Siga Nossas Redes Sociais

Rio 2016

Faltou respeito no Centro Olímpico de Tênis

Escrito em

Enviada Especial ao Rio de Janeiro

Os torcedores brasileiros estão levando ao pé da letra aquela máxima que escutamos há um bom tempo de que “ganhar é bom, mas ganhar da Argentina é melhor ainda”. Contudo, já estão passando dos limites de torcer de uma forma saudável.

No dia de ontem, como ocorre desde o começo das competições, fui para o Centro Olímpico de Tênis acompanhar mais um dia de Jogos. Na quadra central, anunciava a partida entre o argentino Juan Martin DelPotro, que na noite anterior havia vencido o numero 1 do mundo Novak Djokovic, e o português João Sousa.

A torcida, logo de cara, já escolheu apoiar o tenista português. Até ai nada de anormal, levando em conta daquela rivalidade saudável entre os dois países quando se trata de eventos esportivos. Mas o que se viu na quadra central foi tudo, menos uma torcida saudável.

Na noite anterior, o publico apoiava Djokovic contra o argentino de forma aceitável, sem prejudicar o andamento da partida. O clima de Copa Davis estava instalado ali. Na manhã seguinte, o que se viu foram pessoas sem educação que faziam de tudo para transformar a arena em um campo de futebol.

Gritos de “maricon” ao argentino eram proferidos quase que o tempo o inteiro, até que a hostilidade verbal se transformou em agressão física. Durante o segundo set da partida, um brasileiro e um argentino que estavam bem acima de mim começaram a se pegar nos tapas. Os dois jogadores olhavam perplexos a confusão criada.

DelPotro chegou a se encaminhar para o fundo da quadra, sentou-se e colocou uma toalha na cabeça para não ver o que estava diante dos olhos do mundo todo. A Força Nacional acabou por tirar os dois briguentos da arena e a partida recomeçou.

Torcedor argentino e torcedor brasileiro começaram a se agredir nas arquibancadas do Centro Olímpico de Tênis - Foto: Xinhua/Telam

Torcedor argentino e torcedor brasileiro começaram a se agredir nas arquibancadas do Centro Olímpico de Tênis – Foto: Xinhua/Telam

Logo após o incidente, o auto-falante quadra soltava o recado: “vamos torcer em paz, respeitando os dois tenistas e os torcedores”. A torcida presente aplaudiu, mas a trégua não durou até o próximo ponto, quando os brasileiros faziam questão de não deixar os argentinos apoiarem DelPotro, soltando vaias que sobressaíam aos gritos de apoio dos “hermanos”.

Após vencer a partida por dois sets a um, DelPotro falou sobre o incidente. “Espero que não volte a acontecer, porque aqui tem de se desfrutar do jogo. Isso não é um jogo de futebol”, contou o tenista argentino.

Espero que a torcida brasileira não volte a repetir esse episódio, porque eu, como brasileira, senti vergonha de tudo o que presenciei ontem. O que nos resta é esperar para ver como será o comportamento deles, os torcedores, daqui pra frente.

Ana Paula Freire é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e tem na bagagem a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P