Siga Nossas Redes Sociais

De Olho nas Olimpíadas

A largada será aqui!

Escrito em

A chama dos Jogos Rio 2016 já está ardendo na Grécia, berço do movimento Olímpico, desde o dia 21 de abril. Mas antes de seguir para o Brasil, a tocha que que é o símbolo da paz, passará pela sede da ONU na Suiça. A tradição do revezamento da Tocha Olímpica nasceu na Grécia durante a celebração dos Jogos Olímpicos antigos, em Olímpia. Segundo se sabe, a tradição de manter um fogo aceso durante os Jogos Olímpicos remonta à antiguidade, quando se efetuavam sacrifícios a Zeus. Nessas cerimônias, os sacerdotes acendiam uma tocha e o atleta que vencesse uma corrida até ao local onde se encontravam os sacerdotes teria o privilégio de transportar a tocha para acender o altar do sacrifício.

A Tocha Olímpica no Rio 2016 vai passar por aproximadamente mais de 300 cidades, incluindo todas as capitais brasileiras. Os Estados e municípios contemplados, participaram de reuniões preparatórias e de assessoramento onde foram focados temas como acessibilidade, segurança e logística, por entidades governamentais e representantes das polícias civil e militar, segurança pública e demais Órgãos de cada Estado.

Entenda a rota: serão 16 mil quilômetros percorridos de avião e 20 mil quilômetros percorridos por terra. Doze mil condutores irão participar do revezamento. Quem irá conduzir a tocha? Pessoas como você, seu filho, seu vizinho, que desejem participar desse momento histórico no país e ajudar a compartilhar os valores olímpicos.

Giovane Gávio foi o primeiro brasileiro a conduzir a tocha olímpica, ainda na Grécia - Foto: Ministério do Esporte

Giovane Gávio foi o primeiro brasileiro a conduzir a tocha olímpica, ainda na Grécia – Foto: Ministério do Esporte

O fogo que não se apaga! Após a tocha ser acesa pelos raios do sol em um ritual que remete os Jogos da antiguidade, é trazida para o Brasil acesa por meio de um método especial e atravessa o pais até chegar ao Maracanã, no Rio de Janeiro, onde acenderá uma pira, dando início assim aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

No dia três de maio a tocha chegará à cidade de Brasília, dando início aos 100 dias que duração o revezamento da Tocha no Brasil. Na capital federal, a tocha percorrerá cinco regiões administrativas e 15 pontos turísticos. Serão 105 quilômetros percorridos, dos quais cerca de 40 serão feitos por 143 condutores que ainda não tiveram os nomes divulgados. Além disso, Brasília será a primeira cidade a receber atividades olímpicas, dando início ao torneio de futebol. As duas primeiras partidas serão disputadas um dia antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos, 4 de agosto, no Estádio Nacional Mané Garrincha: Iraque x Dinamarca, às 13h, e Brasil x África do Sul, às 16h.

O início do roteiro será às 10h30, após uma cerimônia no Palácio do Planalto, de onde a tocha será levada ao Congresso Nacional, subindo pela lateral na plataforma das cúpulas do Senado e da Câmara dos Deputados e descendo a rampa em direção ao gramado do canteiro central da Esplanada dos Ministérios. Segue pelo Eixo Monumental passando pela Catedral e outros monumentos. Após breve parada na Praça dos Três Poderes, segue para a Ponte JK, no Lago Sul, Pontão do Lago Sul, Estádio Nacional (que será palco de 10 jogos do torneio olímpico de futebol), dirige-se ao Complexo Aquático Cláudio Coutinho, Parque Nacional de Brasília, a Água Mineral, Setor de Indústria e Abastecimento, onde haverá uma parada em frente à concessionária Nissan que é uma das marcas oficiais do evento. Nesse ponto seguirá em comboio até Taguatinga e Riacho Fundo. A previsão é que a tocha chegue ao espaço esportivo do governo de Brasília às 16h50, de onde retornará ao Plano Piloto. A rota até a Via L2 Sul, com transporte por comboio, se dará pelas Estradas-Parque Núcleo Bandeirante, Indústria e Abastecimento Sul e Guará. Na L4 Sul, os veículos farão retorno após a Vila Telebrasília. O revezamento a pé vai ser reiniciado na altura da L2, em frente à 616 Sul, em direção à Rodoviária do Plano Piloto. Após passar pela 204 sul e Setor Bancário Sul, passa pela Rodoviária, Setor Comercial Sul e segue em direção ao Parque da Cidade. De lá seguirá para o Memorial JK e o Memorial dos Povos Indígenas, no Eixo Monumental. Do museu indígena, um ciclista levará a chama até a área em frente à Torre de TV, tradicional ponto turístico da cidade, e a passará para um condutor a pé, que rodeará a fonte. Outro partirá, então, para o gramado central da Esplanada dos Ministérios, nas proximidades da Biblioteca Nacional de Brasília, local em que a tocha será repassada ao último condutor, por volta das 20h20, que a entregará em palco montado para celebração, com programação a ser divulgada posteriormente.

Aspectos da cultura e turismo terão a oportunidade de serem mostrados durante as transmissões para diversos países, divulgando muito mais desse país diversificado, multicultural e hospitaleiro. Espera-se que a população de Brasília participe com o mesmo espírito que rege os valores olímpicos: amizade, excelência e respeito e com orgulho de poder fazer parte desse momento de aquecimento para as grandes emoções que certamente ocorrerão no decorrer da passagem da Tocha Olímpica do Oiapoque ao Xuí.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P