Futebol
Em duelo de “seis pontos”, Real bate Samambaia e assume a liderança
Escrito 2 anos atrás em
Por Jorge Agle

Foto: Julio César Silva/Real Brasília
Em confronto direto pela disputa da liderança, Real Brasília e Samambaia se enfrentaram pela sétima rodada do Candangão BRB 2023. Com gols de Luquinhas e João Eric, os donos da casa venceram por 2 a 0 e assumiram a primeira colocação, momentaneamente, do certame regional.
Para se manter na primeira posição, os comandados de Gerson Ramos tem que torcer para uma derrota do Gama, amanhã (05), na partida contra o Ceilândia.
Na próxima rodada, o Real Brasília duela com o Paranoá, no próximo sábado (11), às 15h. Mesmo sendo visitante, a partida será no Defelê, local onde a Cobra Sucuri tem mandado os jogos como mandante na competição local. Já o Samambaia, também atuará no mesmo lugar e horário de Real x Paranoá, mas o confronto com o Gama será no domingo (12).
Calor atrapalha e jogo tem poucas chances reais de gol
A partida entre Real Brasília e Samambaia era muito importante para as equipes. As duas agremiações ocupam a parte de cima da tabela e, por isso, se esperava um jogo bem movimentado. Aos sete minutos, o atacante Marcos Paulo teve a primeira chance, em cobrança de falta. A bola passou perto.
Quatro minutos depois, o Real chegou mais uma vez. Em cruzamento vindo pela direita de ataque, Marcos Paulo dividiu a redonda na área, mas o zagueiro da equipe adversária levou a melhor e conseguiu travar o chute.
Com alguns desfalques, o Samambaia apresentava algumas dificuldades em campo. A equipe de Luis dos Reis só conseguiu assustar aos 20’, em chute de longe do meia Cabralzinho. Já aos 36’, o lateral-direito Coquinho tentou cruzar e quase colocou para as redes do goleiro Wendell.
Quatro minutos depois, o atacante Joãozinho arrancou com a bola, abriu espaço e finalizou. No entanto, Wendell não teve problemas para encaixar. Aos 42’, o Real teve a melhor chance da partida até ali. O ponta Guilherme finalizou bem, mas o goleiro Vavá fez boa defesa. Guilherme ainda teve outra boa oportunidade minutos depois. A bola passou à direita do gol de Vavá.
Mesmo criando chances, as equipes só criaram oportunidades reais de tirar o zero do placar nos minutos finais da primeira etapa.
Real é eficiente e mata o confronto
Na volta para a etapa final, o Real foi quem teve a primeira chance. Aos três minutos, o camisa 10 Guilherme finalizou mais uma vez e de novo parou em Vavá. Sete minutos depois, o meio-campista Gabriel Lima cobrou falta, mas a bola foi batida no meio do gol, sem muito perigo.
Aos 12’, o time de Luis dos Reis respondeu. Em contra-ataque, o ponta Giovanny partiu em alta velocidade pela direita. Ao invés de cruzar, o jogador bateu para o gol. A bola foi para fora. O detalhe é que o atacante Romario passava livre no meio da área pedindo o passe. Minutos depois, Giovanny teve outra oportunidade, entretanto não finalizou bem.
Após a volta do intervalo para hidratação, o meio-campista Obina conseguiu finalizar e a bola bateu no braço de Preto Costa dentro da área. Maguielson marcou a penalidade. O atacante Luquinhas foi para a cobrança e converteu, botando os mandantes na frente.
Aos 37’, o Real quase marcou mais um em cobrança de falta. O arqueiro do Samambaia pegou e ainda fez bela defesa no rebote. A resposta do Cachorro-Salsicha veio com Cabralzinho, cobrando falta. Wendell evitou o empate, praticando boa defesa.
Aos 44’, o atacante Caju perdeu um chute inacreditável. Após cobrança de escanteio, Wendell deu rebote em cabeçada na área. O camisa nove do Samambaia ficou com a bola e, com o goleiro adversário caído, bateu para fora.
E gol não feito fez muita falta e nos acréscimos, o Real Brasília não perdoou. Luquinhas arrancou pela esquerda e encontrou o atacante João Eric, sem marcação, pelo meio. O camisa 19 só teve o trabalho de empurrar para as redes, dando números finais para a partida.
A força do banco
O destaque da vitória importantíssima do Real veio da equipe de suplentes do técnico Gerson Ramos. O atacante Luquinhas entrou durante o segundo tempo e mudou a história do duelo. Marcando um gol e dando a assistência para o outro, o camisa 21 ajudou demais o Real Brasília a alcançar a primeira posição do campeonato.
CANDANGÃO 2023 – 7ª RODADA – 1ª FASE
REAL BRASÍLIA 2-0 SAMAMBAIA
04.03.23 – ESTÁDIO DEFELÊ – VILA PLANALTO/DF
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa
Assistente 1: Lucas Torquato Guerra
Assistente 2: Renato Gomes Tolentino
Quarto Árbitro: Pedro Carlos Copatt Bueno Telles
Público: 154
Renda: R$ 154,00
Gols:
Luquinhas, João Eric (Real)
Cartões:
Uederson (A), Obina (A) (Real)
Gustavo Lila (A), João Torres (A), Badhuga (A), Cabralzinho (A) (Samambaia)
REAL BRASÍLIA
Wendell; Caio Mendes, Josué, Hyago e Thiago Ulisses; Gabriel Lima, Uederson (João Eric) e Obina; Marcos Paulo (Igor Feijão), Guilherme (Luquinhas) e Matheus Jesus (Eduardo)
Técnico: Gerson Ramos
SAMAMBAIA
Vavá; Coquinho, Preto Costa, Badhuga e Felipe; João Torres (Dharllyson), Lilla (Dandan) e Cabralzinho; Romario (Michael), Giovanny (Caju) e Joãozinho
Técnico: Luis dos Reis

Feiticeiro, vítima do feitiço

Em um jogo sem grandes emoções, Ceilândia e Capital empatam na ida da semifinal

Brasiliense pede e FFDF muda horário do jogo de volta da semifinal do Candangão 2025

Clássico entre Brasiliense e Gama pelo Candangão 2025 é remanejado de data

CBF inicia venda de ingressos para Brasil x Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2026
