Siga Nossas Redes Sociais

Vôlei

No sufoco, Brasil vence Azerbaijão no Pré-Olímpico de vôlei feminino

Escrito em

Enviada especial à Uberlândia/MG

Após vencer Camarões na tarde da ultima quinta-feira (01), a seleção brasileira feminina de vôlei voltou à arena do Sabiazinho nesta sexta-feira (02), em Uberlândia/MG, para mais uma partida do pré-olímpico. O adversário do dia foi a seleção do Azerbaijão e a equipe brasileira deu um passo importante para – praticamente – carimbar a classificação para os jogos olímpicos de Tóquio no ano que vem vencendo por três sets a dois, com parciais de 25×13, 23×25, 21×25, 25×19 e 15×12).

Maior pontuadora da partida mais uma vez, com 18 pontos, a ponteira Gabi afirmou que o jogo ficou mais complicado para o Brasil porque a equipe perdeu eficiência no saque e isso acabou dificultando o sistema de defesa da equipe. “Sacamos muito mal hoje, com pouca agressividade, elas jogaram com o passe na mão o tempo inteiro e isso dificultou nosso sistema de bloqueio e defesa. Não somos uma equipe tão alta, então temos que jogar com o nosso saque”, explicou a ponteira.

Outro fator que influenciou na partida foi o numero de erros da equipe brasileira. Ao todo, foram 27 pontos em erros para a equipe do Azerbaijão. “Erramos muito no jogo, temos que jogar com mais inteligência, sabíamos que iriamos enfrentar uma equipe com um bloqueio mais alto hoje e cometemos muitos erros, tomamos muitos pontos de bloqueio e erramos vários ataques e tivemos dificuldade na recepção” ressaltou a jogadora.

No sufoco, Brasil venceu o Azerbaidjão por 3 sets a 2 em Uberlândia – Foto: Patricy Albuquerque/Agência EB

O jogo

No primeiro set, a seleção brasileira começou abrindo 3×0 depois de um erro de ataque da equipe do Azerbaijão. O Brasil chegou ao tempo técnico em vantagem de 8×5 após um rally finalizado com um ponto de ataque da Lorenne. A Seleção brasileira chegou ao segundo tempo técnico com o dobro de pontos de vantagem, em 16×8, após um ponto de ataque da Gabi. Com uma boa vantagem adquirida durante o set, as meninas do Brasil fecharam a parcial até com certa tranquilidade em 25×13, e abriram um set a zero no jogo.

No segundo set, foi o inicio de parcial mais competitivo que o Brasil jogou no torneio até então, sem conseguir desgarrar no placar, as brasileiras chegaram no primeiro tempo técnico com a vantagem mínima em 8×6 depois de um ponto de ataque da Bia. O time do Azerbaijão se recuperou no set e virou a parcial em 12×10, obrigando o José Roberto Guimarães a pedir tempo.

Após o pedido de tempo, o time do Azerbaijão conseguiu manter a diferença na vantagem mínima e, pela primeira vez, chegou à uma parada técnica em vantagem de 16×14. O Brasil conseguiu empatar em 16×16 após um ponto de bloqueio da Paula Borgo. Porém, na reta final, o Azerbaijão conseguiu encaixar uma boa sequencia de saques e venceu a parcial por 25×23, empatando a partida em um set a um.

No terceiro set, o jogo continuou equilibrado com a equipe do Azerbaijão cheia de confiança após vencer o set anterior. Contudo, quem abriu vantagem foi o Brasil em 8×6 após um ponto de saque da Gabi. No entanto, o time do Azerbaijão chegou à segunda parada técnica em vantagem de 16×13 após um ponto de bloqueio. As donas da casa se perderam completamente no set e viram o time do Azerbaijão vencer a parcial em 25×21, com certa tranquilidade, e virar a partida em dois sets a um.

No quarto set, o Brasil começou abrindo 5×3 após um ponto de saque da Mara. O Azerbaijão empatou o set ainda no inicio e as duas equipes ficaram trocando pontos até a primeira parada, quando o Brasil contou com um erro de saque e um ponto de bloqueio da Mara para fazer 9×7. A diferença mínima se manteve até a segunda parada técnica em 16×14, quando o Brasil contou com um erro de saque do time do Azerbaijão. O time brasileiro aumentou a vantagem na reta final do set e venceu a parcial em 25×19, levando a partida para o tie break.

No tiebreak, a parcial começou tensa com as duas equipes trocando pontos sem nenhum time conseguir abrir vantagem, até a troca de quadra no oitavo ponto. Com um ponto de saque e outro de ataque da Gabi, o Brasil abriu 10×7. Com a vantagem, o Brasil fechou o set por 15×12 e venceu a partida por três sets a dois.

A seleção brasileira decide a vaga olímpica neste sábado (03), às 10h, no confronto direto contra a equipe da República Dominicana, no ginásio do Sabiazinho. Na sequencia, a seleção do Azerbaijão enfrenta as camaronesas apenas para cumprir tabela.

Ana Paula Freire é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e tem na bagagem a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P