogo Rafael Diniz, com os assistentes José Reinaldo e Lucas Modesto. Quarto árbitro: Wales Martins. Quinto árbitro: Luiz Aniceto. Sexto árbitro e assistente: Muller Aniceto. Inspetor técnico: Marrubson Melo.
INGRESSOS
Os 22 mil bilhetes já estão sendo vendidos para as finais do Candangão 2016. A inteira custa R$ 40 e a meia custa R$ 20. Além dos benefícios legais (estudantes, idosos e professores), também terão direito à meia-entrada doadores de sangue e quem doar 1 kg de alimento não-perecível. Confira os locais:
Antecipados
– Atacadão Dia a Dia – BR 070 (Ceilândia)
– Loja do Luziânia
– Adega dos Amigos (EQNN 2/4, na Ceilândia)
No dia do jogo
– Bilheteria do Portão 14 do Mané Garrincha
Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.


Brasília receberá jogo pela terceira fase da Copa do Brasil

Em jogo de tempos distintos, Brasília perde segunda para o São Paulo no Nilson Nelson
