Outros Esportes
Brasil nas pistas: Gabriel Bortoleto é anunciado por equipe da Fórmula 1 e fará parte do grid a partir de 2025
Após longos anos sem um representante na elite do automobilismo mundial, o Brasil volta a estar no grid mais desejado do mundo
Escrito 1 mês atrás em
Por Higor Santos
Foto: Divulgação/Stake F1 Team
Nesta quarta-feira (6), o brasileiro Gabriel Bortoleto, foi anunciado como piloto titular da Sauber para a temporada 2025 da Fórmula 1. Com a chegada do piloto paulista, o Brasil volta a ter um representante na categoria após sete anos.
Bortoleto iniciou sua carreira no automobilismo em 2012, no campeonato sul-brasileiro de kart, onde ficou até 2019, tendo disputado diversos campeonatos a níveis nacionais e até mundiais.
Saindo do kart, Gabriel passou a correr na Europa, estreando na Fórmula 4 italiana em 2020 e posteriormente passando à Fórmula Regional Europeia, em 2021.
O primeiro grande título de Bortoleto como piloto, veio em 2023, quando também passou a ser patrocinado pelo BRB, fazendo parte de um projeto automobilístico do banco brasiliense. No seu ano de estreia na Fórmula 3, correndo pela equipe Trident, o piloto venceu duas das 10 corridas que fez, e sagrou-se campeão com 164 pontos, 45 à frente do segundo colocado, Zak O’Sullivan.
No final de 2023, Gabriel Bortoleto foi contratado pela equipe Invicta Racing para a disputa da Fórmula 2 em 2024, além de ter integrado o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, atual líder do campeonato de construtores da Fórmula 1.
Na Fórmula 2, Bortoleto é líder do campeonato de pilotos com 169,5 pontos, com quatro de diferença para Isack Hadjar. O brasileiro venceu duas de doze corridas disputadas, e tendo apresentando uma regularidade impressionante nas pistas, o piloto tem à frente, mais duas corridas, podendo consagrar-se campeão e igualar Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, sendo o quarto piloto a vencer as categorias F3 e F2 em anos consecutivos.
Agora, Gabriel Bortoleto será companheiro de Nico Hülkenberg em 2025 na equipe Sauber, e também fará parte da equipe Audi, que irá substituir a Sauber a partir de 2026.