Siga Nossas Redes Sociais

Rio 2016

Em noite de festa, Maracanã vira templo paralímpico

Escrito em

Em uma noite cheia de grandes surpresas o estádio do Maracanã recebeu mais de 50 mil pessoas que acompanharam a abertura dos Jogos Paralímpicos Rio-2016, nesta quarta-feira (7). Nem a forte chuva que caiu durante a cerimônia foi capaz de tirar a alegria dos atletas e do público que fizeram a festa.

O momento mais simbólico da noite foi quando o nadador Clodoaldo Silva, o tubarão, acendeu a pira. Antes disso, outros acontecimentos marcaram a abertura da paralimpíada.

Com o Hino Nacional Brasileiro tocado ao piano pelo maestro João Carlos Martins, o que se viu foi uma grande festa com muita música, dança, espetáculo pirotécnico. A mensagem “O coração não conhece limites”, mostrou  que em algum momento todos os seres humanos, com deficiência ou não, tem limitações.

No início da cerimônia, em um momento de pura adrenalina, o cadeirante atleta radical Aaron Wheelz desceu, em uma cadeira de rodas, uma rampa gigante e saltou por dentro de um 0. Outro momento que cativou o público foi a entrada de seis crianças com deficiência que, juntamente com seus pais, entraram no estádio com a bandeira paralímpica.

Na reta final da abertura aconteceu o momento de maior tensão dentro do Maracanã. Durante a passagem da tocha, a ex-atleta Márcia Malsar -que usa uma bengala para se locomover- se desequilibrou e caiu, mas se levantou rapidamente e seguiu sua caminhada com um sorriso no rosto.

Durante o evento, o clima político conturbado vivido pelo Brasil rendeu um momento constrangedor para o presidente Michel Temer que foi vaiado por parte do púbico ao declarar a abertura oficial dos Jogos.

A partir desta quinta-feira (8), 4.350 atletas de 159 países e mais uma delegação de refugiados disputam medalhas em 23 modalidades. O Brasil participará com 285 atletas, maior delegação do país na história paralímpica.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P