Siga Nossas Redes Sociais

Vôlei

Brasília Vôlei vence Rio do Sul de virada na festa de aniversário de Paula Pequeno

Escrito em

Na tarde deste sábado (21), o Brasília Vôlei entrou em quadra no retorno da Superliga após encerrar a participação na Copa Brasil. O adversário foi o Rio do Sul, em jogo realizado no ginásio Nilson Nelson. As donas da casa venceram as catarinenses por 3 sets a 2, com parciais de 16×25, 32×30, 19×25, 25×18 e 15×06. A levantadora Macris, do Brasília Vôlei, foi eleita a melhor em quadra e recebeu o troféu Viva Vôlei.

A partida válida pela terceira rodada do segundo teve uma ocasião mais do que especial. A ponteira Paula Pequeno completou 20 anos de carreira, sendo quatro anos de Brasília Vôlei e foi homenageada durante a partida. Uma ocasião importante pede um palco importante. O escolhido foi o ginásio Nilson Nelson, jogando diante de um público de 1.780 pessoas.

Paula Pequeno recebe homenagem pelos 20 anos de esporte com a filha - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Paula Pequeno recebe homenagem pelos 20 anos de esporte com a filha – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Homenageada do dia, a capitã Paula Pequeno ressaltou a qualidade dos treinos no Nilson Nelson para não sentir tanto a diferença. “É um ginásio que eu já joguei muitas vezes, mas as meninas não. O grande diferencial, que não fez tanta diferença sobre as referencias, foi o fato de termos tido quatro treinos aqui que foram muito bem aproveitados, o fato de morar aqui deu a vantagem de fazer mais treinos aqui que elas e nos adaptamos a tempo”, contou a bicampeã olímpica.

O jogo foi marcado pelo equilíbrio, principalmente no segundo set vencido pelo Brasília por 32×30. Pra o treinador do Brasília Vôlei, Anderson Rodrigues, caso o resultado tivesse adverso naquela parcial, a partida poderia ser diferente. “Acho que a gente perderia totalmente o rumo da partida. A vitória do segundo set foi importantíssima, da busca pelo placar ai caímos de produção no set seguinte. Coisa de nervosismo, jogo parelho e estamos precisando equilibrar um pouco mais”, ressaltou o treinador.

O JOGO
A equipe de Brasília começou a partida demonstrando nervosismo e as catarinenses aproveitaram para abrir 4×1 no set. Passado o nervosismo, as donas da casa começaram a rodar as bolas com mais naturalidade. Porém, a diferença passava por três ou quatro pontos. Isso permaneceu até o final, quando o Rio do Sul fechou o set por 25×16, em 20min, e abriu um set a zero no jogo.

O segundo set começou mais igual que o primeiro, sem nenhuma das equipes desgarrarem no placar. O time da casa começou a se impor no bloqueio, enquanto as catarinenses se postavam muito bem na defesa, tornando a vida de Brasília ainda mais difícil.

A primeira brecha veio quando o Brasília Vôlei vencia por 17×16 e o Rio do Sul falhou na recepção do saque de Amanda. A reta final do set foi emocionante, com o Brasília fechando por 32×30 depois de um ataque de Paula e empatando o jogo em sets.

Segundo set foi o mais disputado da partida, onde o Brasília Vôlei venceu por 32x30 - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Segundo set foi o mais disputado da partida, onde o Brasília Vôlei venceu por 32×30 – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Depois de um final de segundo set eletrizante, o terceiro começou tão equilibrado quanto a parcial anterior. As equipes empatavam em nove pontos, quando o Rio do Sul abriu três pontos de vantagem em 13×10 depois de emplacar boas defesas e proporcionar bons contra-ataques. Depois0 o time do interior de Santa Catarina controlou o set para fechar a parcial por 25×19 e abrir dois sets a um no jogo.

O quarto set era de vida ou morte para o Brasília. Isso fez com que as donas da casa sentissem ainda mais o nervosismo, começando o set errando muito. Contudo, o Rio do Sul errou mais e as donas da casa abriram 14×7 no inicio da parcial. Depois, as candangas apenas administraram o placar pra fechar o set por 25×19, empatar o jogo e levar a decisão para o tiebreak.

Roberta (D) foi fundamental na reação do Brasília Vôlei, levando o jogo para o tiebreak - Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

Roberta (D) foi fundamental na reação do Brasília Vôlei, levando o jogo para o tiebreak – Foto: Carlos Teixeira/Agência EB

O tiebreak começou com o Brasília abrindo 5×0 depois de dois erros de ataque do Rio do Sul e três bons contra ataques feitos pelas candangas. A equipe catarinense, aos poucos, foi tentando entrar no set. Mas, em uma parcial curta de apenas 15 pontos, a vantagem do Brasília era muito boa e a equipe não desperdiçou a oportunidade. Mesmo com Rio do Sul diminuindo a diferença para 8×5, Brasília fechou o set por 15×06 e venceu o jogo por três sets a dois.

O Brasília Vôlei retorna a quadra na próxima terça feira (24), às 20h, contra o Praia Clube de Uberlândia, no ginásio Nilson Nelson.

Ana Paula Freire é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Brasília e tem na bagagem a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P