Siga Nossas Redes Sociais

Basquete

BRB anuncia patrocínios para o basquete e deixa Cerrado de fora

Escrito em

O Banco de Brasília, entidade estatal da capital federal, anunciou em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (22) o patrocínio a duas equipes que disputam o Novo Basquete Brasil e também à Confederação Brasileira de Basquete.

O Universo/Brasília é um dos times que receberá o aporte financeiro do banco estatal. A equipe confirmou a participação na edição deste ano do Novo Basquete Brasil. Outro clube que terá a marca do banco estampada no uniforme será o Flamengo.

O evento contou com a participação de dirigentes dos clubes candango e carioca, além de secretários da CBB, do presidente da Liga Nacional de Basquete, Kouros Monadjemi, e de outras autoridades. Na oportunidade, o governador Ibaneis Rocha assinou os termos de patrocínio aos clubes e um protocolo de intenções com a entidade máxima do basquete brasileiro.

Governador Ibaneis Rocha recebeu camisa comemorativa do Universo/Brasília durante solenidade no Palácio do Buriti – Foto: Rener Lopes/Agência EB

Contrapartidas

Segundo Ibaneis, para que os contratos do BRB fossem assinados com os times e a Confederação, 30% dos jogos da seleção brasileira e do Flamengo deverão ser disputados em Brasília e, a partir do segundo semestre, a ideia é de que a CBB traga os Centros de Treinamentos para a capital federal.

“Quero, até o fim do meu governo, com ações como essa, mostrar que Brasília é a capital da República do país”, garantiu o governador Ibaneis Rocha.

O governador garantiu que a intenção do banco também é apoiar o desenvolvimento de basquete entre os jovens. “A ideia é de levar o apoio para os campeonatos regionais aqui, formando os novos atletas nos Centros Olímpicos, que vão passar por um processo de renovação e melhorias”, explicou.

Escolha dos patrocinados

Nas redes sociais, quando foi anunciado o patrocínio para os times e a Confederação – mantida em sigilo por mais de quatro meses -, uma comoção tomou conta com a seguinte pergunta: porquê não patrocinar somente os times da capital federal, caso de Universo/Brasília e Cerrado Basquete?

“Nós estamos em uma fase inicial. Não quer dizer que não vamos expandir. De início, pegamos os times que tinham mais tradição, nome e mais títulos. Acho que essa é a forma que colocamos o pé”, ressaltou Ibaneis Rocha.

No entanto, o governador do DF garantiu que a porta não está fechada completamente para o time verde. “Conforme ‘o andar da carruagem’, outros times virão e o interesse é colocar todos os times dentro de um projeto, para elevar o basquete no DF e proporcionar, para o mundo, o conhecimento sobre o que Brasília tem a oferecer”, finalizou.

Vale lembrar que o verdão candango disputou a Liga Ouro 2019 e pleiteou a entrada no NBB12. Contudo, a falta de patrocínio tirou a equipe da primeira divisão nacional e das competições da CBB.

Os valores dos patrocínios não foram revelados, mas fontes revelaram à reportagem da Esportes Brasília que o rubro-negro carioca poderá ter o aporte financeiro duas vezes maior que a equipe candanga.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

P