Siga Nossas Redes Sociais

Vôlei

Brasil vence República Dominicana e está classificado para Tóquio 2020

Escrito em

Enviada especial a Uberlândia/MG

Na manha deste domingo (03), a seleção brasileira feminina de vôlei decidiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 contra a seleção da República Dominicana. Jogando diante da torcida em Uberlândia/MG, na Arena do Sabiazinho, o Brasil carimbou a participação olímpica vencendo as dominicanas por três sets a dois, com parciais de 25×22, 25×19, 23×25, 18×25 e 15×10, terminando o torneio pré-olímpico com 100% de aproveitamento, três vitórias em três jogos.

Se o jogo do Brasil teve um personagem, esse personagem foi a oposta Lorenne, maior pontuadora da partida com 22 pontos. Ela é uma das jogadoras mais jovens da equipe e carregou a responsabilidade de substituir Tandara durante o período de lesão de uma das principais jogadoras da seleção. A oposta mostrou uma evolução enorme no primeiro ano com a camisa da seleção brasileira adulta.

Para o técnico José Roberto Guimarães, a dedicação dela durante o período de treinamento em Saquarema foi fundamental para o crescimento da jogadora. “Durante as categorias de base, a Lorenne foi um dos destaques, há dois anos que ela era reserva no clube, mas sempre foi uma jogadora com muito potencial, uma das mais fortes do elenco e quando fomos fazer a convocação nós a convidamos para fazer parte dos treinamentos, depois da primeira semana de treinamento nós achamos que ela devia ser convocada. Ela nunca havia passado pela seleção adulta, então queríamos observa-la antes. Na preparação ela se dedicou muito, ela chegou um pouco acima do peso, foi melhorando fisicamente, evoluindo na parte técnica até ganhar a confiança do grupo, fez uma fase final de Liga das Nações muito boa e deixa a gente muito feliz porque é uma jogadora da nova geração, tomara que tenha muitos anos pela frente ainda”, ressaltou o treinador da seleção.

Outro destaque da partida foi a volta de Natália à seleção. A jogadora havia se lesionado na final da Liga das Nações contra os EUA e voltou a jogar neste domingo no final do quarto set, quando entrou no lugar de Tandara. Segundo a capitã da seleção, o time brasileiro começou muito bem a partida vencendo os dois primeiros sets. Porém, uma queda de rendimento nos sets seguintes permitiu uma reação das dominicanas. No entanto, o principal objetivo foi alcançado.

“Nós conseguimos o nosso objetivo que era a vaga olímpica, começamos os dois primeiros sets muito bem, mas o time da República Dominicana é muito bom, com jogadoras experientes, então quando elas viram uma oportunidade de crescer no jogo elas aproveitaram, e são ótimas jogadoras então quando adquirem confiança ficou difícil segurar. Acabamos caindo de rendimento no terceiro e quarto set, mas conseguimos reverter o placar no quinto set e é isso que importa”, ressaltou a ponteira brasileira.

Brasil venceu a República Dominicana em Uberlândia e confirmou a vaga para a Olimpíada de Tóquio em 2020 – Foto: Patricy Albuquerque/Agência EB

O Jogo

No primeiro set, o Brasil começou abrindo 3×1 após um ponto de ataque da Gabi. A Seleção brasileira chegou ao primeiro tempo técnico vencendo por 8×7 após mais um ponto de ataque da Gabi. O time brasileiro abriu 11×8 após uma infração das dominicanas e um ponto de ataque da Tandara. O Brasil chegou ao segundo tempo técnico com uma diferença ainda maior no placar em 16×10 após um ponto de ataque da Lorenne. Com a vantagem adquirida na metade do set, o Brasil controlou a reta final do set e venceu a parcial por 25×22 e abriu um set a zero na partida.

No segundo set, as dominicanas começaram melhor e abriram 4×1 após uma boa sequencia de saques da Marte. As brasileiras chegaram ao empate no 4×4 após dois bons saques da Mara. O Brasil chegou ao primeiro tempo técnico vencendo por 8×6 após um ponto de bloqueio do Bia. E atingiu ao segundo tempo técnico vencendo por 16×11 após um ponto de saque da Lorenne. Com um Brasil eficiente no saque e no ataque, a história do primeiro set se repetiu. Com uma boa diferença no placar, fechou a parcial em 25×19 e abriu dois sets a zero na partida.

No terceiro set, as duas seleções começaram trocando pontos até o 7×5 quando o Brasil fez um ponto de saque com Macris. Porém, foram as dominicanas que chegaram ao primeiro tempo técnico na frente em 8×7. O time da República Dominicana contou com um momento de oscilação das brasileiras na recepção de saque para abrir 12×7. O Brasil contou com uma boa sequencia de saques da Gabi para diminuir a diferença para 12×10. Mas as dominicanas voltaram a abrir diferença e chegaram ao segundo tempo em vantagem de 16×12. O Brasil conseguiu diminuir o placar para 22×20 após um ataque para fora das dominicanas. Contudo, não conseguiu evitar a derrota no set por 25×23 e o jogo foi para o quarto set.

No quarto set, as dominicanas começaram melhor e abriram 3×1. O Brasil contou com uma sequencia de ataques errados das dominicanas para empatar em 5×5. A República Dominicana voltou a abrir pontuação e chegou ao primeiro tempo técnico vencendo por 8×6. Após um erro de levantamento da Macris, as dominicanas aumentaram a vantagem para 12×8, obrigando o técnico José Roberto a pedir tempo. Depois do tempo, a seleção brasileira continuou com pouca eficiência na virada de bola e as dominicanas venceram a parcial por 25×18 e levaram a decisão da vaga olímpica para o tiebreak.

No tiebrak, a seleção brasileira veio com uma mudança: Natália no lugar de Tandara. As dominicanas abriram 3×1 após um erro de recepção da Natália. O Brasil empatou em 4×4 após um ponto de ataque da Natália e, na virada de lado, as donas da casa venciam por 8×6 após um ponto de ataque da Bia. Com a vantagem mínima no placar, o Brasil conseguiu segurar a vantagem e vencer o set por 15×10, a partida por três sets a dois e carimbar a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio no ano que vem.

Ana Paula Freire é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e tem na bagagem a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P