Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

De virada! Santos vence Flamengo no Mané Garrincha

Escrito em

Foto: Fernando Godoy/Agência EB

Na noite desta quarta-feira (01), Flamengo e Santos se enfrentaram em uma partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, que aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em uma reviravolta surpreendente, o alvinegro praiano venceu por 2×1. Com esse resultado, o Fmanego permanece na sexta posição na tabela do campeonato, com 50 pontos. Enquanto isso, o Peixe, aos poucos, vai se afastando da zona de rebaixamento. O clube está no 15ª lugar na classificação, com 37 pontos.

Os gols da partida entre cariocas e paulistas foram marcados por Nonato e Joaquim para o Santos e Pedro para o Flamengo.

Em coletiva de imprensa, o técnico Tite, do Flamengo, comentou sobre a situação do time: “Coerentemente falando, esse é o nosso objetivo. Devemos lidar com situações adversas, aprender com os erros e melhorar nosso desempenho a cada jogo. Eu já fui torcedor e entendo que, como profissionais, precisamos absorver essas situações. Faz parte da maturidade jogar sob a expectativa de um grande clube e a necessidade de resultados. Calma e concentração são fundamentais para superar tudo isso”, afirmou o treinador.

Ambas as equipes buscavam se recuperar no campeonato. O Flamengo estava buscando uma reviravolta após a derrota para o Grêmio por 3 a 2 na partida anterior, enquanto o Santos almejava uma vitória para se distanciar da zona de rebaixamento. O Santos começou a partida pressionando a defesa do Flamengo e criando oportunidades de gol. No entanto, o Flamengo conseguiu se organizar na saída de bola e assumiu o controle do jogo.

Apesar de ter 60% de posse de bola, o Flamengo encontrou dificuldades para penetrar no meio-campo do Santos. A primeira finalização aconteceu aos 15 minutos do primeiro tempo, quando Pedro chutou com assistência de Arrascaeta, mas a bola não balançou as redes.

Cinco minutos depois, aos 20 minutos, Pedro marcou seu primeiro gol da partida, a partir de um escanteio. O Flamengo estava no comando, mas uma série de erros na defesa permitiu ao Santos obter chances no duelo. O empate veio quando Wesley cometeu uma falta em Soteldo, e no rebote da cobrança, Jean Lucas desviou para Nonato, que soltou um belo chute direto para o gol aos 32 minutos.

Logo em seguida, Gerson foi expulso por aplicar uma cotovelada em Julio Furch. Inicialmente, o árbitro Rafael Rodrigo Klein havia punido o jogador apenas com o cartão amarelo, mas após ser chamado pelo VAR, o juiz mudou de decisão e mandou o meio-campista para fora.

No segundo tempo, o Flamengo fez três alterações para reforçar o meio-campo. O técnico Tite trouxe o jovem Victor Hugo no lugar de Luiz Araújo, juntamente com Gabriel Barbosa e Matheuzinho, substituindo Pedro e Wesley, respectivamente. Aos 10 minutos do segundo tempo, o zagueiro Rodrigo Caio retornou ao time, sendo muito aplaudido pelos torcedores.

Durante o segundo tempo, ambos os times tentaram jogadas pelas laterais, mas não conseguiram criar chances claras de gol. Somente aos 28 minutos, Thiago Maia fez um belo desarme no campo adversário, mas Bruno Henrique desperdiçou a oportunidade. O Flamengo teve uma oportunidade de contra-ataque aos 29 minutos, mas foi interrompido por uma falta violenta cometida pelo lateral improvisado na zaga Lucas Braga, que recebeu um cartão amarelo.

No final, a persistência do Santos prevaleceu. Sem conseguir penetrar na defesa do Flamengo, os santistas aproveitaram os chutes de longa distância. Com isso, Joaquim marcou o segundo gol do Santos em chutaço de fora da área, virando a partida.

O confronto terminou com os nervos a flor da pele, tanto para a torcida, que arremessou objetos em direção ao gramado, quanto para os jogadores. Lucas Braga foi expulso no banco de reservas e Bruno Henrique também recebeu o cartão vermelho depois de confrontar o árbitro.

P