Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Cinefoot exibe documentário produzido por jornalista da Esportes Brasília

Escrito em

Foto: Divulgação

O Cinefoot, o festival de cinema de futebol, está chegando a Brasília com uma mostra especial de documentários sobre o esporte mais popular do Brasil. A exibição dos curtas começa na próxima quarta-feira (09) e vai até o dia 13 de novembro. Chegando à 13ª edição, os filmes voltam às telonas, após dois anos sendo exibidos de forma virtual, por conta da pandemia da Covid-19.

Logo no primeiro dia de exibição, estará em cartaz o documentário “Donas da Capital: Futebol Feminino no DF”, que foi produzido pelo repórter fotográfico da Esportes Brasília, Júlio César Silva, e o ex-narrador da EB, Diego Marques.

O doc fala sobre a fundação, estrutura, conquistas e a realidade do futebol feminino do Distrito Federal e contou com a participação de jogadoras, dirigentes e uma jornalista especialista no assunto.

“A ideia surgiu num trabalho final de graduação. Como eu sou fotógrafo esportivo, queria fazer algo na área. Acabou que eu quis falar sobre futebol feminino, mas não sabia o que […] Nisso, eu vi no Twitter o Diego Marques, vi ele falando sobre futebol feminino e ele também estava na fase final de curso. A gente ‘trocou umas ideias’ e assim começamos a nossa jornada nesse documentário”, comenta Júlio.

Diego também já conhecia o cenário do futebol feminino do DF, justamente, por ter participado de várias transmissões do segmento. “Quando eu ingressei na carreira de narrador, o crescimento da minha carreira veio quando eu comecei a fazer o Campeonato Brasileiro Feminino, em 2019 e foi por causa disso. Brasília tem um cenário forte e revela jogadoras que disputam as principais divisões e as pessoas nem sabem […] Fiz esse curta em parceria com o Júlio, um cara mega inteligente, sem ele nada seria possível”.

Apesar de contar com o talento dos dois jornalistas, Júlio e Diego tiveram alguns percalços até chegarem ao resultado final, como a pandemia e pouca disponibilidade de equipamentos. “A gente teve um orçamento mínimo, usamos nosso próprio dinheiro. Foi complicado de fazer, mas deu certo”, diz Diego, orgulhoso do trabalho.

Júlio ressaltou os cuidados que tiveram que tomar para evitar contaminações durante as gravações: “Mesmo na pandemia, a gente tomou os cuidados ‘certinho’ pra fazer as entrevistas. A gente sempre tentou fazer tudo em locais abertos”. O técnico do Cresspom, Robson Marinho, inclusive aparece nas filmagens de máscara de proteção.

Os autores deixaram um convite para os interessados em acompanhar. “Quero convidar todo mundo pra conhecer um pouco mais do esporte local, conhecer histórias dessas mulheres guerreiras, que passaram por muitas coisas pra chegar ao futebol profissional. O cenário está mudando e espero que mude ainda mais rápido”, chama Diego Marques. Júlio César Silva também deixou seu recado: “Aguardo vocês pra assistir esse documentário incrível. Vamos fazer uma festa do futebol feminino, exaltar o futebol feminino, fazer com que cresça e que dê essa visibilidade”.

O “Donas da Capital: Futebol Feminino no DF” será exibido nesta quarta-feira (09), às 19h, no Sesc da 504 Sul. A entrada é franca.

P