Siga Nossas Redes Sociais

Futsal

Brasília Futsal é goleado pelo Joinville na estreia da Liga Nacional

Escrito em

Foto: Lucas Rodrigues

O atual vice-campeão brasileiro começou com o pé direito na Liga Nacional de Futsal (LNF) de 2024. Na manhã deste domingo (24), o Joinville bateu o Brasília por 5 x 2, no Ginásio do Sesc de Ceilândia.

O resultado coloca a formação catarinense na quinta posição provisória na rodada de estreia, com jogos ainda pendentes até esta terça-feira (26). O JEC entra em quadra novamente no dia 2, também fora de casa, contra o Taubaté. Os candangos vão no mesmo dia a Sorocaba para enfrentar o Magnus.

Longe de ter sido um mero trâmite

O zero no placar não durou mais que um minuto e meio. No primeiro erro defensivo dos mandantes, Vini foi à rede ao completar finalização de Fernando depois de escanteio. A resposta brasiliense veio em boa finalização de Fabinho, tapada por Matheus.A rotação dos visitantes já estava ativa logo da abertura do marcador, insistindo em disparos falhos de fora da área. Em nova bola parada, aos três, Ernani ampliou a conta.

Um erro incomum dos catarinenses quase resultou no desconto local, quando um passe equivocado ficou servido para Lucas Doido, que cravou a bola no travessão. A pressão alta na saída obrigava os goleiros a sair da meta para ajudar no princípio da armação, dos dois lados, mas sem tanto resultado em vantagem numérica.

Os poucos espaços e erros de passe elevavam os nervos em ambos times. Com dez minutos, Caio fez valer o aperto, roubou a bola na quadra de ataque e serviu Romarinho para o desconto: 2 x 1 na metade do primeiro tempo. Três minutos depois, o Coelho parou o jogo.

A volta da disposição titular conteve a pressão local, com a manutenção da bola. Assim, teve ao menos três oportunidades: duas com Eder Lima e uma com Kevin, todas defendidas pelo goleiro Kauan em grande atuação pessoal, mantendo o resultado até o intervalo.

Na etapa complementar, Augusto teve a primeira chance para os mandantes. O mesmo deixou o braço contra o goleiro Matheus defendendo contra-ataque aos dois minutos e viu o cartão vermelho. Insolitamente, Fernando perdeu um gol em três finalizações, sendo duas nas traves e uma fora. Apesar disso, a vantagem numérica se valeu com Pedro Rei, que voltou a dar dois gols de frente ao Joinville.

Em seguida, a goleada se armou em roubada de bola dos tricolores no ataque, fechando em gol de Eder Lima. A falta de clareza do Brasília impedia uma resposta à altura, com o JEC insistente ao arco, mesmo usando o banco e gastando o relógio.

A metade final do segundo tempo teve a volta dos titulares no clube catarinense e a manutenção de um duelo travado e sem mais tantas chances. À feição para assegurar o triunfo. Entretanto, uma jogada pessoal de Lucas Doido ao restar de cinco minutos resultou em um golaço: corte fino e finalização na trave e dentro.

Restando dois minutos e meio, o time local parou o jogo e colocou goleiro-linha. Situação ideal para Kevin disparar contra o gol vazio e dar números finais ao confronto.

Narrador Esportes Brasília desde 2022; Currículo com duas Supercopas do Brasil e uma Copa do Mundo, além de extensa cobertura do futebol, futsal e basquete da capital federal; Colunista EB no Nó Tático, às segundas-feiras.

P