Futebol
Julgamento termina empatado e Ceilândia é inocentado de caso de racismo contra goleiro do Bolamense
Escrito 7 anos atrás em
Por Rener Lopes

Após ser adiado em uma semana, ocorreu nesta segunda-feira (18) o julgamento do caso de racismo da torcida do Ceilândia contra o goleiro Clébio, do Bolamense.
Como você viu aqui na Esportes Brasília, a torcida informou que o suspeito de praticar o ato racista teria sido retirado da organizada. No entanto, o caso foi a julgamento com base no artigo 243-G do CBJD, que diz:
“Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”

O Ceilândia corria o risco de, até mesmo, ser excluído do Candangão 2019. O relator Vinicius Henrique entendeu desta maneira e votou pela retirada do gato preto, além da multa de R$ 15 mil. A auditora Nayara Stephanie acompanhou o voto de Vinícius.
No entanto, o autor Vinícius Cavalcante divergiu do voto do auditor relator pois não haviam provas do ato e pelo princípio do pro competitione, que representa a prevalência, continuidade e estabilidade das competições. O presidente em exercício do Tribunal, Dr. Jadir Ferreira, acompanhou o voto do auditor Vinícius Cavalcante.
Com o empate em 2×2 nos votos, de acordo com o artigo 132 do CBJD, prevalece a situação de que o resultado é sempre favorável ao denunciado e o presidente não pode dar o voto de desempate. Assim, o Ceilândia foi absolvido do caso e continuará jogando normalmente o Candangão 2019.
O próximo jogo do gato preto é contra o Luziânia nesta quarta-feira (20), às 19h30, no estádio Serra do Lago.
Jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por rádios e televisão, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021). Além disso, é CEO Founder da Esportes Brasília Comunicação.


CBF amplia Série D para 96 clubes e DF terá quatro representantes em 2026

Harlem Globetrotters retornam a Brasília em outubro para espetáculo inesquecível na Arena BRB Nilson Nelson

Torneio de Fut7 reúne profissionais de educação física

Brasília recebe a 12ª edição do evento de futevôlei Praia do Cerrado 2025

Torneio de Fut7 reúne profissionais de educação física
