Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Em partida pouca inspirada, Portuguesa e Corinthians não saem do zero

Escrito em

Foto: Patricy Albuquerque/Agência EB

Neste domingo (12), Portuguesa e Corinthians se enfrentaram no Mané Garrincha pela oitava rodada do Campeonato Paulista. A equipe do Parque São Jorge, mesmo não sendo o mandante, jogou “em casa”. Entretanto, a maioria absoluta nas arquibancadas não fez com que o Timão obtivesse vantagem no duelo. O confronto terminou empatado em 0x0.

Com o empate, o Corinthians já está a dois jogos sem vitórias, visto que o time perdeu na última rodada do Paulistão para o São Bernardo. Mesmo assim, o Timão se manteve na liderança do Grupo C. Já a Portuguesa, amargou a quinta rodada sem triunfo no campeonato e tem situação delicada na classificação geral, dividindo a lanterna com a Ferroviária, após somar apenas cinco pontos em oito jogos. 

Na próxima rodada, o time de Fernando Lázaro tem pela frente o clássico contra o Palmeiras. A partida será na próxima quinta (16), às 21:30, na Neo Química Arena. Pelo outro lado, a Lusa de Gilson Kleina joga contra a Ferroviária na quarta (15), às 20:30, no Canindé, em confronto direto pela luta contra o rebaixamento. 

Times tentam, mas não saem do zero

A partida começou com o Corinthians tomando a iniciativa. Com o apoio da torcida, o Timão era quem tinha mais posse de bola e tentava pressionar o adversário. A Portuguesa tentava responder com ataques, principalmente, vindos das laterais. 

Mesmo retendo mais a bola, quem teve a primeira chance foi a Lusa. Aos 15’, João Victor, em chute de fora da área, fez Carlos Miguel trabalhar. O goleiro reserva corintiano começou a partida devido a uma virose que fez com que Cássio não tivesse condições de jogo. O lance de perigo fez a equipe do Canindé se soltar no duelo. 

O alvinegro parecia não conseguir se encontrar tanto assim em campo. Foi só aos 25’ que os visitantes conseguiram chegar perto do gol de Thomazella, em cabeçada de Roger Guedes. Logo depois, Yuri Alberto conseguiu outra boa oportunidade, mas a arbitragem assinalou impedimento. 

A Portuguesa conseguiu responder aos 33’, em mais uma jogada de João Victor. O camisa 10 recebeu pela direita, abriu e bateu, porém sem muito perigo para o arqueiro corintiano. O confronto foi ficando mais pegado e o árbitro Douglas Marques das Flores passou a distribuir cartões amarelos. Foram cinco no primeiro tempo, três para a Portuguesa e dois para o Corinthians. 

Aos 40’, a melhor chance da etapa inicial. Renato Augusto enfiou bela bola para Roger Guedes, que de frente pro goleiro, perdeu o gol. Já nos acréscimos, Guedes teve mais uma oportunidade, mas Thomazella defendeu mais uma. 

Em duelo sonolento, equipes não conseguem marcar gols

As equipes voltaram para a etapa final de forma mais lenta. Os dois times trocavam bastante passes, mas não conseguiam efetivar a posse em lances de perigo. Para tentar melhorar a partida, os dois técnicos fizeram mudanças após os primeiros 15’ de segundo tempo. 

Gilson Kleina tirou Bruno Leonardo (lesão) e João Victor para a entrada de Patrick e Richard. Já no Corinthians, saíram Roger Guedes e Du Queiroz e entraram Romero e Giuliano. Antes de sair, Guedes ainda teve a chance de marcar o primeiro, mas jogou pra fora. 

As mudanças dos dois lados não surtiram o efeito esperado e, pelo lado corintiano, os torcedores faziam coro para a entrada de um velho conhecido da Fiel, o volante Paulinho. O Corinthians não criava tanto pelo meio e passou a apostar em cruzamentos na área do adversário. 

O pedido da Fiel foi atendido aos 34’. Fernando Lázaro sacou Adson do time e promoveu a entrada do volante de 34 anos, Paulinho. No entanto, quem chegou foi a Lusa. Aos 42’, em bate rebate na área, o zagueiro Patrick quase mandou pro gol de Carlos Miguel. Na sequência, Renato Augusto partiu em velocidade e foi parado em dura falta de Naldo. A jogada iniciou um princípio de confusão entre os dois jogadores. Os dois foram amarelados.

O Corinthians ainda tentava fazer o primeiro do confronto e aos 52’, em cobrança de escanteio, a bola foi desviada e sobrou para Gil cabecear, porém o zagueiro mandou por cima. Foi o último lance da partida, que terminou empatada. 

PAULISTÃO 2023 – 8ª RODADA – 1ª FASE

PORTUGUESA 0-0 CORINTHIANS

12.02.23 – ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA – BRASÍLIA/DF

Árbitro:  Douglas Marques das Flores 

Assistente 1: Daniel Luis Marques 

Assistente 2: Robson Ferreira Oliveira 

Quarto Árbitro: Rodrigo Gomes Paes Domingues 

VAR: José Cláudio Rocha Filho

Público: 26.004

Renda: R$ 2.511.039,16

Cartões: 

Madison, Thallyson, Pará, Naldo, Tauã, Patrick (Portuguesa)

Bruno Méndez, Adson, Renato Augusto (Corinthians)

PORTUGUESA

Thomazella; Pará, Bruno Leonardo (Patrick), Robson e Thallyson; Madison (Lucas Nathan), Marzagão (Naldo) e Tauã; João Victor (Richard), Luccas Paraizo e Gustavinho (Lucas Venuto)

Técnico: Gilson Kleina

CORINTHIANS

Carlos Miguel; Rafael Ramos, Gil, Bruno Méndez e Fábio Santos; Fausto Vera, Du Queiroz (Giuliano), Adson (Paulinho) e Renato Augusto (Matheus Araújo); Róger Guedes (Romero) e Yuri Alberto

Técnico: Fernando Lázaro

P