Siga Nossas Redes Sociais

Rio 2016

Brasil massacra Argentina na estreia do basquete feminino em cadeira de rodas

Escrito em

A atmosfera estava feita. O público compareceu à Arena Carioca 1, apoiou o tempo todo, prestigiou o jogo e as meninas do Brasil responderam à altura. Na estreia do basquete feminino em cadeira de rodas, as anfitriãs dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 não tiveram conhecimento da Argentina e massacraram as Hermanas por 85×19.

O jogo
O Brasil começou o jogo arrasador. Com bom trabalho de Lia Martins e Jéssica Santana, a equipe brasileira chegou a abrir 10×2 no placar restando cinco minutos para fim do primeiro quarto. A marcação de Perla Assunção e Ana Rosa ajudou Lia a marcar nove pontos no período, além de 53% de aproveitamento nos lances. O Brasil fechou o quarto na frente, vencendo por 22×4.

O técnico brasileiro Martoni Sampaio não fez alterações na equipe que começou o segundo período. No entanto, Perla e Ana Rosa já estavam com duas faltas anotadas no jogo. As meninas da casa continuaram o domínio em quadra e chegaram a ampliar a vantagem para 20 pontos, colocando 26×6 com três minutos jogados do quarto. Em dois minutos, a diferença passava dos 27 pontos, pois as argentinas estacionaram na casa dos seis pontos.

Argentina bem que tentou, mas não foi páreo para as meninas do Brasil, que venceram com tranquilidade - Foto: Rener Lopes/Agência EB

Argentina bem que tentou, mas não foi páreo para as meninas do Brasil, que venceram com tranquilidade – Foto: Rener Lopes/Agência EB

Com uma atuação impecável, Perla Assunção tratou de comandar a dianteira brasileira, marcou 11 pontos no primeiro tempo e o Brasil foi para o intervalo na frente: 40×8.

Já no segundo tempo, a Argentina marcou três pontos, tentou esboçar uma reação, mas com Lia, Paola e Perla, a diferença aumentou para 42 pontos, com o Brasil vencendo por 53×11. As meninas brasileiras continuaram mandando na partida e terminaram o terceiro quarto com 50 pontos de diferença: 63×13.

O último quarto de jogo serviu para que as comandadas de Martoni Sampaio apenas administrarem ainda mais a partida e fechar a estreia histórica nas Paralimpíadas. Vileide Almeida, que entrou no segundo tempo de jogo, anotou 31 pontos, foi a cestinha da partida e confirmou a vitória brasileira por 85×19.

“Sabemos dos potencial das equipes. Mas a união do grupo e dessa torcida, que sabíamos que a gente teria esse apoio forte, foram determinantes pra essa vitória. Não tenho palavras pra descrever”, analisou Vileide.

“A gente trabalhou bastante pra ter uma vitória tranquila, mas não dessa maneira. A defesa foi muito forte, tentando pressionar, retomando os passes, não gastando de forma antecipada”, disse Martoni Sampaio, técnico do Brasil, à Esportes Brasília.

O próximo adversário do Brasil será a atual campeã paralímpica, a Alemanha. O jogo acontece nesta sexta-feira (09), às 15h15, na HSBC Arena.

Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).

Clique para deixar seu comentário

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

P