Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Mesmo com um a mais, Brasiliense só empata com o Goiás pela Copa Verde

Escrito em

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Vindo de uma sequência negativa de três jogos sem vencer, o Brasiliense recebeu o Goiás pela partida de ida das quartas de final da Copa Verde e continuou aumentando a marca negativa. O Jacaré entrou com força máxima para fazer as pazes com a vitória. Já o técnico Guto Ferreira, resolveu poupar uma parte da equipe de olho na semifinal do Goianão. No final, ninguém conseguiu a vantagem, o duelo terminou em 0 a 0. 

O próximo confronto da equipe da Boca do Jacaré é válido pelo Candangão. Tentando voltar ao grupo de classificados para a etapa seguinte da competição, os comandados de Alan George vão ao estádio Serra do Lago enfrentar o Santa Maria, no sábado (11), às 16h. 

Do outro lado, o Verdão goiano atuará contra o Anápolis no estádio Jonas Duarte, também no mesmo dia, às 18h. O duelo é válido pelo jogo de ida da semifinal do Campeonato Goiano. 

Brasiliense cria e coloca bola na trave, mas não sai do zero

O duelo começou com o Brasiliense tentando ter mais a posse de bola, enquanto o Goiás apertava a marcação para roubá-la. Com três minutos de jogo, a pressão deu certo pela primeira vez e o meio-campista Willian Oliveira teve a primeira oportunidade da partida, porém sem sucesso. 

Dois minutos depois, o meia Kauan também pôde finalizar devido a agressiva marcação do Esmeraldino no campo de defesa do adversário. Novamente, sem muito perigo. Além da superioridade do Goiás, o técnico Alan George ainda teve mais um problema no começo de partida. O zagueiro Keynan se machucou e foi substituído com menos de dez minutos de jogo. 

Aos 14’, o Brasiliense conseguiu a primeira chegada. Em tabelinha com o lateral Caetano, o atacante Tobinha recebeu com liberdade pela direita, mas na hora de cruzar bateu mal na bola. Na jogada seguinte, o centroavante Yuri Mamute deu a redonda para o meia Tarta, que arriscou por cima. 

As tentativas animaram os donos da casa que partiam para cima. Com 19’, Tarta bateu cobrança de falta na área e no bate-rebate os atletas do time amarelo pediram pênalti. O árbitro Alisson Sidnei Furtado mandou seguir. Um minuto depois, em mais uma cobrança de falta de Tarta, o camisa oito mandou a bola no travessão do goleiro Marcelo Rangel. 

O confronto entre o goleiro e o meia do Brasiliense estava longe de acabar. Aos 23’, Rangel pegou mais uma chance de Tarta, dessa vez arriscando de fora da área, em tabela com o meia Zotti. Com o Jacaré dominando as ações do duelo, o Verdão partiu para cima para responder. Aos 24’, o centroavante Gabriel Novaes teve boa oportunidade em cruzamento da direita. 

Os comandados de Guto Ferreira voltaram a repetir a estratégia da marcação alta e conseguiram criar mais uma boa tentativa aos 25’. O meia-campista Willian Oliveira só não fez o primeiro, devido a bela defesa praticada pelo arqueiro Edmar Sucuri. Após conseguir assustar novamente, o Goiás voltou para o jogo. 

Aos 33’, Gabriel Novaes fez boa jogada na entrada da área e rolou para Kauan. Sucuri mais uma vez salvou o Brasiliense. O chute do camisa 10 Esmeraldino tinha endereço. A equipe da Boca do Jacaré só voltou a assustar aos 38’, em finalização de longe do atacante Luquinhas.

Com 42’ jogados, Tarta teve outra cobrança de falta para bater, mas dessa vez não cobrou bem. Quase no lance seguinte, em um rebote perto da área do Periquito, o mesmo Tarta soltou uma bomba, para a defesa de Rangel. Foi a última oportunidade da etapa inicial. 

Marcelo Rangel brilha e segura o empate

Na volta para o segundo tempo, o Jacaré foi quem atacou primeiro. Yuri Mamute, meio sem ângulo, bateu e Rangel pegou. Aos sete minutos, o zagueiro Edu recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Com isso, o Brasiliense se animou e quase marcou minutos depois com o lateral Goduxo.

Com um mais, o time amarelo ia para frente. Aos 13’, Tobinha fez boa jogada e chutou. Rangel deu rebote e Yuri Mamute perdeu uma chance incrível, de frente para o gol. Cinco minutos depois, o volante Gabriel Henrique chutou duas vezes, mas sem sucesso. Logo depois, Sucuri salvou os donos da casa de tomar um gol contra bizarro. O camisa um demonstrou estar atento no duelo. 

Aos 24’, em cobrança de escanteio, Railon desviou de letra, mas a bola passou longe do gol de Rangel. Três minutos após, o Brasiliense voltou a ter uma chance perigosa. Em cruzamento pela direita, Zotti desviou e obrigou o arqueiro Esmeraldino a trabalhar. O Goiás respondeu com Gabriel Novaes e Sucuri salvou. 

A equipe amarela tentava tirar o zero do placar de qualquer maneira. Tarta arriscou com muito perigo aos 30’. Rangel, novamente, estava na bola. Aos 32’, foi a vez de Tobinha, a “pelota” passou raspando a trave esquerda. O Brasiliense ficava mais com bola e aproveitava a vantagem de estar com um a mais. 

No entanto, a partir dos 40’, era perceptível o cansaço dos atletas. Alan George até tentou oxigenar a equipe promovendo a entrada dos atacantes Daniel Alagoano, Kieza e Diogo Sodré. A entrada de Alagoano, inclusive, durou pouco mais de 20 minutos. Kieza entrou no lugar do camisa 21. 

Sem fôlego, o Jacaré não conseguiu sair na frente e vai decidir, fora de casa, a vaga para a próxima etapa da competição. 

Fase nada boa 

O atual campeão Candango, o Brasiliense, não passa por uma das melhores fases. A última vitória do Jacaré foi no dia 22/02, contra o Tocantinópolis, pela própria Copa Verde. O resultado final acabou em 4 a 2. 

Com o resultado de hoje, o Esquadrão Amarelo amargou cinco jogos sem triunfos, sendo três empates e duas derrotas. Apesar de estar vivo na Copa Verde e na Copa do Brasil, o clube está apenas na sétima posição do Candangão.

COPA VERDE – QUARTAS DE FINAL – IDA

BRASILIENSE 0-0 GOIÁS

08.03.2023 – ESTÁDIO SEREJÃO – TAGUATINGA/DF

Árbitro:  Alisson Sidnei Furtado (TO) 

Assistente 1: Cipriano da Silva Sousa (TO)

Assistente 2: Fábio Pereira (TO)

Quarto Árbitro: Marcello Ruda Neves Ramos da Costa (DF)

Cartões: 

Edu 2x (A), Edu (V), Willian Oliveira (A), Jhonny Lucas (A) (Goiás)

BRASILIENSE

Edmar Sucuri; Caetano, Railon, Keynan (Gabriel) e Goduxo (Diogo Sodré); Gabriel Henrique, Tartá e Zotti; Tobinha, Yuri Mamute e Luquinhas (Daniel Alagoano) (Kieza)

Técnico: Alan George

GOIÁS

Marcelo Rangel; Bruno Santos (Maguinho), Sidimar, Edu e Heron; Willian Oliveira, Jhonny Lucas, Hugo e Kauan (Eduardo Thuram); Gabriel Novaes (Andrey) e Alesson

Técnico: Guto Ferreira

P