Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Invicto: Cruzeiro busca empate e se mantém sem derrotas atuando no Mané

Escrito em

Foto: Gabriel Teles/Agência EB

Pela 24ª rodada do Brasileirão Série B, o Cruzeiro empatou com a Chapecoense por 1×1, Felipe Ferreira abriu o placar para a Chape e Lucas Oliveira deixou tudo igual. A equipe de Minas Gerais voltou a atuar em Brasília após seis anos e manteve a marca de nunca ter perdido na capital federal. Com o empate, a equipe azul celeste passa a ficar cada vez mais próxima de conquistar o acesso para a Série A e até o título da Série B.

Os mineiros são os líderes da competição, com 53 pontos. Já o time do interior de Santa Catarina vive situação preocupante, com 26 pontos e a beira da zona de rebaixamento, o Verdão do Oeste respira um pouco com o ponto conquistado e a derrota do CSA.

A Raposa volta a campo no próximo domingo (21), às 16h, fora de casa, contra o Grêmio. Já a Chape, volta a atuar na Arena Condá, enfrentando Brusque, sábado (20), às 16:30.

Primeiro Tempo

A etapa inicial começou com o time da casa tomando conta do jogo, o Cruzeiro era quem comandava as ações e ficava com a posse de bola. Matheus Bidu, que estava bem na partida com belos dribles, teve a primeira chance dos mineiros, mas o chute não teve tanta direção.

Mesmo acuada, quem abriu o placar foi a Chape, na marca dos cinco minutos, Felipe Ferreira recebeu pela direita, cortou pro meio e arriscou, sem chances para Rafael Cabral. A percepção foi de um chute defensável, o arqueiro celeste não foi bem no lance.

Atrás no placar, a equipe azul continuava tomando iniciativa e pressionando pelo empate. Aos 11’, Bidú cruzou uma bola venenosa para a área adversária, assustando o goleiro Saulo, que colocou para escanteio. O camisa seis era muito acionado pelo esquerdo de ataque.

Os catarinenses responderam, aos 17’, com um chute de fora do lateral Ronei, sem muito perigo. Logo em seguida, Daniel Jr também arriscou de longe, em chute perigoso, a bola passou perto do gol de Saulo. Apesar de uma boa partida, o jogo era muito pegado, Sávio Pereira Sampaio marcava muitas faltas, irritando a torcida cruzeirense.

A partir dos 20’, o confronto passou a ter menos chances, mesmo com o Cruzeiro tendo uma maior posse de bola, os comandados de Pezzolano não conseguiam converter o domínio em oportunidades claras. Seis minutos mais tarde, Luvannor fez boa roubada de bola no campo de ataque, mas não finalizou bem.

A equipe de Belo Horizonte ia muito bem nas roubadas de bola, a marcação pressão pedida por Paulo Pezzolano funcionava, mas o time não conseguia definir bem nas tentativas de criação de jogadas. Aos 37’, mais uma vez, Daniel Jr arriscou, a bola desviou na defesa da Chape e quase matou o goleiro Saulo. Dois minutos depois, Bruno Rodrigues fez boa jogada pela esquerda e cruzou, Saulo tirou a bola que ia na cabeça de Chay.

Os mineiros não desistiam e tentavam o empate a todo custo. Aos 42’, o zagueiro Lucas Oliveira soltou uma bomba de fora, passando perto da meta do adversário. Pezzolano ainda tentando melhorar a equipe, passou orientações no pé do ouvido de Bruno Rodrigues, sem muito resultado, a Chapecoense foi para o vestiário vencendo o confronto.

Segundo tempo

O técnico cruzeirense já voltou para a etapa final com mudanças e promoveu a estreia de Wesley Gasolina, que entrou na vaga de Matheus Bidú. A entrada de Wesley deu um gás na equipe, que aos dois minutos de partida, já havia criado duas chances perigosas, uma com Chay e outra com o próprio Gasolina.

A pressão deu certo e um minuto depois, Chay cobrou escanteio, Saulo saiu mal do gol e Lucas Oliveira desviou pra rede. A torcida do Cruzeiro foi à loucura com o empate e cantava alto no Mané Garrincha. Com o gol tomado, a Chape parecia perdida em campo e o Azul Celeste aproveitava e quase virou em chute de Bruno Rodrigues e, em seguida, na cabeçada de Zé Ivaldo.

Wesley Gasolina entrou muito bem no duelo e os mineiros exploravam muito o lado do jogador, que estava na direita. Pezzolano ainda orientava bastante o novo camisa dois da Toca da Raposa. Aos 13, Chay recebeu bola de Luvannor e bateu, a bola desviou para escanteio. Dois minutos após, a torcida do time azul começou a gritar pelo nome do atacante Edu.

Com mais um erro de Luvannor, os gritos se repetiam cada vez mais, o atacante, que começou sua carreira no DF, não estava em um dia muito inspirado. Aos 22’, Edu foi chamado por Paulo Pezzolano, os torcedores foram ao delírio. Depois de muito sem atacar, a Chape voltou a assustar aos 23’, em belo arremate, Rafael Cabral fez linda defesa.

O Cruzeiro buscava a virada, além de Edu, Pezzolano promoveu a entrada de Rafa Silva. Aos 26’, o camisa 99 teve sua primeira oportunidade, finalizando de longe, mas sem muito perigo. O treinador dos mineiros ainda tirou Chay para a entrada de William Oliveira, que voltou aos gramados após se recuperar de uma lesão no ombro. O comandante estrangeiro tentava ocupar mais a área da Chape, com as entradas de Edu e Rafa Silva.

Os catarinenses pareciam querer fazer o tempo do jogo correr, o goleiro Saulo chegou a receber cartão amarelo por retardar o reinício da partida, o camisa 85 ficou bastante irritado com a punição recebida. O Verdão do Oeste assustou aos 42’, em chute de longe de Marcelo Freitas.

O Zero ainda buscava a virada, eram 43’, quando em cruzamento pela esquerda, Rodolfo desviou de calcanhar, passando perto da meta adversária. Logo depois, a equipe de Minas Gerais ainda teve oportunidade em uma cabeçada, a bola subiu. Aos 48’, em belo contra ataque do time da casa, Bruno Rodrigues marcou, mas Sávio
Pereira Sampaio viu toque de mão do jogador.

Este lance provocou protesto dos jogadores da Chapecoense, que pediram falta no início da jogada, o árbitro mandou o lance seguir. Com o gol anulado, as duas equipes não tiveram mais oportunidades e o confronto terminou empatado.

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE B – 2º TURNO – 24ª RODADA
CRUZEIRO 1-1 CHAPECOENSE
13.08.22 – ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA – BRASÍLIA/DF

Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA/DF)
Assistente 1: Lucas Costa Modesto (FIFA/DF)
Assistente 2: Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA/DF)
Quarto Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)

Público: 22.432 pagantes
Renda: R$ 1.816.425,00

Cartões Amarelos:
Pablo Oliveira, Léo, Saulo (Chapecoense)

CRUZEIRO
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock; Matheus Bidú (Wesley Gasolina), Filipe Machado, Neto Moura (Rodolfo), Chay (William Oliveira), Daniel Jr (Rafa Silva); Bruno Rodrigues, Luvannor (Edu)
Técnico: Paulo Pezzolano

CHAPECOENSE
Saulo; Ronei, Léo, Xandão, Fernando; Pablo Oliveira (Marcelo Freitas), Matheus Bianqui, Darlan (Frazan); Felipe Ferreira (Thomás), Alisson (Kevin); William Popp (Chrystian)
Técnico: Marcelo Cabo

P