Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

Cerrado Basquete vence Minas fora de casa em partida marcada por caso de racismo

Escrito em

Foto: Hedgard Moraes/MTC

O Cerrado Basquete foi até a cidade de Belo Horizonte/MG na noite desta quarta-feira (06) e conquistou uma importante vitória diante do líder Minas Tênis Clube.

O time mineiro dominou todo o primeiro período, mas depois sofreu uma virada espetacular dos candangos, que chegaram a abrir dez pontos de vantagem no segundo período. No fim, vitória do Cerrado Basquete por 68×67 em plena Arena UniBH.

O cestinha da partida foi Gui Santos, do Cerrado Basquete, com 22 pontos e seis rebotes. O maior pontuador do Minas foi Gemerson, com 19 pontos.

Mas a festa dos candangos ficou manchada na capital mineira. O armador Buiu, do Cerrado, foi vítima de ofensas racistas desferidas pelo armador Nicolas Copello, do Minas. O jogo chegou a ficar paralisado e o caso foi parar na delegacia, já que Buiu registrou um boletim de ocorrência.

As partes se posicionam

O Cerrado Basquete divulgou uma nota nas redes sociais repudiando o caso e considerando as injúrias inaceitáveis. “O compromisso com a igualdade e respeito permeia nossa equipe. Juntos, lutaremos contra essa triste realidade”, diz o texto publicado.

Já o Minas Tênis Clube, clube onde atua Nicolas, afirmou que está apurando os fatos e se colocou à disposição para contribuir com as insvestigações, bem como garantiu que não tolera e repudia qualquer tipo de preconceito.

A Liga Nacional de Basquete, organizadora do NBB, afirmou que executou, no momento da ação, um protocolo elaborado em 2023 e que ainda será encaminhado aos clubes. O atleta foi ouvido pela coordenadora geral do Departamento Técnico da competição, Lilian Gonçalves, orientado a registrar o boletim de ocorrência e encaminhará a denúncia para análise do STJD do Basquete.

O Cerrado Basquete volta às quadras no próximo sábado (09), Às 18h, para enfrentar o Franca, em São Paulo.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P