Rio 2016
Em dia de quebra de recordes, China leva ouro no levantamento de peso
Escrito 10 anos atrás em
Por Gabriel Lima

Em uma prova disputada com quebra dos recordes mundial e olímpico, sendo duas vezes o segundo, o chinês Long Qingquan garantiu o ouro em sua categoria, com 307 kg na soma das etapas (137 no Arranco e 170 no arremesso).
No arremesso, onde os atletas levantam o peso com dois movimentos, o atleta ainda quebrou o recorde olímpico exatamente depois do norte coreano OM Yun Chul, que obteve a medalha de prata.
Chul foi o campeão olímpico em Londres 2012, com um total de 293 kg. Além disso, é o atual recordista mundial no arremesso, com 171 quilos. O Brasil não tinha atletas na competição.
Entenda o esporte
O halterofilismo, em todas as categorias, variando de 56kg até acima de 105kg, conta com duas etapas: arranco e arremesso. Na primeira, o atleta tem de levantar a barra acima da cabeça com apenas um movimento, sem apoia-la no corpo.
Já na segunda, é possível fazer o mesmo resultado, porém com dois movimentos, sendo possível apoiar à altura do ombro, sobre o peito.
Cada atleta tem três tentativas em cada fase, valendo aquela com o maior peso. Ao final da competição, ganha aquele que obtiver a maior soma dos estágios.
Resultado Final:
Long Qingquan – 307 – Ouro – China
Om Yun Chol – 303 – Prata – Coréia do Norte
Sinphet Kruaithong – 289 – Bronze – Tailandia
Gabriel Lima é jornalista e editor executivo da Esportes Brasília. Já cobriu uma Copa do Mundo da FIFA (2019).


SESC Ceilândia receberá partidas do Cerrado Basquete na LBF 2026

Com gols no primeiro tempo, Gama vence Monte Roraima e avança na Copa do Brasil






