Rio 2016
Sem graves falhas, Anatel registra 1,4 TB de tráfego na abertura da Rio 2016
Escrito 10 anos atrás em
Por Gabriel Lima

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 mal começaram e já alcançamos mais um número expressivo. Nada de esportes, e sim, tráfego de dados. Na abertura do evento, realizada no último dia 05 no Maracanã, a quantidade de dados registrados foi de 1,4 Terabytes (TB), o dobro em relação a final da Copa do Mundo de 2014, em 13 de julho daquele ano.
O cálculo, feito pela Agencia Nacional de Telecomunicações (Anatel), considerou os uplinks, usado para enviar, e o downlink, utilizada para fazer o download de arquivos, utilizando apenas as redes móveis, 3G e 4G, entre às 19h e 23h. A média de fotos enviados e recebidas foi de 36, contra 18 da competição ocorrida há dois anos. Para o cálculo, foi atribuído um tamanho médio de 550 Kb a cada fotografia.
Em uma era da tecnologia e das redes sociais, que utilizam o serviço de rápido compartilhamento, é possível afirmar que a internet móvel de telefonia superaram o desafio da demanda do público na abertura, pois não aconteceram congestionamentos acentuados e nem interrupções no serviço.
Contudo, alguns usuários registraram lentidão em curtos períodos de tempo. Para que chegasse a esse ponto, segundo a Agência, foram feitos reforços na infraestrutura para o aumento da capacidade de dados transportados na rede, além de instalações temporárias nas proximidades dos Jogos para melhor o sinal.
A expectativa é que a utilização desse serviço na Rio 2016 seja quatro vezes maior que em Londres 2012. Neste ano, espera-se que sejam trafegados 240 Gb por segundo. Nas últimas Olímpiadas, foram apontados 60 Gb por segundo.
Durante o dia da cerimonia, a Anatel realizou testes de performances na zona do Maracanã para simular o uso de serviços comumente utilizados, como downloads e uploads de arquivos, além do serviço de voz.
Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).


SESC Ceilândia receberá partidas do Cerrado Basquete na LBF 2026

Com gols no primeiro tempo, Gama vence Monte Roraima e avança na Copa do Brasil






