Siga Nossas Redes Sociais

Ponto a Ponto

Ponto a ponto, o que foi Brasil x Paraguai pela Copa América

Escrito em

A partir das quartas de final da Copa América, a Esportes Brasília volta a trazer colunistas para falar sobre os mais diversos assuntos esportivos. Para começar, Elvio Andrade passa a trazer o “Ponto a Ponto“: um espaço em que os jogadores que estão em campo nas partidas são comparados, para que o torcedor possa conhecer um pouco mais de quem entrou em campo.

Na primeira coluna, Élvio traz a análise do confronto entre Brasil e Paraguai, vencido apenas nos pênaltis pelos brasileiros, por 4×3 (no tempo normal, o placar foi de 0x0).


Goleiros => Alisson Becker x Gatito Fernández

Liverpool x Botafogo. O goleiro brasileiro teve passagem pelo Internacional/RS onde saiu das categorias de base, da escola de Cláudio Taffarell. Foi para a Roma em 2016 e permaneceu até 2018, quando o Liverpool precisava de um goleiro para substituir Karius – o goleiro que falhou na final da Champions League 2017/2018 na final contra o Real Madrid. No ano seguinte, Liverpool campeão sobre o Tottenham Spurs, na final entre Klöpp x Pochettino. Gatito teve passagem pelo Racing/ARG, Utrecht/HOL, Vitória/Ba e Figueirense/SC antes de chegar ao Botafogo, porém começou a carreira no Cerro Porteño/PAR.

Lateral Direita => Daniel Alves x Iván Piris

De um lado o jogador com mais títulos oficiais na história do futebol – Daniel Alves – do outro lado, Iván Rodrigo Piris Leguizámon, revelado pelo Cerro Porteño, assim como o Gatito. Piris é conhecido de um torcedor tricolor, com passagem no São Paulo em 2011 e 2012, depois jogou pela Roma/ITA, Sporting/POR, Udinese/ITA, depois da Europa tentou a carreira retornando para a México, Monterrey e Léon foram seus destinos, por fim retornou ao Paraguai jogando pelo Libertad. O curioso da passagem de Piris pelo São Paulo foi que na partida em que o lateral marcou seu único gol contra o Ceará na goleada de 4a0, também marcaram os gols desse jogo: Casemiro e Rivaldo. Além disso, o time ainda contava com Lucas, herói do Tottenham na Champions League desse ano. Enquanto Dani Alves coleciona 42 titulos na carreira com passagens por Barcelona, Juventus e PSG. O destino do jogador ainda é incerto, mas há quem diga que ele retornará para Barcelona.

Zagueiros => Marquinhos e Thiago Silva x Gustavo Gómez e Balbuena

Um duelo entre zagueiros do PSG contra zagueiros que são ídolos de torcidas rivais paulistas: Gustavo Gomez, atual zagueiro do Palmeiras, responsável pela defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro de 2019 e Balbuena, ex zagueiro do Corinthians, responsável pela defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro de 2017. Um trabalho duro para o ataque brasileiro, porém com passagens pelo futebol brasileiro, ninguém melhor para conhecer as qualidades e os defeitos de cada um. Enquanto a zaga brasileira permanece sem tomar gol e buscando cada vez mais não ser surpreendida com o contra ataque paraguaio, melhor subida ao ataque para fazer gols em jogadas aéreas do que Balbuena e Gómez, apenas Mina e Sánchez nessa Copa América pode superar.

Lateral Esquerda => Filipe Luís x Junior Alonso

Atlético de Madrid x Boca JRS. O lateral de segurança de Diego Simeone pode ser novidade no futebol brasileiro nos próximos meses, enquanto os clubes europeus não se movimentam para trazer Filipe Luís para seu plantel, clubes como Flamengo e Palmeiras já sondam o jogador em suas especulações. Ótimo lateral defensivo, que algumas vezes sobe ao ataque e auxilia muito os centroavantes em jogadas de contra ataque. Junior Alonso pertence ao Lille/FRA, mas joga pelo Boca Jrs por empréstimo, após passagem pelo futebol espanhol.

Volantes => Allan e Arthur x Ortiz e Richard Sánchez

Garoto das categorias de base do Vasco quando surgiu, o atleta chegou a jogar 100 jogos com a camisa cruzmaltina. Se transferiu para a Udinese onde jogou por 3 temporadas, logo depois foi transferido para o Napoli, seu atual clube. O garoto Arthur surgia no Grêmio e conquistou Libertadores da América, dali partiu para o Barcelona/ESP onde ganhou o apelido de “novo Xavi” pela forma de organizar o meio campo e com a eficiência com os passes corretos.

Ortiz surgiu nas categorias de base do Olimpia, onde permanece jogando atualmente, teve passagem pelo Toluca-MEX em 2013-2014. Richard Sánchez, jogador jovem que atuou pelo River Plate, com o fim do empréstimo retornou ao Olimpia.

Meias => Coutinho e Everton x Arzamendia e Almirón

Coutinho é jogador do Barcelona, mas segue envolvido em suspeitas de transferências, há quem diga que o Liverpool gostaria de repatriá-lo, enquanto isso Everton cebolinha vem chamando atenção e usa a Copa América como principal holofote. Surgindo do banco e tomando a posição de David Neres, o gremista apresenta regularidade e ousadia ao enfrentar os jogadores no mano a mano. Minhas fontes disseram que o Milan tem interesse no Everton e tenta diálogos após a Copa América, concorda com uma dupla Paquetá e Everton no clube rossonero para próxima temporada. Arzamendia tem 21 anos, joga pelo Cerro Porteño, enquanto Almirón é jogador contratado do Newcastle. Almirón obteve destaque na Liga Americana de Futebol (MLS) pelo Atlanta United, chamando atenção pela velocidade, chegou ao Newcastle como a principal referência no meio campo. Esse jogador não deve durar muito tempo no Newcastle e logo aparecerá nas manchetes de transações.

Ataques => Firmino e Jesus x Derlis González e Hernán Pérez

Uma dupla formada por atacantes de Manchester City e Liverpool contra uma dupla de atacantes que joga pelo Espanyol/ESP e Santos/BRA. Firmino vive um momento espetacular em seu clube, enquanto Jesus pede passagem numa vaga que tem o ídolo Agüero fazendo o impossível acontecer. Derlis veio do Dinamo de Kiev e foi envolvido em negociação com o empréstimo de Vitor Bueno. O jogador esteve presente na última eliminação do Brasil frente ao Paraguai em 2015 nos pênaltis.

Técnicos => Tite x Eduardo Berizzo

O técnico brasileiro treinou Corinthians e Grêmio antes de chegar a seleção. O técnico argentino treinou Atlético Bilbao e Sevilla antes de assumir a seleção paraguaia. Como jogador, Tite passou por Portuguesa e Guarani, enquanto Berizzo passou por River Plate e Newell Old Boys.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P