Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Em partida eletrizante, Palmeiras leva a Supercopa no Mané Garrincha

Escrito em

Fotos: Patricy Albuquerque e Gabriel Teles/Agência EB

Neste sábado (28), Palmeiras x Flamengo se enfrentaram em Brasília pela Supercopa do Brasil. Na Arena BRB Mané Garrincha, o campeão do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil do ano passado mediram forças e quem levou a melhor foi o lado verde. Com gols de Raphael Veiga e Gabriel Menino, o Palmeiras faturou o primeiro título da Supercopa e Abel Ferreira conseguiu empilhar mais uma taça na era vitoriosa no time paulista. 

As equipes agora seguem para os próximos compromissos da temporada, o Verdão vai para a cidade de Mirassol, na próxima quarta (01.02), às 21:35, enfrentar o próprio Mirassol. Já o Flamengo, também atua no mesmo dia, porém às 21:10. O Rubro-Negro enfrenta o Boavista no Maracanã, seu último confronto antes de embarcar para Marrocos e iniciar o Mundial de Clubes. 

Palmeiras começa melhor, toma gol, mas vira o jogo

A partida iniciou com a equipe de Abel Ferreira tentando tomar a iniciativa. O Verdão apertava muito a marcação em cima do Flamengo. Com o duelo de torcidas, o barulho no estádio era muito grande. 

A estratégia do Fla era de toque de bola, os jogadores cariocas trocavam muitos passes, mas a quantidade de erros fazia a equipe não conseguir criar as oportunidades para finalizar. Aos nove, a primeira chance de perigo. Em cobrança de escanteio, Gustavo Gómez quase marcou. Em seguida, o Rubro-Negro respondeu na direita com Varela, que teve o cruzamento cortado. 

Os comandados de Vitor Pereira não conseguiam sair da dura marcação palmeirense. Porém, aos 16’, o Flamengo conseguiu criar. Pedro cruzou pra Arrascaeta, que deu uma “puxeta” e quase surpreendeu Weverton. 

Logo depois, aos 19’, os paulistas assustaram. Em falha de Santos, Rony quase conseguiu marcar o primeiro do campeão brasileiro. Três minutos depois, Arrascaeta rouba a bola de Zé Rafael dentro da área, que faz a falta. Wilton Pereira Sampaio assinala pênalti. Após muita demora, Gabigol bateu e guardou.

Foto: Gabriel Teles/Agência EB

Na comemoração, o atacante tirou a camisa, mostrou pra torcida palmeirense, que não gostou e atirou vários objetos em Gabi. O jogador foi amarelado. Após o tento, os atletas paulistas demonstravam muita revolta com marcações de falta por parte de Wilton Pereira. 

O Verdão voltou a assustar aos 33’, em bom chute de Endrick. O goleiro Santos encaixou bem. Endrick voltou a empolgar a torcida em belo drible aplicado em David Luiz. O zagueiro levou cartão amarelo. 

Minutos depois, empate palmeirense. Dudu abriu para direita e finalizou, a bola bateu na zaga do Flamengo e sobrou para Raphael Veiga que chutou bem, no cantinho do goleiro. Dudu ainda tentou virar, em arremate aos 41’, dessa vez, Santos pegou. O gol empolgou e Piquerez também teve uma oportunidade perdida. 

A essa altura, as comissões técnicas estavam bastante nervosas. Abel Ferreira e o auxiliar técnico flamenguista, Luis Miguel, foram punidos com amarelo. Com a partida já indo para os acréscimos, Everton Ribeiro perdeu uma ótima chance e logo depois viu Gabriel Menino acertar um lindo chute de fora da área e virar o jogo.

Flamengo corre atrás, mas Gabriel Menino decide o título

O Flamengo voltou diferente na etapa final. A equipe tentava chegar mais ao ataque, principalmente, em lançamentos para o lateral-direito Varela. Aos quatro, o próprio jogador quase marcou. No lance seguinte, Pedro e Arrascaeta tiveram oportunidades claríssimas, mas Weverton defendeu. 

A pressão deu certo e, aos seis minutos, o Mengão empatou. Gabigol recebeu ótima bola enfiada e mandou por cima do goleiro. No entanto, aos 11’, Endrick fez boa jogada na área, a bola bateu na mão de Everton Ribeiro, que marcou o pênalti. Raphael Veiga bateu e converteu. 

O duelo ficava cada vez mais emocionante. Aos 16’, Ayrton Lucas cruzou e Pedro fez um golaço magistral, de letra, matando o goleiro Weverton da jogada. O jogo não parava e, aos 22’, Palmeiras e Flamengo tiveram chances claras de ficar a frente. 

Seis minutos depois mais um gol no jogaço entre as duas equipes. Cruzamento da esquerda e Gabriel Menino completou para as redes flamenguistas. Com isso, Vitor Pereira mudou a equipe para tentar empatar novamente, com as entradas de Cebolinha e Matheuzinho, nos lugares de Arrascaeta e Varela. A torcida não gostou da saída do meia. 

Foto: Patricy Albuquerque/Agência EB

A partir daí, o Flamengo tentava pressionar o Palmeiras, mas sem muito. Os paulistas apostavam nos contra-ataques e quase marcaram mais gols. No fim, deu Verdão. A equipe do Palestra Itália faturou mais um título, a primeira Supercopa. 

SUPERCOPA DO BRASIL – JOGO ÚNICO – FINAL

PALMEIRAS 4-3 FLAMENGO

28.01.23 – ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA – BRASÍLIA/DF

Árbitro:  Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)

Assistente 1: Bruno Boschilia  (FIFA/PR)

Assistente 2: Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) 

Quarto Árbitro: Savio Pereira Sampaio (FIFA/DF)

Arbitro de Vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

Público: 56.095

Renda: R$ 11.592.774,70

Gols:

Raphael Veiga (2x); Gabriel Menino (2x) (Palmeiras)

Gabigol (2x); Pedro (Flamengo) 

Cartões: 

Abel Ferreira (A); Gabriel Menino (A) (Palmeiras) 

Gabigol (A); David Luiz (A); Luis Miguel (A), Everton Ribeiro (A), Marinho (A) (Flamengo)

PALMEIRAS

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Jailson), Zé Rafael (Luan) e Raphael Veiga; Rony (Rafael Navarro), Dudu (Breno Lopes) e Endrick (Mayke)

Técnico: Abel Ferreira

FLAMENGO

Santos; Varela (Matheuzinho), David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Matheus França); Thiago Maia, Gerson (Vidal), Everton Ribeiro e De Arrascaeta (Everton Cebolinha); Gabigol e Pedro

Técnico: Vitor Pereira

P