Futebol
Com show de Wallace Penambucano, Capital vence Ceilândia e volta ao G-4
Capitão do Tricolor na partida marca três gols e guia Capital para grande vitória sobre o Ceilândia
Escrito 4 semanas atrás em
Por Rafael Saraiva

Foto: Ueslei Costa/Capital
Na tarde deste domingo (23), o Capital recebeu o Ceilândia no Estádio JK em partida válida pela oitava rodada do Candangão 2025. Com a vitória por 4 x 1, a torcida mandante comemorou a volta da equipe entre os quatro primeiros da tabela.
Empolgado pela classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, no meio de semana, o Tricolor conseguiu excelente resultado guiado por show de Wallace Pernambucano com um hat-trick. Por outro lado, devido ao jogo da próxima quinta-feira (27) contra o Coritiba, o técnico Adelson de Almeida decidiu preservar alguns titulares do Ceilândia para o confronto e, por consequência do resultado, o Gato Preto perdeu a liderança do campeonato.
PRIMEIRO TEMPO
Na busca pra fazer valer a força do time titular, o Capital tomou as rédeas de grande parte do primeiro tempo e mostrou isso logo cedo no Estádio JK. Aos oito minutos, na primeira chance de gol, Vinicius acertou um lindo cruzamento de trivela para Wallace Pernambucano na referência. O atacante domina no peito, ganha no pivô e fuzila as redes do Ceilândia, abrindo o placar para o Tricolor.
Para manter a postura e continuar com o resultado a favor, o Capital ainda teve mais uma chance antes de ampliar o placar. Rodriguinho buscou uma finalização de fora da área, mas Elias fez uma defesa tranquila em dois tempos. Depois disso, aos 28 minutos, a estrela da tarde voltou a aparecer. Em cobrança de falta distante do gol, Wallace Pernambucano usou seu chute potente mais uma vez e acertou o canto do gol para marcar o segundo gol dos mandantes.
Com o início avassalador do Capital e sem ter reação para tentar reverter o baque, o Ceilândia conseguiu sua primeira chance apenas aos 38 minutos, quando o goleiro Reynaldo parou a boa cobrança de falta de Danillo. Na sequência, justamente no escanteio originado pela falta, a bola passou por toda a defesa do Tricolor e chegou em Milla, sozinho, para diminuir o prejuízo, mostrando uma incrível eficiência dos visitantes.
Antes do fim da primeira etapa, as duas equipes ainda tiveram uma oportunidade cada uma: Matheusinho aos 42′ recebeu de Lucas Oliveira mas foi parado por Elias e Wisman aos 44′ recebeu de Pablo Félix dentro da área, girou sobre a marcação e chutou mascado, fácil para Reynaldo.
SEGUNDO TEMPO
O início do segundo tempo mostrou que, de fato, era dia de Wallace Pernambucano. O centroavante do Tricolor aproveitou o momento iluminado para ampliar o placar. Aos dois minutos, Matheusinho fez jogada pela esquerda e cruzou para o homem do jogo marcar seu hat-trick na partida.
E não é só de gols que vive o atacante. Logo na sequência, aos 6′, Wallace acionou o Rodriguinho pela direita, mas o meia chutou em cima do goleiro Elias. Por outro lado, o Ceilândia, abatido, tentou chegar com Jean Patrick, aos 12 minutos, com chute de muito longe, fora do gol de Reynaldo.
Depois do começo de segundo tempo mais frenético, o Capital decidiu segurar um pouco suas ações e controlar a partida. Enquanto isso, sem seus melhores jogadores, o Ceilândia não conseguiu se aproximar do empate e o jogo se manteve favorável aos mandantes.
Aos 39 minutos, Wallace errou o recuo de cabeça e tirou a bola do goleiro Reynaldo, o que deixou Quarcoo, que havia entrado apenas dois minutos antes, sozinho para marcar o quarto gol do Capital na partida. Próximo do fim da partida, ainda deu tempo de Julen Sandy quase aumentar a goleada com uma cabeçada que passou rente à trave de Elias. Contudo, o jogo permaneceu com o placar de 4 x 1 até o apito final do árbitro.
FICHA TÉCNICA
CAPITAL X CEILÂNDIA
Candangão 2025 – 8ª rodada – Estádio JK – Paranoá – 23/02/2025 – 16h
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa
Assistente 1: Leila Naiara Moreira da Cruz
Assistente 2: Josieliton Silva dos Santos
4º árbitro: Cássia França de Souza
CAPITAL
Reynaldo; Vinícius (Quarcoo), Lucas Oliveira, Éder Lima e Mattheus Silva; Maycon, Rodriguinho e Robert (Romarinho); Matheus Anderson (Deisinho), Matheus Bossa (Renan) e Wallace Pernambucano (Julen Sandy).
Técnico: Marcelo Cabo.
Gol(s): Wallace Pernambucano (3x) e Quarcoo.
Cartões: Vinícius (A).
CEILÂNDIA
Elias; Paulinho, Wallace, Euller e Danillo; Júlio César, Júlio Franco (Nando) e Jean Patrick (Pedro Bambu); Milla (Nolasco), Wisman (Diogo Tocantins) e Pablo Felix (Fornazier).
Técnico: Adelson de Almeida.
Gol(s): Milla.
Cartões: Paulinho (A), Nolasco (A) e Euller (A).
Estudante de jornalismo no quinto semestre com experiência em matérias sobre futebol brasiliense e nacional.


Movimento Verde-Amarelo é expulso do Mané Mercado antes de jogo da Seleção

Goiás vence o Brasiliense nos pênaltis e se classifica para a final da Copa Verde

Joias da base do Capital acertam com o Corinthians

CBF inicia venda de ingressos para Brasil x Colômbia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 2026

Jogador e comissão do Real Brasília conseguem efeito suspensivo pelo TJD-DF
