Siga Nossas Redes Sociais

Nó Tático

Brasiliense volta a arriscar no “Método São Paulo” para subir

Escrito em

Quem acompanhou a vitória do São Paulo por 3 x 0 sobre o Atlético-GO neste domingo (21), pelo Brasileirão, notou diferenças claras na equipe tricolor após a saída do perdido técnico Thiago Carpini. Mesmo com o interino Milton Cruz, o novo técnico, Luís Zubeldía, assistiu ao jogo no Antônio Accioly e viu alguns experimentos próprios, alguns deles bastante básicos.

Esquema com três zagueiros e a volta da dupla Luciano-Calleri foram algumas das armas para bater o Dragão em Goiânia, coisa que tende a se repetir no restante da temporada. Curiosamente, a troca de comando do elenco nesta mesma altura do campeonato volta a acontecer também no Brasiliense.

Em 2023, entre as fases decisivas do Candangão, Celso Teixeira cedeu lugar no Jacaré para Roberto Cavalo, que de cara perdeu o campeonato para o Real Brasília. A primeira visão não foi das melhores e a correção foi custosa durante a Série D. O mesmo foi demitido durante a primeira fase, mostrando a falha da empreitada que viria a se consolidar com a queda nos 32-avos de final frente ao Athletic.

Neste ano, com eliminação ainda precoce no distrital e problemas para achar o novo nome, o encarregado da vez, na mesma altura do calendário, é Paulo Roberto Santos. No primeiro experimento frente à Anapolina, hoje na segunda divisão goiana e ainda sem compromissos no atual ciclo, foi derrota. Em pleno Serejão.

Dadas as devidas proporções, pode ser mais difícil ajustar um time na quarta divisão. Mas se é dito que é tentativa, parece parelho pensar nas duas realidades. Uma delas rendeu dois títulos nacionais inéditos ao Soberano. O Brasiliense, que deve em campo não de hoje, pode dar uma resposta nos mesmos métodos. A Esportes Brasília conta a estreia do Ense no Nacional neste fim de semana. Fique atento e nos acompanhe.

Narrador Esportes Brasília desde 2022; Currículo com duas Supercopas do Brasil e uma Copa do Mundo, além de extensa cobertura do futebol, futsal e basquete da capital federal; Colunista EB no Nó Tático, às segundas-feiras.

P