Siga Nossas Redes Sociais

Vôlei

Na volta de Thaisa, Brasil vence a Coréia do Sul pela Liga das Nações em Brasília

Escrito em

Foto: Patricy Albuquerque/Agência EB

Após jogar a primeira semana da Liga das Nações no Japão, a seleção brasileira feminina de vôlei desembarcou em Brasília para jogar a segunda etapa da competição. Jogando no ginásio Nilson Nelson, o time do Brasil abriu a semana vencendo a seleção da Coréia do Sul por três sets a zero, com parciais de 31×29, 25×16 e 25×16. Kisy e Júlia Bergman, com 15 pontos, foram as maiores pontuadoras da partida, enquanto a re-estreante Thaísa terminou o jogo com 11 pontos.

O jogo ficou marcado pela volta da central bicampeã olímpica Thaisa a seleção brasileira. Thaisa que não jogava pela seleção brasileira desde o campeonato mundial de 2018 no Japão quando o Brasil foi eliminado na segunda fase da competição. Visivelmente emocionada, a bicampeã olímpica disse que precisou controlar as emoções durante a partida.

“Agora eu estou mais calma, porque em alguns momentos me deu vontade de chorar. Eu estava tentando controlar essa emoção, de felicidade, de coisas boas, para que eu pudesse me manter concentrada no jogo, ainda mais em um jogo contra uma seleção asiática que é muito chato. Mas saio com saldo positivo, pode ser melhor claro e vamos buscar essa melhoria”, disse a central bicampeã olímpica.

Quem também comemorou a volta da central a seleção foi o técnico José Roberto Guimarães, que ressaltou a vontade da jogadora em voltar a equipe brasileira. “ Eu acho que é o momento certo para ela voltar. O mais importante é quando você vê na jogadora um brilho no olho e é o que eu tenho visto na Thaísa. A vontade voltar, de jogar pela seleção nacional. Ela estava ansiosa, eufórica, parecia uma menina que estava começando na seleção há pouco tempo”, disse o treinador.

O JOGO:

No primeiro set, a seleção brasileira começou abrindo vantagem em 3×0, mas a seleção coreana empatou logo na sequencia em 3×3. O Brasil voltou a abrir uma pequena vantagem em 12×9 após um erro de ataque do time coreano e um ace da Júlia Bergman. O Brasil ampliou a vantagem em 17×13 após um ace da Diana. A seleção coreana foi buscar o empate no 20×20 após um ponto de contra-ataque. O set seguiu equilibrado até o fim e foi decidido na diferença mínima com vitória do Brasil por 31×29 abrindo um set a zero na partida.

No segundo set, o Brasil voltou com duas alterações em relação ao time que começou o jogo. Entraram Kisy e Pri Daroit nos lugares da Lorenne e Rosamaria respectivamente. O Brasil começou abrindo 6×3 justamente com o ponto da Kisy no contra-ataque. A seleção brasileira ampliou a vantagem em 12×6 após um ponto da Thaisa no contra-ataque. Com uma boa vantagem no placar o Brasil teve mais tranquilidade do que na primeira parcial e venceu o set por 25×16 abrindo dois sets a zero na partida.

O terceiro set começou com equilíbrio e sem nenhuma equipe abrir vantagem no placar. A parcial continuou empatada até a Coreia abrir 8×6 com um ace. A vantagem durou pouco tempo porque o Brasil empatou logo na sequencia em 8×8. Na sequência a Coreia voltou a abrir em 11×9 após um ponto de bloqueio. E mais uma vez o Brasil foi buscar a diferença e empatou em 11×11. Depois foi a vez do Brasil abrir vantagem em 16×13 com dois bloqueios consecutivos da Kisy. Abrindo vantagem na reta final do set o Brasil administrou a diferença no placar e venceu o set por 25×16 vencendo a partida por três sets a zero.

A seleção brasileira volta à quadra nesta quinta-feira (15) para enfrentar a seleção da Sérvia. A partida acontece no ginásio Nilson Nelson às 21h.

Escalação inicial:

Brasil: levantadora: Macris, Oposta:  Lorenne, Centrais: Thaisa e Diana, Ponteiras: Rosamaria e Julia Bergman, Libero: Nyeme. Técnico: José Roberto Guimarães

Ana Paula Freire é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e tem na bagagem a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

P