Paris 2024
Derrota em Verde e Amarelo na segunda rodada do Futebol Feminino
Brasil vacila, sofre dois gols nos acréscimos e sofre a primeira derrota na competição
Escrito 4 meses atrás em
Foto: x/@jogosolimpicos
Na tarde deste domingo, 28, a seleção brasileira feminina enfrentou o Japão e perdeu pelos jogos olímpicos. Com direito a dois gols das japonesas nos acréscimos, o Brasil sofreu o seu primeiro revés na competição. Agora, precisa vencer o jogo contra a Espanha para seguir no torneio .
O jogo
A partida começou disputada, truncada, com as duas equipes se estudando para conseguir criar jogadas de perigo, e primeira chance de gol veio com a seleção brasileira. Priscila recebeu um cruzamento de Yasmin. Mas não conseguiu êxito na conclusão.
Logo na sequência, foi a vez do Japão criar uma chance de gol. Após um contra ataque rápido das asiáticas, a defesa brasileira ficou exposta e, Miyazawa recebeu um bom passe, ficou cara a cara com a goleira Lorena, mas chutou pra fora.
Nos acréscimos da primeira etapa, a seleção japonesa acabou desperdiçando mais uma grande chance. No chute de Moriya , a pelota pegou no braço da Rafaelle, e a juiza marcou penalidade máxima. Porém, na finalização de Tanaka, a goleira Lorena fez a defesa.
Segundo tempo de mudanças
Insatisfeito na etapa inicial, o técnico Arthur Elias decidiu mudar; colocou Ludmilla, Tarciane e Jheniffer no jogo e deu resultado.Logo no começo da segunda etapa, aos 10 minutos, Jhennifer recebeu um belo passe de Ludmilla e chutou rasteiro no canto esquerdo da goleira japonesa, que nada pode fazer, uma zero Brasil.
Logo depois, a seleção japonesa foi pra cima e conseguiu criar jogadas de perigo. Aos 27 do segundo tempo, Tanaka recebeu a bola, dominou, girando e bateu cruzado, mas Lorena fez um milagre e evitou o empate até então. Japão faz dois gols nos acréscimos e vence a partida
Indo pro tudo ou nada, as japonesas, as Nadeshiko Japan( apelido da seleção japonesa) foi para o tudo ounnada e conseguiu o empate. Aos 43 da etapa complementar, Yasmin tocou com mão na bola dentro da área, a arbitra marcou pênalti. Desta vez, a zagueira Kamugai bateu e empatou o jogo.
Depois do primeiro gol, a seleção canarinho sofreu o baque do empate,mas sofreu o golpe de misericordia para sacramentar o jogo. Aos 50 minutos da segunda etapa, a defesa brasileira vacilou após passe errado. A bola sobrou no pé de Tanikawa, que chutou por cobertura após ver a goleira Lorena adiantada, marcando o segundo gol e virando o jogo, dois a um Japão.
Na proxima partida, o Brasil terá parada dura contra a Espanha, visando a classificação para à segunda fase. Já as japonesas enfrentam a Nigeria.
BRASIL
Lorena; Thais, Lauren (Tarciane, INT) e Rafaelle; Antonia, Angelina (Duda Sampaio, 22’/2º), Ana Vitória, Marta (Kerolin, 39’/2º) e Yasmim; Priscila (Ludmila, INT) e Gabi Nunes (Jheniffer, INT). Técnico: Arthur Elias.
JAPÃO
Yamashita; Minami, Kumagai e Koga (Seike, 22’/2º); Takahashi, Miyazawa (Chiba, 35’/2º), Hamano (Ueki, 11’/2º) e Moriya (Tanikawa, 35’/2º); Hasegawa, Tanaka e Nagano. Técnico: Futoshi Ikeda.
GOL: Jheniffer, aos 10min do 2ºT; Kumagai, aos 46min, e Tanikawa, aos 50min, do 2ºT.
CARTÕES AMARELOS: Lauren, Marta (B); Minami (J)
LOCAL: Parc de Princes, em Paris
ARBITRAGEM: Rebecca Welch (GBR), auxiliada por Emily Carney (GBR) e Franca Overtoom (HOL). VAR: David Coote (GBR).