Futebol
Gama vence Real Brasília na estreia do Candangão 2026
Com direito a mosaico da torcida, os atuais campeões começam bem o ano com uma vitória magra no Bezerrão
Escrito 22 horas atrás em
Por Rafael Saraiva

Foto: Filipe Fonseca/Gama
O Gama estreou no Candangão 2026 com vitória sobre o Real Brasília em um Bezerrão em festa. Na noite deste sábado (10), o Alviverde conseguiu um placar magro sobre o Leão do Planalto.
O único gol do confronto foi marcado pelo atacante Felipe Clemente, depois de muitas tentativas do atual campeão da competição.
DESTAQUE PRA TORCIDA
A torcida do Gama fez linda festa nessa noite de sábado. Para apoiar o time na estreia do Candangão 2026, o atual campeão contou com um mosaico no Bezerrão. Com as escritas de “GAMA” na Ala Sul do estádio, a organizada ainda aproveitou para lançar a famosa fumaça verde e branca para o ar no objetivo de animar seus jogadores.
PRIMEIRO TEMPO
Um primeiro tempo que começou todo a favor dos mandantes. Com o apoio da torcida, o Gama começou pressionando o Real Brasília e teve chances perigosas logo no início. Depois de uma sequência de dois escanteios, Luan teve uma grande chance de finalizar após bom cruzamento, mas não conseguiu chegar na bola. O atacante, inclusive, foi uma grande arma ofensiva na primeira etapa assim como seu companheiro de ataque Felipe Clemente, que teve uma excelente oportunidade aos 17′. Depois de grande cruzamento, o camisa 11 finalizou cara a cara com Léo Teles, que fez milagre para impedir o primeiro gol do jogo.
Depois de uma metade forte, os dois times começaram a pecar tecnicamente e o jogo ficou feio. Com muitas faltas e o árbitro Matheus Moraes distribuindo cartões amarelos, a partida ficou dez minutos com muitas paradas e grande irritação da torcida gamense.
Apenas aos 37′ que Luan voltou a arriscar no gol. Na primeira, chutou forte em cima de Léo Teles e, na segunda, tentou buscar o canto direito do goleiro, mas a bola saiu rente a trave. A primeira finalização do Real Brasília foi apenas aos 43′. Johann fez boa jogada pela direita, cortou para o meio e finalizou em cima de Renan Rinaldi, que defendeu sem sustos.
O final do primeiro tempo ainda reservou algumas emoções com os dois times tendo boas chances de abrir o placar. Aos 44′, Ramon finalizou no meio do gol para o Gama e Roberto, aos 50′, tentou com perigo para o Real Brasília. Mesmo assim, o jogo foi para o intervalo com o placar zerado.
SEGUNDO TEMPO
Em busca de finalmente conseguir tirar o zero do placar, o Gama conseguiu uma chance muito perigosa logo com 20 segundos, mas Clemente não conseguiu aproveitar. O Real Brasília também voltou querendo jogo. Aos nove minutos, Juanzinho fez linda jogada pela esquerda, foi para o fundo do campo e jogou para o meio da área, porém não havia ninguém do time para aproveitar.
Foi aos dez minutos que o jogo começou a mudar de parâmetro para o Gama. Felipe Clemente acertou a trave em grande jogada pela ponta direita, no rebote Ramon acertou o travessão e, por último, o mesmo tentou uma bicicleta mas mandou para fora. Na sequência, sem deixar o Real Brasília respirar, Lucas Piauí jogou na área, Clemente dominou, encontrou espaço e finalizou na saída de Léo Teles para abrir o placar no Bezerrão.
O Real Brasília tentou voltar pro jogo logo depois aos 14 minutos, mas foi sem perigo, o jogo estava totalmente a favor dos mandantes. Aos 18′, Michel voou mais uma vez como uma válvula de escape pela direita, cruzou bem para Felipe Clemente que cabeceou para fora, assustando Léo Teles. Dois minutos depois, Lucas Piauí lançou rasteiro para o Luan na referência. O atacante tentou chegar na bola, deu um leve desvio e obrigou o goleiro rival a fazer boa defesa.
Da metade até a reta final, o Gama não conseguia mais ficar com a bola e deixava o Real Brasília com mais chance de empatar a partida. Porém, mesmo com a expulsão de Michel aos 38 minutos, o Real Brasília mostrava pouco para de fato buscar o seu gol. E quem chegou antes do fim da partida foi o Gama: um minuto após a expulsão, Ramon saiu cara a cara com o goleiro, com muita chance para ampliar e matar o jogo, mas perdeu depois de grande defesa com o pé de Léo Teles. Depois disso, o Gama manteve o placar a favor até o fim e venceu na estreia do Candangão 2026.
PROXIMOS JOGOS
Em busca de uma sequência positiva no começo do campeonato, o Gama volta a campo no próximo sábado (17) contra o Brasília, novamente no Bezerrão. Já o Real Brasília enfrenta o Brasiliense, também no sábado, dessa vez como mandante, no Defelê. Ambas as partidas serão válidas pela segunda rodada do estadual.
Ficha Técnica
CANDANGÃO 2026
GAMA 1×0 REAL BRASÍLIA
ESTÁDIO BEZERRÃO – DF
Árbitro: Matheus Moraes
Assistente 1: Lehi Sousa
Assistente 2: Renato G. Tolentino
4º árbitro: Maricleber Cardoso
Gama:
Renan Rinaldi; Michel Henrique, Wellington, Zulu e Lucas Piauí; Moisés, Russo e Renato; Ramon, Luan e Felipe Clemente.
Técnico: Luís Carlos Souza
Gol: Felipe Clemente.
Real Brasília:
Léo Teles; Caio Mendes, Anderson, Victor Gabriel e Roberto Imagaki; Paulo Martins, David Araujo e PV; Gustavo Henrique, Johann e Juanzinho.
Técnico: Raphael Miranda
Estudante de jornalismo na Universidade Católica de Brasília no quinto semestre com experiência em matérias sobre futebol brasiliense e nacional. Redator presente em jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Candangão.


Samambaia sai atrás, se recupera e empata com o Capital em estreia no Candangão 2026

Candangão 2026 – Capital x Samambaia







