Siga Nossas Redes Sociais

Rio 2016

Brasil vence China em Mogi das Cruzes e encerra preparação no basquete masculino

Escrito em

O Brasil enfrentou a China na noite desta terça-feira (02) em Mogi das Cruzes pela final do Super Desafio Bra de Basquete. Este foi o último jogo preparatório da seleção comandada por Ruben Magnano antes da estreia nos Jogos Olímpicos Rio 2016 diante da Lituânia.

A seleção brasileira entrou nesse amistoso contra a China com duas alterações, que influenciaram no decorrer da partida. Nenê foi poupado e Felício fez a estreia na seleção como titular. A partida foi complicada, com a seleção chinesa ficando à frente do placar algumas vezes, mas o Brasil conseguiu se acertar e saiu vencedor por 83×69.

O Brasil começou apagado, sonolento em quadra. Com isso, a seleção chinesa aproveitou e mostrou uma de suas armas para a competição: os arremessos de 3 pontos, que em determinado momento do primeiro quarto, chegou a incríveis 90% de aproveitamento. Enquanto o Brasil não apertava a marcação, a China aproveitava as bolas longas. No final do primeiro quarto, os chineses obtiveram 71% de aproveitamento nos arremessos, contra 46% do Brasil, e venceram por 25×15.

A situação no segundo quarto não mudou muito. Os chineses continuavam investindo nos lances de três pontos e o Brasil não conseguia neutralizar os ataques que vinham com força. Ruben Magnano colocou Raulzinho, que foi o destaque do Brasil no segundo quarto, marcou oito pontos e ajudou a seleção brasileira a diminuir a vantagem e vencer o segundo quarto por 24×17. Os times foram para o intervalo com os chineses na frente por 42×39, uma incrível reação, visto que em dado momento, os visitantes haviam aberto 11 pontos de vantagem.

Para o terceiro quarto, Hettsheimer e Alex entraram nos lugares de Felício e Marquinhos, respectivamente. O Brasil melhorou e, pela primeira vez, esteve à frente do placar, virada que desestabilizou o time chinês. Erros ofensivos chineses – que eram raros – se tornaram frequentes e os erros defensivos ajudavam o Brasil a tentar construir uma vantagem. A equipe brasileira estava sólida em quadra pela primeira vez, com boas jogadas, bons arremessos, e terminou o penúltimo quarto com oito pontos de vantagem: 21×10 no período e 60×52 no jogo.

O estreante Felício só conseguiu participar ativamente do jogo no último quarto. Ao lado de Marcelinho Huertas, o novato conseguiu ajudar ofensivamente e defensivamente, fazendo o Brasil aumentar a vantagem de oito pontos para 14, além de contribuir para a vitória. Fim de quarto, 23×17 para o Brasil e vitória por 83×69.

O principal pontuador brasileiro foi o ala Vitor Benite com 13 pontos, três rebotes e uma assistência.

“Eu gosto de vencer sempre e terminamos a fase de preparação muito bem, com seis jogos e seis vitórias. E nessa fase de preparação tiramos muito aprendizado do que não podemos cometer na Olimpíada. Mas as vitórias foram importante para a equipe, para seu auto estima, especialmente contra a Lituânia que é nosso adversário de estreia no próximo domingo”, avaliou o técnico Rubén Magnano.

Os times entrarão em quadra agora somente nas Olimpíadas. O Brasil enfrentará a Lituânia, e os chineses terão a difícil missão de jogar contra os Estados Unidos.

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P