Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Samambaia sai atrás, se recupera e empata com o Capital em estreia no Candangão 2026

Escrito em

Créditos: Diller Abreu/FFDF

Na tarde deste domingo (11/01), o Capital SAF recebeu a equipe do Samambaia em jogo válido pela rodada de estreia do Candangão 2026, no estádio JK, no Paranoá.

Com cada equipe dominando um tempo, Capital abre dois, Samambaia busca o empate e duelo termina empatado em 2 a 2, com os gols marcados por Deizinho e Moisés do lado do Capital, Romário e Vitor Xavier para o Samambaia.

1⁰ TEMPO

O duelo no estádio JK começou animado. O Capital iniciou impondo o seu jogo, mantendo a posse de bola e buscando um espaço na zona defensiva do Samambaia, para poder concretizar sua posse em finalização e levar perigo ao adversário.

Do outro lado, o Samambaia começou bem, buscando aproveitar o contra-ataque e surpreender a equipe do Capital. Assim surgiu o primeiro lance de perigo do embate, ainda no segundo minuto de jogo. Após lance ofensivo, o Cachorro Salsicha ganhou escanteio, que foi cobrado e a bola sobrou nos pés de Luan Vitor, na segunda trave, que ajeitou e finalizou, para boa defesa do arqueiro do Capital.

O decorrer do confronto foi de equilíbrio. O Capital manteve a superioridade na posse de bola e nas subidas ofensivas, enquanto o Samambaia seguiu com a sua estratégia, além de optar por um estilo de jogo extremamente faltoso.

A grande chance da etapa inicial aconteceu aos 38 minutos. Após belo chute de fora da área de Rodriguinho, o arqueiro do Samambaia não conseguiu defender com firmeza e espalmou nos pés de Deizinho, que estava bem posicionado e tocou para o fundo da rede, abrindo o marcador para o Capital, 1×0.

Já nos acréscimos, os dois times conseguiram chegar com perigo. O Samambaia com Vitor Xavier, que finalizou da meia-lua e parou no goleiro do Capital, que por sua vez, chegou com muito perigo, novamente com Deizinho, obrigando o arqueiro do Samambaia a fazer ótima defesa.

2⁰ TEMPO

Na segunda etapa, inicio animado e melhor para o time da casa. No segundo minuto de jogo, o Capital chegou ao ataque com Moisés, que passou por vários defensores, invadiu a área e tocou na saída do goleiro rival, marcando o segundo gol do Capital no jogo, 2×0.

Aos 9 minutos, ainda em um início extremamente animado, foi a vez do Samambaia surpreender. Em boa jogada de Timbó, a bola caiu nos pés de Romário, que limpou dois defensores e finalizou cruzado, no contrapé do goleiro do Capital, acertando o canto e diminuindo o prejuízo do Samambaia, 2×1.

Após marcar, o Samambaia se manteve em cima. Sob comando de Romário, a equipe voltou a trazer perigo, agora aos 21 minutos, quando Romário recebeu do lado esquerdo ofensivo e finalizou forte para o gol, obrigando o arqueiro do Capital a espalmar para escanteio.

Melhor na segunda etapa, o Samambaia chegou ao ataque e depois de um toque na mão da defesa do Capital, o VAR chamou e o árbitro assinalou pênalti para o Samambaia. Na cobrança, o capitão do Cachorro Salsicha, Vitor Xavier, bateu no meio do gol e empatou o confronto em 2×2.

Aos 38 minutos veio a grande chance do Capital no segundo tempo. Seguido de um bom cruzamento, Lucas Rangel se adiantou a defesa e cabeceou por cima do gol adversário.

Assim, sem muitas ações nos últimos minutos do duelo, o empate prevaleceu e cada time somou um ponto na tarde de sol deste domingo.

Na próxima rodada, no sábado (17/01), o Capital vai ao estádio Rorizão, onde enfrenta o ARUC às 10h. O Samambaia, por sua vez, também jogará no Rorizão, mas no domingo (18/01), diante do Ceilândia às 15h30.

FICHA TÉCNICA
CAPITAL SAF 2 X 2 SAMAMBAIA

Candangão 2026 – Fase de grupos – 1ª Rodada
11/01/2026, 15h30 — Estádio JK, Paranoá/DF

Árbitro: Sávio Pereira Sampaio
Assistente 1: Leila Naiara Moreira da Cruz
Assistente 2: Bruno Antônio Aquino Machado
4º árbitro: Cassia Franca de Souza
Árbitro de vídeo: Rodrigo Batista Raposo

CAPITAL SAF
Luan; Genilson (Lenon), Richardson, Éder e Lima (Alisson); Renan, Deizinho (Esdras) e Rodriguinho; Moisés (Lucas Rangel), Matheusinho (Cebolinha) e Jerry.
Técnico: Fábio Brostel.

Gol(s): Deizinho (38′ 1ºT), Moisés (02′ 2ºT).
Cartões amarelos: Lima, Cebolinha.
Cartões vermelhos: Não houve.

SAMAMBAIA
Murilo (José Lucas); Filipe Werley (Ian Carlos), Matheus Rodrigues, Iago e Luan Vitor; Talisca, Regino (Timbó) e Lila (Nolasco); Diego Xavier, Vitor Xavier e Dandan (Romário).
Técnico: Léo Roquete.

Gol(s): Romário (09′ 2ºT), Vitor Xavier (32′ 2ºT).
Cartões amarelos: Lila, Diego Xavier.
Cartões vermelhos: Não houve.

Jornalista EB com 1 ano de experiência em esportes no DF e Goiás. Designer Gráfico e Social Media com 4 anos de experiência.