A Confederação Brasileira de Futebol divulgou, nesta quinta-feira (02), o calendário do futebol brasileiro para 2020. A temporada irá de 22 de janeiro a 06 de dezembro.

A Copa do Brasil, competição que terá a participação de Gama e Brasiliense como representantes da capital federal, será disputada entre os dias 05 de fevereiro e 16 de setembro.

Já a Copa Verde ainda não teve as datas definidas pela CBF. A outra competição regionalizada, a Copa do Nordeste, também não consta no calendário da entidade máxima do futebol brasileiro.

Mas a mudança mais notada diz respeito à série D, que também tem a participação de periquito e jacaré e começará em 03 de maio. A CBF manteve o número de clubes em 68. Porém, oito desses disputarão uma pré-Série D. Os quatro vencedores se juntam a 60 times e se dividem em oito chaves, com oito times cada.

Das oito chaves, se classificam para a segunda fase os quatro primeiros, totalizando 32 times. Eles serão divididos em 16 grupos e começam a disputar o mata-mata, até que se atinja o campeão e os quatro qualificados para a Série D 2021.

O Gama, por ser o atual campeão do Candangão, está garantido entre os 60 clubes já qualificados da quarta divisão nacional. Contudo, ainda não se sabe se o Brasiliense, que foi vice-campeão em 2019, terá que passar pela pré-Série D. O jacaré pode ter que passar pela fase qualificatória por conta da posição do Distrito Federal no ranking da CBF.