Futebol
TJD/DF realiza sessão para avaliar confusão no clássico Brasiliense x Gama
Partida foi realizada pela semifinal do Candangão 2025 e Tribunal pode punir o Jacaré com multas e perda de mando de campo
Escrito 2 minutos atrás em
Por Rener Lopes

Foto: Stefany Fernanda/Agência EB
A manhã desta quarta-feira (28) será marcada por um importante julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva do DF (TJD-DF). Isso porquê a segunda comissão disciplinar trará para a pauta a confusão entre torcedores do Brasiliense e a Polícia Militar no jogo de volta da semifinal do Candangão 2025 entre o Jacaré e o Gama.
Segundo a pauta, estão sendo denunciados o Brasiliense, mandante da partida, o ex-goleiro Jefferson e o assistente técnico Josias Nilson Araújo. Pelo lado do Gama, quem irá a julgamento é o ex-atleta Caicedo.
De acordo com a súmula da partida, o assistente técnico do Jacaré teria empurrado o atacante Caicedo, do Gama, com a bola fora de jogo. Este, por sua vez, teria invadido o gramado para empurrar o jogador Douglas, do Brasiliense. Os dois foram expulsos diretamente.
Já Jeferson, goleiro reserva do Brasiliense, teria dado uma rasteira em Moisés, do Gama, fora do jogo, levando um cartão vermelho e ocasionando o início de toda a confusão. Naquela ocasião, o jogo ficou parado por 17 minutos e a rede não balançou, confirmando a vaga do alviverde para a final do Candangão 2025.

Os três foram denunciados pelos Artigos 254-A e 257 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Somadas as penas dos dois Artigos, eles podem ser suspensos de 06 a 22 jogos. Já o Brasiliense foi denunciado pelo Artigo 213, que trata da não-prevenção de desordens e do lançamento de objetos no campo, e pode ser multado em até R$ 100 mil, além de poder perder mandos de campo.
Rener Lopes é jornalista formado pela UCB. Atua na mídia esportiva desde 2006, com passagens por sete rádios, como narrador, apresentador e setorista. Tem no currículo três olimpíadas (Atenas 2004, Londres 2012 e Rio 2016), três Copas do Mundo (Brasil 2014, Rússia 2018 e Qatar 2022) e duas Copas América (Brasil 2019 e 2021).


TJD/DF realiza sessão para avaliar confusão no clássico Brasiliense x Gama

Felipe Surian
