Siga Nossas Redes Sociais

De Olho nas Olimpíadas

Arquitetura nômade: entenda como funciona

Escrito em

Algumas das construções montadas para os Jogos Rio 2016 são chamadas de arquitetura nômade. E o que isso significa? Esse conceito foi pensado para o futuro, ou seja, o destino que teriam essas construções após a realização das competições, tendo como um dos principais pilares, a relação custo-benefício das obras.

A ideia era evitar o chamado elefante branco como legado, em que como visto em edições passadas, essas construções foram abandonadas e ficaram totalmente ociosas.

Pensando nisso, a ideia de utilização da construção nômade em algumas instalações pareceu ser a mais eficiente, pois terão outro destino e irão beneficiar a comunidade local como é o caso da Arena do Futuro e do Estádio Aquático. A primeira será transformada em quatro escolas e a segunda, em dois centros de treinamento com piscinas em lugares diferentes.

Lembrando que a Arena do Futuro será sede das partidas de handebol e de golbol, na Olimpíada e na Paralimpíada, respectivamente. Dessa forma, a construção foi pensada para que pudesse ter outra destinação logo após os Jogos e para isso a montagem e desmontagem precisaria ser simples.

As Escolas
Como serão as 4 escolas construídas com a estrutura da Arena do Futuro? Terão a capacidade para atender 500 alunos e contarão com 17 salas de aula cada. O projeto de ensino de ponta contemplará sala multiuso e de informática, biblioteca e quadra poliesportiva coberta com arquibancada, entre outras instalações.

O Estádio Aquático, que será palco de uma das principais competições da Olimpíada, dará lugar dois centros de treinamento com piscina olímpica para depois dos Jogos do Rio, no próximo ano.

Muitos Estados brasileiros já estão pleiteando receber a estrutura da piscina de 50m, que corresponde à medida olímpica. O desmembramento da arena se transformará em um CT coberto, com capacidade para seis mil pessoas, e outro descoberto, com metade dos lugares.

Memória olímpica:
O centro de tênis nos Jogos de Atlanta 1996 e as instalações de canoagem e slalom nos Jogos de Pequim ficaram abandonadas e inutilizados depois dos Jogos.

O estádio Olímpico de Atenas, palco de grandes competições em 2004, é o único que continua sendo utilizado, as demais instalações estão totalmente subutilizadas. Outros exemplos poderiam ser citados referentes a má utilização e conservação de instalações, pós olimpíadas.

A Prefeitura do Rio garantiu que a construção desses equipamentos por meio da utilização da arquitetura nômada, além de beneficiar a utilização dos mesmos pela população nos anos seguintes, irá evitar o legado dos chamados elefantes brancos. Que assim seja!

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P