Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Vantagem amarela: Brasiliense vence e fica perto de mais uma final

Escrito em

Foto: Fernando Godoy/Agência EB

Fechando o último dia de jogos válidos pela ida das semifinais, Capital x Brasiliense se enfrentaram neste domingo (26), no estádio JK. Empolgada pela classificação, a Coruja tentava construir um resultado que a ajudasse a ir para uma final inédita. Já o Jacaré, eliminado da Copa Verde e da Copa do Brasil, apostava todas as fichas na conquista de mais um Candangão. 

No final, melhor para o lado amarelo. O Brasiliense venceu por 2×0, com gols de Tobinha e Hernane Brocador.

Apesar da bela vantagem, o zagueiro Gustavo Henrique preferiu manter os pés no chão. “(Não) tem nada decidido. A equipe do Capital é uma excelente equipe, (tem) jogadores de qualidade. A gente não pode em nenhum momento vacilar. Fazer melhor do que fizemos hoje para garantir a passagem para a final”. 

Do outro lado, Deivid Anacleto lamentou o resultado, entretanto manteve a esperança numa possível virada.

“Não conseguimos concluir em gol. Numa bola parada, acabou que eles fizeram um gol […] A gente sabia da qualidade da equipe adversária e, ao tentar atacar a equipe deles, acabamos tomando outro gol dentro de casa. Mas não está nada perdido. A qualidade da nossa equipe é enorme”. 

O próximo duelo das duas equipes é justamente a partida de volta da semifinal do certame regional. O jogo será no dia 02/04, às 16h, no estádio Serejão. 

Capital começa melhor, mas Tobinha coloca Brasiliense na frente 

A partida começou bem estudada entre as duas equipes. Com dois minutos de jogo, o Brasiliense conseguiu a primeira finalização do duelo com o atacante Yuri Mamute, mas a cabeçada saiu pela lateral. O ponta Deivid Anacleto respondeu logo em seguida, em mais uma cabeçada. O arqueiro Artur defendeu. 

Até os oito minutos, os dois times trocavam muitos passes e constantemente trocavam o domínio da posse de bola, porém nenhuma das equipes conseguiam criar chances perigosas para abrir o placar. Com 13’, o lateral Toninho Paraíba perdeu a bola para o ponta Tobinha, que cruzou para o volante Aldo, de frente para o gol. O beque Itallo salvou o Capital. 

Quatro minutos depois, Anacleto fez bela jogada pela esquerda e cruzou na área, porém ninguém apareceu para desviar para o gol. No lance seguinte, o meia Zotti arriscou de fora, mas a bola subiu muito. A Coruja respondeu com o ponta-direita Gustavo Custódio, no entanto sem sucesso. O camisa 7 do Capital foi um dos mais acionados pela equipe no início do primeiro tempo.

Aos 24’, Custódio teve mais uma chance de arrematar, mas finalizou errado. Oito minutos depois, o lateral-direito Toninho Paraíba finalizou de fora da área e a redonda passou muito perto do gol de Artur. Até aquele momento, tinha sido o chute mais perigoso da partida. os donos da casa tinham mais a posse de bola e, por isso, levavam mais perigo. 

Já perto do fim do primeiro tempo, aos 40’, Aldo quase marcou o primeiro do Brasiliense, mas o lateral Otávio salvou a Capital, botando a bola para escanteio. Na cobrança, Zotti cobrou, o zagueiro Gustavo Henrique cabeceou para a defesa do goleiro Luan. No rebote, Tobinha mandou para o gol, abrindo o marcador do confronto.  

O gol deu números finais à etapa inicial na partida de ida da semifinal entre Capital x Brasiliense. 

Brocador marca e Brasiliense mata o jogo 

Na volta para o segundo tempo, o treinador Celso Teixeira teve que fazer uma mudança na zaga da equipe. Kadu saiu machucado para a entrada do zagueiro estreante Guilherme Mattis. O Brasiliense também mudou, porém a troca foi feita após dez minutos jogados. Zotti saiu, promovendo a entrada de Diogo Sodré. 

Com 12’ jogados, Celso Teixeira não estava satisfeito com o desempenho da equipe na volta para a etapa final. Por isso, colocou o meia Igor Vilella, o ponta Leozynho e o atacante Gustavo Vintecinco nos lugares de Renan Mota, Custódio e Manoel. 

Minutos depois, o Capital reclamou de pênalti cometido pelo meio-campista Radamés em Deivid Anacleto. O camisa 11 do Capital ficou bastante alterado e discutiu com o jogador do Jacaré. No final, o árbitro Marcello Rudá amarelou os dois atletas. 

Aos 19’, o centroavante Yuri Mamute e o meia Aloísio, que estava improvisado na lateral, arremataram com perigo na meta de Luan, mas o arqueiro fez boas defesas. O atacante Diogo Sodré também criou uma boa oportunidade, um tempo depois, mas novamente Luan estava na bola. 

Após a parada técnica devido ao calor, o meia Tarta recebeu belo passe na entrada da área e arriscou. A redonda passou muito perto da trave esquerda do gol do Capital. Na resposta dos donos da casa, aos 34’, Otávio cruzou para a área, a zaga amarela tirou e a bola sobrou para Leozynho. O camisa 21 bateu muito embaixo da ‘pelota’ e jogou por cima. 

Aos 37’, Tobinha cruzou para a área, Toninho Paraíba não conseguiu cortar a bola, Diogo Sodré dominou e deu no centroavante Hernane Brocador. O ex-jogador do Flamengo bateu para o gol e fez o segundo do Jacaré com categoria. 

Na saída de bola, Gustavo Vintecinco quase diminui para a Coruja. A bola passou perto do lado direito do gol de Artur. No entanto, quem quase marcou novamente foi o Brasiliense. No lance seguinte, o estreante Guilherme Mattis perdeu a bola na área para Tobinha, que mandou na trave. 

Nos acréscimos, Vintecinco e Anacleto ainda tentaram, de cabeça, correr atrás do prejuízo para o Capital, mas erraram o alvo. Com isso, o duelo terminou 2×0 para o adversário.

Missão complicada para a Coruja

Com a derrota por 2×0 no primeiro duelo para o Brasiliense, o Capital terá que remar bastante se quiser chegar a uma final inédita na história do clube. Em desvantagem, os comandados de Celso Teixeira terão que vencer por, no mínimo, três gols de frente para avançar. 

CANDANGÃO 2023 – SEMIFINAL– IDA

CAPITAL 0-2 BRASILIENSE

26.03.23 – ESTÁDIO JK – PARANOÁ/DF

Árbitro:  Marcello Ruda Neves Ramos da Costa

Assistente 1: Lucas Costa Modesto

Assistente 2: Lucas Torquato Guerra

Quarto Árbitro: Leandro Almeida Damas de Oliveira

VAR: Maguielson Lima Barbosa

Público: 3.082

Renda: não divulgado. 

Gols:

Tobinha, Hernane Brocador (Brasiliense) 

Cartões: 

Derli (A); Deivid Anacleto (A) (Capital)

Radamés (A) (Brasiliense) 

CAPITAL

Luan; Toninho Paraíba, Itallo, Kadu (Guilherme Mattis) e Otávio; Derli, Renan Mota (Igor Vilella) e Serginho Paulista; Deivid Anacleto, Manoel (Gustavo Vintecinco) e Gustavo Custódio (Leozynho)

Técnico: Celso Teixeira

BRASILIENSE

Artur; Andrezinho, Gustavo Henrique, Gabriel e Aloísio (Goduxo); Aldo, Radamés (Gabriel Henrique), Tarta e Zotti (Diogo Sodré); Tobinha (Wandinho) e Yuri Mamute (Hernane Brocador)

Técnico: Roberto Cavalo

P