Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

Brasileiro: Como chegam os adversários de Brasiliense e Sobradinho na Série D

Escrito em

Vai começar a Série D do Campeonato Brasileiro. 68 clubes divididos em 17 grupos começam, no próximo sábado (04), a caminhada que alçará quatro equipes à terceira divisão nacional, além de consagrar uma agremiação como campeã do país. Com o fim de 24 dos 27 estaduais, é possível analisar como chegam os adversários dos clubes candangos para a maior competição da temporada – e foi exatamente isso que fez a Esportes Brasília.

Sobradinho e Brasiliense, campeão e vice do Campeonato Candango 2018, respectivamente, representam o Distrito Federal na competição. Defensor do título, o alvinegro da região serrana não passou do quinto lugar na primeira fase do Candangão, e caiu logo nas quartas frente ao Real FC, sem sequer vencer o jovem clube do Núcleo Bandeirante no mata-mata.

O Jacaré, por sua vez, avançou com tranquilidade na segunda posição, com nove vitórias e um empate. A única derrota – bem como o único gol sofrido – na fase inicial veio no clássico com o Gama, na nona rodada. Já nas semifinais, o tropeço diante do Paracatu custou o comandante da equipe. Abalado, o Jacaré até conseguiu a vaga na decisão, mas teve de se contentar com o bi-vice-campeonato – e desta vez para o arquirrival.

Agora, porém, o Candangão é quilômetro rodado. Alocado no grupo A12, o Leão terá como adversários o Vitória/ES, a Caldense/MG e a tradicional Portuguesa/RJ. O Brasiliense, sorteado na chave A13 do campeonato, medirá forças com Serra/ES, Ituano/SP e URT/MG. A Série D desponta no horizonte, e enquanto os times ajustam os detalhes para a competição, a EB analisou o desempenho de quem os candangos enfrentarão no Brasileiro.

Chave do Leão

Vitória/ES
Após 12 anos de seca, o Vitória/ES foi vice-líder na primeira fase, com 17 pontos em nove jogos. Foram 14 gols marcados(3º melhor ataque) e nove sofridos (3ª melhor defesa). Bateu Atlético Itapemirim e Estrela do Norte para chegar à decisão frente ao Real Noroeste, líder da fase inicial. Nos pênaltis, o Vitória conquistou o 10º Campeonato Capixaba da história.

Portuguesa/RJ
No grupo que classificou Fluminense e Vasco, a Portuguesa foi quinta colocada, à frente apenas do Americano. Foram quatro pontos em seis jogos, cinco gols marcados e 14 tentos sofridos. Apesar do pífio desempenho do time da Ilha do Governador, vale lembrar que os cariocas ocupam a terceira posição no ranking de federações da CBF.

Caldense/MG
Quinta colocada na primeira fase do Campeonato Mineiro (organizado pela quarta federação no ranking da Confederação Brasileira de Futebol), a Caldense perdeu mais que venceu (três vitórias, quatro empates e quatro derrotas) e chegou a 13 pontos em 11 jogos. A equipe de Poços de Caldas concedeu 12 gols e marcou 11 na primeira fase. Nas quartas, perdeu por 2×0 no jogo único frente ao América.

Vitória foi campeão capixaba de 2019 ao bater o Real Noroeste na decisão – Foto: Wagner Chaló/Vitória FC

Grupo do Jacaré

Serra/ES
O time da região metropolitana de Vitória não conseguiu o bicampeonato local. Com quatro triunfos, quatro derrotas e um empate, o Serra cravou a quinta posição na primeira fase do Campeonato Capixaba. Foram 14 gols marcados e 12 sofridos, mas a campanha acabou nas quartas de final, frente o Rio Branco, do atacante uruguaio Loco Abreu.

Ituano/SP
Mais badalado do grupo, o time de Itu garantiu a vaga na quarta divisão graças à sensacional campanha que culminou com a terceira posição geral do maior estadual do país em 2018. Neste ano, liderou o grupo D, composto por São Paulo, Botafogo e Oeste. Em 12 jogos, foram 17 pontos, 19 gols marcados (melhor ataque geral) e 12 sofridos. Nas quartas, pegou novamente o tricolor, mas perdeu os dois jogos e deu adeus ao Campeonato Paulista.

URT/MG
A União Recreativa dos Trabalhadores, de Patos de Minas, não manteve as boas campanhas no Campeonato Mineiro, inclusive na temporada passada, quando chegou às quartas de final, e foi décima colocada na primeira fase. Conquistou dez pontos em 11 jogos e anotou nove gols, enquanto concedeu 16. Assim, ficou de fora do grupo de oito times que avançaram às fase seguinte.

Estádio Novelli Junior receberá o confronto entre Ituano e Brasiliense, pela primeira fase da competição – Foto: Emílio Botta/GloboEsporte.com

Seleto

Dos 24 campeões estaduais do Brasil, quatro já ergueram taças em 2019. Além do adversário do Sobradinho na estreia, América/RN, Manaus/AM e River/PI conquistaram os campeonatos locais e chegam embalados para o certame nacional.

Até o fechamento desta matéria, Roraima acabara de conhecer os finalistas (Grêmio Atlético Sampaio – GAS e Baré). Já os tocantinenses disputam a sexta de oito rodadas da primeira fase do certame. Contudo, o amapaense sequer começou (a bola rola em 2 de maio).

Democracia

A Série D, por si só, possui mais competidores que o somatório das três divisões superiores. São 68 equipes de 27 federações. Desta maneira, o quarto escalão do futebol nacional é também o mais democrático. Nas Séries A, B e C possuem cada uma 20 times, e as duas primeiras englobam 10 federações. Na terceira divisão, as duas dezenas de participantes vêm de 13 estados.

Definidas a partir da temporada anterior, as equipes começam o ano cientes que terão, pelo menos, seis jogos após o fim dos campeonatos estaduais. O efeito colateral do sistema é visto com o Gama. O atual campeão candango garantiu a vaga na Série D na próxima temporada, mas fechou as portas em 20 de abril pois não há mais competições oficiais a disputar.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P