Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Com tranquilidade, Vasco goleia Trem em Brasília e passa de fase

Escrito em

Foto: Pedro Santana

Em jogo válido pela primeira fase da Copa do Brasil, Trem (AP) e Vasco se enfrentaram nesta quinta-feira (23), no Mané Garrincha. Com o mando da equipe do Amapá, a partida foi para a capital federal devido a falta de um laudo de segurança atualizado exigido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) do estádio Zerão em que o time realiza partidas. Mesmo com a vantagem do empate por ser a equipe melhor classificada no ranking da CBF, o time de São Januário venceu o Rubro-Negro Amapaense por 4 a 0, com gols Erick Marcus, Pedro Raul, Nenê e Jair .

Classificados para a próxima fase, Maurício Barbieri e os jogadores vascaínos agora voltam a atenção para o Carioca. O Cruzmaltino luta para se manter no G4 de classificação para a etapa seguinte do campeonato regional. Para isso, terá, na próxima segunda (27), o Boavista pela frente. A partida será em São Januário, às 19:30. 

Já os amapaenses só devem voltar a atuar em abril, que é o mês que marca o início do Campeonato Brasileiro da Série D. A tabela de jogos ainda não foi divulgada pela CBF. A equipe também atuará pelo certame regional, porém este começa em maio. 

Vasco domina adversário e abre vantagem 

A partida começou com os cariocas indo pra cima. Com dois minutos de jogo, o Vasco já tinha chegado duas vezes a meta do adversário, sendo uma delas em uma cabeçada perigosa. Aos quatro, o atacante Pedro Raul também assustou o goleiro Redson, mas o arqueiro foi bem na jogada. 

O Cruzmaltino sufocava os amapaenses e criava uma profusão de chances. Com sete jogados, o meia Gabriel Pec fez boa jogada e rolou pra área, porém ninguém desviou a redonda. O atacante Alex Teixeira também teve uma bela oportunidade, entretanto sem sucesso. O time de São Januário conseguia trocar bastante passes e apostava em cruzamentos na área da Locomotiva.

A pressão vascaína deu certo aos 12’. O atacante Erick Marcus recebeu a bola, se livrou de dois marcadores e fez um golaço. Aos 18’, em mais lançamento pra área, Pedro Raul finalizou bem e Redson fez uma linda defesa. O Trem não se encontrava na partida e pouco assustava os adversários, que atuavam com tranquilidade.

Aos 28’, mais um gol carioca. O lateral Lucas Piton recebeu pela esquerda e cruzou. Pedro Raul, quase dentro da meta adversária, desviou pra rede. O time de Barbieri não se contentou com o resultado e buscava mais. Aos 32’ e 33’, Pedro Raul e Alex Teixeira tiveram ótimas chances, mas erraram na hora de finalizar. 

Aos 44’, o Rubro-Negro Amapaense deu o primeiro chute a meta do Vasco. Em finalização sem perigo, o arqueiro Léo Jardim defendeu com tranquilidade. Antes do apito final, Pedro Raul ainda teve outra oportunidade, mas errou o alvo. 

Nenê marca golaço e Jair fecha a conta

Na volta para a etapa final, a equipe de São Januário continuou atacando, mas com menos ímpeto do que no primeiro tempo. Aos 11’, Mauricio Barbieri promoveu a entrada do meia Nenê, que era muito solicitado pela torcida em Brasília. 

E não demorou muito para o camisa 10 corresponder às expectativas. Aos 15’, o meia recebeu pela direita, cortou pro meio e colocou a bola no ângulo de Redson. Um golaço do veterano. Aos 24’, Eguinaldo, que acabara de entrar, ficou na cara do gol, no entanto tocou pra fora. 

Com grande vantagem no placar, os vascaínos pareciam se divertir em campo. A equipe chegava facilmente a meta do Trem. Gabriel Pec, Pedro Raul e Nenê empilharam três chances para fazer o quarto. 

O camisa 9 da Colina, inclusive, era o que mais teve oportunidades para aumentar a distância no placar. Pedro Raul perdeu boas chances, tanto errando chutes ou parando em Redson. Já no final do confronto, aos 48’, o meio-campista Jair foi derrubado pelo volante Doutor. O próprio camisa oito bateu, converteu e deu números finais a goleada vascaína.

Primeiro do “cria”

Autor do primeiro gol da partida no Mané Garrincha, aos 12’, Erick Marcus marcou o primeiro tento pelos profissionais. No lance, o garoto recebeu e driblou dois marcadores, mandando a bola no ângulo.

COPA DO BRASIL – 1ª FASE – JOGO ÚNICO

TREM (AP) 0-4 VASCO

23.02.23 – ESTÁDIO MANÉ GARRINCHA – BRASÍLIA/DF

Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA/DF)

Assistente 1: Leila Naiara Moreira da Cruz (FIFA/DF)

Assistente 2: José Reinaldo Nascimento Junior (DF)

Quarto Árbitro: Matheus de Moraes Silva (DF)

Analista de Campo: Geufran Almeida de Oliveira

Público: 9.956

Renda: R$ 852.197,78

Gols:

Erick Marcus, Pedro Raul, Nenê (Vasco)

Cartões:

Rafael Baiano (A), Zé Lucas (A) (Trem)

TREM

Redson; Rafael Baiano (Gerson), Igor João, João Carlos e Zé Lucas; Sousa, Fábio Mucajá (Doutor), Kaikinha; Aldair (Valker), Neto “Tcholinha” (Buiu) e Higo Calçoene (Leonardo)

Técnico: Sandro Macapá

VASCO

Léo Jardim; Puma Rodrigues (Paulinho), Miranda, Léo e Lucas Piton (Paulo Victor); Rodrigo, Jair e Alex Teixeira (Nenê); Erick Marcus (Eguinaldo), Gabriel Pec (Vinicius), e Pedro Raul

Técnico: Maurício Barbieri

P