Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

BRASILIENSE x CEILÂNDIA: Hora de soltar o grito de campeão candango

Escrito em

Enfim chegou a hora da definição de quem será o campeão brasiliense de 2017. Será neste sábado, a partir das 16h30, no estádio Nacional Mané Garrincha, com transmissão da Esportes Brasília.

Depois do primeiro jogo no Mané Garrincha, onde Ceilândia e Brasiliense empataram em 2×2, agora está tudo em aberto. Quem vencer, será o campeão da 42ª edição do campeonato de Brasília. O empate levará a decisão para as penalidades máximas.

Será o encontro entre as equipes que tiveram o melhor desempenho na primeira fase, com o Ceilândia levando a melhor no saldo de gols. Nas quartas de final, os dois clubes venceram os adversários. O Brasiliense eliminou o Real FC, mesmo perdendo o segundo jogo, e o Ceilândia passou pelo Luziânia.

Nas semifinais, o Ceilândia eliminou o Paracatu e o Brasiliense venceu o Sobradinho. O Ceilândia tem o artilheiro da competição, Romarinho, com 11 gols marcados. As duas defesas sofreram 12 gols em todo o campeonato.

O Brasiliense tem atualmente oito títulos candangos (de 2004 a 2009, 2011 e 2013). O Ceilândia tem dois títulos (2010 e 2012) e é o atual vice-campeão do Distrito Federal.

Esportes Brasília transmite o jogo a partir das 15h30 pelo site www.esportesbrasilia.com.br, pelo Facebook Live e pelos aplicativos.

HISTÓRIA
Na historia de Brasiliense e Ceilândia, as duas equipes já se enfrentaram por 38 vezes (considerando os dois jogos de 2004 pela seletiva para a série C, onde o Brasiliense atuou com o time reserva). O jacaré brasiliense venceu 17 jogos, aconteceram 14 empates e o Ceilândia venceu 7 vezes. A última vitória do Brasiliense foi pelas semifinais do Candangão de 2016, por 2×1. A última vitória do Ceilandia foi também nas semifinais do ano passado, no jogo de ida, por 1×0. O resultado que mais aconteceu no confronto foi de 1×0, por oito vezes.

A média de idade dos jogadores do Brasiliense está em 32,1 anos. Já no Ceilândia, a média de idade é de 28 anos. Souza e Reinaldo são os mais experientes, com 38 anos no Brasiliense. O mais jovem é Gabriel, com 23 anos. Já no Gato Ceilândia, Didão é o mais velho e tem 35 anos. Os mais jovens são Dudu Lopes e Filipe Cirne, ambos com 24 anos.

BRASILIENSE
Os comandados do técnico Rafael Toledo contam com o retorno do atacante Nunes, que cumpriu suspensão no jogo de ida pela expulsão diante do Sobradinho. Com isso, Peninha deve sair do time. Em contrapartida, na lateral direita, o tetracampeão candango pelo jacaré brasiliense, o lateral direito Patrick, está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No seu lugar deve entrar Gabriel, ex-Ceilândia.

O meia Souza deve ser confirmado, pois buscou a recuperação de dores musculares. O atacante Reinaldo também reclamou de dores, mas deve ser confirmado no time que busca o nono título candango.

“O Patrick é um jogador experiente e vai fazer muita falta, mas o Gabriel tem nos ajudado muito e estamos confiantes na sua boa apresentação. Vamos buscar o título”, disse Rafael Toledo, comandante do Brasiliense.

Já o atacante Nunes disparou sobre os “velhinhos do jacaré”: “Estão nos chamando de velhinhos, mas ainda damos um caldo. Queremos é o título candango”, disse Nunes.

O árbitro do jogo Sávio Sampaio havia sido vetado pelo Brasiliense. Ele não apita jogos envolvendo o jacaré brasiliense desde fevereiro de 2016.

CEILÂNDIA
A equipe do técnico Adelson de Almeida, que completará 215 jogos à frente do gato Ceilândia, não tem – a princípio – desfalques por lesão, nem por suspensão. A tendência é que o treinador possa fazer alterações pontuais, já visando uma possível disputa por penalidades máximas.

No gol, o goleiro Pedro Ferreira ganha força por ser considerado como um pegador de pênaltis. No ataque, Romarinho deve continuar tendo a companhia de Michel Platini, com Formiga correndo por fora pela vaga de titular.

Adelson de Almeida comentou sobre a possível saída do comando do time após a decisão do campeonato: “Tinha um acordo com o nosso eterno presidente José Beni, ele que já se foi. Entendo que meu ciclo aqui no Ceilândia esteja se encerrando. Mas na vida tudo muda tão rápido. Vamos aguardar”, disse o vitorioso técnico do Ceilândia.

Já o zagueiro artilheiro Badihuga, que marcou seis gols em 2016 e tem três gols neste Candangão, disse que quer levantar o caneco: “Tenho sido feliz nas finalizações e se surgir a oportunidade eu estarei lá. Quero ser o campeão”, ressalta.

CAMPEONATO BRASILIENSE – FINAL – JOGO DE VOLTA
BRASILIENSE – CEILÂNDIA
06.05.2017 – 16.30 – ESTÁDIO NACIONAL MANÉ GARRINCHA – BRASÍLIA/DF

Arbitragem: Sávio Sampaio
Assistentes: Lehi Souza e Leila Cruz
4º e 5º árbitros: Marcelo Rudá e José Neto
Inspetor: Raimundo Lopo

BRASILIENSE
Andrey; Gabriel, Preto Costa, Wallace e Gérson; Aldo, Lucas Zen, Márcio Diogo e Souza; Reinaldo e Nunes
Técnico: Rafael Toledo.

CEILÂNDIA
Pedro Ferreira (Artur); Dudu Lopes, Badihuga, Wallinson e Elivelto; Didão, Émerson Martins, Alcione e Filipe Cirne; Romarinho e Michel Platini (Formiga)
Técnico: Adelson de Almeida

Natural de Pelotas/RS, Sérgio Porto é jornalista com passagem pelas rádios Planalto AM, Clube AM, Nossa FM, Jovem Pan Brasil e DF10, parceira da Esportes Brasília. Também atua como repórter freelancer em diversas emissoras de rádio do país.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P