Basquete
Em mais uma rodada dupla, Cerrado e Brasília Basquete saem derrotados
Escrito 4 anos atrás em
Por Gabriel Lima

Foto: Gabriel Costa
O Novo Basquete Brasil não está sendo fácil para Brasília. Em mais uma rodada em que os dois times jogaram em sequência, a derrota também foi comum. Dessa vez jogando antes, o Cerrado caiu frente ao Pato Basquete, por 79×68. Três horas depois, o Basquete Brasília foi superado pelo VipTech CMB em 14 pontos, 94×78.
Com as derrotas, as duas equipes continuam na parte debaixo da classificação. Enquanto o time verde é o último, com uma vitória em doze jogos, o tradicional time da capital superou apenas dois adversários, porém, em treze partidas disputadas.
O próximo jogo colocará, frente a frente, os dois times de Brasília, no clássico local. Caso vença, o Cerrado poderá ultrapassar o rival e se manter à frente nesse fim de campeonato para ambos, que seguem a passos largos para as eliminações. A partida acontecerá somente no ano que vem, no dia 06 de janeiro, às 14h30, no Ginásio Wlamir Marques, em São Paulo.
Cerrado vence terceiro quarto, mas fica 11 pontos atrás
O cerrado encara um jejum de sete jogos e está, virtualmente, eliminado. A equipe ainda tem três jogos, mas está muito abaixo daquelas equipes que avançam à próxima fase. Os debutantes venceram apenas o KTO/Caxias do Sul e estampam um aproveitamento de 8,3%.
Liderados por Augusto e Thornton, que anotaram 21 e 20 pontos, respectivamente, o Pato Basquete fez por merecer a vitória. Foram os jogadores que mais tentaram marcar pelos visitantes e foram recompensados com um alto número de unidades adicionadas ao placar.
Do lado do Cerrado, Coelho e Paulo Lourenço marcaram 18 e 16 pontos. Porém, o restante da equipe não atingiu os dois dígitos no quesito, o que pesou para a derrota.
O jogo
O primeiro tempo do Pato Basquete foi redondinho. Superior, os paranaenses trataram de descer para o vestiário com uma vantagem de onze pontos, 44×31. Mesmo com vinte minutos a disputar, a diferença era suficiente para deixar a equipe mais tranquila para o restante. Os dois destaques da vitória parcial foram aqueles já citados acima. Augusto marcou 13 pontos e Thornton, 11.
Talvez até por isso, o Cerrado conseguiu levou o terceiro quarto para conta. Paulo Lourenço foi o cestinha do período, anotando mais de 50% dos pontos de sua equipe. Dos 21, 11 foram somados pelo Ala/Armador.
Porém, o último quarto ficou para o Pato, que veio a Brasília para vencer os dois representantes da capital. Com um ataque atento e uma defesa sólida, os paranaenses pegaram dez rebotes e marcaram vinte pontos, contra dezesseis do Cerrado. Final de jogo, mais uma derrota dos brasilienses, dessa vez, por 79×68.
Brasília sai na frente, cochila e vê o Campos Mourão virar a partida
Tudo parecia encaminhado para a terceira vitória do Brasília Basquete na competição. Com um primeiro quarto de dar inveja, a equipe se tranquilizou para o segundo. Afinal, a vantagem era de dez pontos, 22×32. Jefferson foi o cestinha, com onze unidades adicionadas ao placar.
Porém, todo o basquete da equipe ficou por ali e o que se viu foi um Campos Mourão jogando com cautela, precisão e confiança. A partir daí, foi a equipe paranaense quem deu as cartas e levou os quartos. Embalados por Pierotti, que marcou 21 pontos, a equipe soube aproveitar os 41 rebotes e impor o seu jogo.
O primeiro tempo ainda acabou bom para o Brasília, 49×43, mas já demonstrava o roteiro escrito para o final. Com apenas 29 pontos, menos do que a equipe fez no primeiro quarto, os “spookys” viram um Campos Mourão somar 51. Mais que em todo tempo inicial.
Assim, os visitantes fizeram 94×78 e seguem vivos por uma vaga nos playoffs.
Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).


Brasília receberá jogo pela terceira fase da Copa do Brasil

Em jogo de tempos distintos, Brasília perde segunda para o São Paulo no Nilson Nelson
