Rio 2016
Rafaela Silva derrota lutadora da Mongólia e é ouro no judô
Escrito 10 anos atrás em
Por Willian Souto

Depois de dois dias de expectativa e de muita torcida, o judô brasileiro manteve a tradição de ganhar medalhas em Jogos Olímpicos.
A carioca Rafaela Silva (24) conquistou o ouro na categoria peso-leve, até 57 Kg, ao derrotar Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, com um Wazari quando faltavam 02’54” para o fim da luta e fez a festa da torcida que lotou a Arena Carioca 2.
O inicio da luta foi marcado por muito estudo de parte a parte. As duas atletas receberam punição do árbitro por falta de combatividade, mas com o passar do tempo, Rafaela – que demonstrou estar concentrada durante toda a competição – foi para cima da adversária, além de conseguir se defender dos perigosos contra-ataques de Dorjsuren. Com a vantagem no placar foi só esperar o relógio zerar e garantir o ouro.

Rafaela Silva vence Sumiya Dorjsuren, da Mongólia, e é ouro no judô – Foto: Roberto Castro/Brasil2016
No caminho para a conquista, Rafaela derrotou, inclusive, a húngara Hedvig Karakas, nas quartas de final, para quem havia perdido nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
Na semifinal, em uma luta vencida no Golden Score – em que a primeira judoca a pontuar sai vencedora -, a brasileira bateu a romena Corina Caprioriu.
Esta é a vigésima conquista de medalha do judô brasileiro na história olímpica e a segunda nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Antes, Felipe Wu foi prata no tiro esportivo.

SESC Ceilândia receberá partidas do Cerrado Basquete na LBF 2026

Com gols no primeiro tempo, Gama vence Monte Roraima e avança na Copa do Brasil







