Siga Nossas Redes Sociais

Vôlei

Ira da torcida desconcentra Brasília Vôlei e equipe perde em casa

Escrito em

Após duas semanas sem jogar devido ao recesso de final de ano, o Brasília Vôlei retornou às quadras na noite desta sexta feira (08). Na primeira partida do ano, a equipe candanga recebeu o Praia Clube de Uberlândia no ginásio do SESI de Taguatinga Norte. Jogando para um ginásio lotado, o time da capital decepcionou sua torcida e perdeu, para o agora líder da competição, por três sets a um, com parciais de 25×22, 18×25, 18×25 e 16×25, em 1h50min. O troféu Viva Vôlei ficou com a ponteira do Praia Clube, Pri Daroit.

A partida ficou marcada por um fator inusitado. A ponteira e capitã da equipe Paula Pequeno foi a maior pontuadora do Brasília com 14 pontos, mas não escapou da ira da torcida. No quarto set, irritados com as inúmeras bolas perdidas pela ponteira, os torcedores começaram a pedir a substituição da atleta. E o técnico Manu Arnaut não pensou duas vezes: atendeu o pedido da torcida. Quando o placar estava 12×16, a jogadora foi sacada do jogo e recebeu vaias da torcida. A bicampeã olímpica retornou à quadra quando o jogo estava 15×22 e foi vaiada novamente.

O técnico do Brasília Vôlei, Manu Arnaut, afirma que a derrota esta dentro do planejamento da equipe e que o foco está nas equipes concorrentes à vaga nos playoffs. “O Praia Clube é uma equipe montada para ser campeã. Nós treinamos a semana inteira pesado, eu falei que a gente não estava preparado para o jogo contra o Praia, que a gente viria com o treino nas costas. O nosso foco esta naquelas equipes que a gente precisa para ficar entre as 8, se conseguirmos chegar entre as quatro ai muda o contexto. Treinamos a semana inteira muito pesado, time chegou cansado, não é um erro, faz parte do planejamento, jogamos bem no primeiro set e depois a equipe cansou é natural perder pro Praia”, analisou o treinador.

Nervosas e irritadas, as atletas do Brasília Vôlei não quiseram conceder entrevistas para as rádios e os demais veículos de comunicação que cobriram a partida.

Brasília Vôlei começou o jogo arrasador, mas acabou tomando a virada - Foto: Felipe Costa/Ponto Marketing Esportivo

Brasília Vôlei começou o jogo arrasador, mas acabou tomando a virada – Foto: Felipe Costa/Ponto Marketing Esportivo

O JOGO
No primeiro set, o time do Brasília começou arrasador. Com um saque muito forte e eficiente, e com uma defesa consistente e aproveitando bem os contra-ataques, o time abriu 10×1 no placar. Já a equipe do Praia contou com uma recepção ruim fazendo com que o técnico Ricardo Picinin mexesse no time logo na primeira parcial, colocando Pri Daroit no lugar da americana Alex e uma troca de levantadoras: Claudinha no lugar de Ju Carrijo.

Com as trocas, o time candango viu a vantagem que era de 10 pontos cair para três, mas ainda assim fechou o set por 25×22 em 30 minutos.

No segundo set, o Ricardo Picinin manteve as alterações feitas no primeiro set e o time mineiro começou com outra postura, abrindo 4×1 no inicio do set. A equipe de Brasília não teve a mesma eficiência na recepção que no anterior e viu a equipe mineira desgarrar no placar, chegando a abrir 16×9 na parcial. O técnico Manu fez uma alteração: a
ponteira Amanda entrou no lugar de Kasielly. O time chegou a ensaiar uma reação, diminuindo a diferença para três pontos, mas a equipe mineira continuou na mesma pegada para fechar o set por 25×18 em 27 minutos.

No terceiro set, as duas equipes mantiveram as alterações feitas ao longo do jogo. A equipe mineira voltou a dominar a partida e abriu 3×1. Com dificuldades na recepção, o time de Brasília ficou com o jogo marcado e, pouco utilizando as centrais, viu a diferença aumentar ainda mais, chegando a 10×4. Durante o set, o técnico Manu Arnaut fez mais uma alteração: a entrada da central Natalia no lugar de Roberta. Mas a alteração não surtiu efeito, a equipe candanga continuou apática e, com muitas dificuldades no passe, a vantagem continuou aumentando. O Praia Clube aproveitou a grande diferença – chegou à casa de oito pontos – para fechar o set por 25×18 em 29 minutos.

No quarto set, o Brasília veio com mais uma alteração: Domingas no lugar de Barbara. A equipe mineira retornou no mesmo ritmo e o time candango com a mesma apatia. O resultado: já começou o set perdendo por 7×4. O ataque da equipe candanga simplesmente não aconteceu. Somando isso aos erros constantes, a vantagem cresceu ainda mais a favor das mineiras, que fecharam o set por 25×16 em 24 minutos e o jogo por três sets a um.

A próxima partida do Brasília Vôlei acontece na próxima terça feira (12), às 20h, contra o Camponesa/Minas, no ginásio do SESI de Taguatinga Norte.

Ana Paula Freire é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e tem na bagagem a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P