Siga Nossas Redes Sociais

Futebol

TJD/DF pune Gama e Brasiliense por confusão no Candangão 2022

Escrito em

Foto: Francisco Stuckert

O Tribunal de Justiça Desportiva do Distrito Federal (TJD/DF) condenou, em primeira instância, Gama e Brasiliense pela briga generalizada entre torcedores no Estádio Nacional Mané Garrincha, pela segunda rodada do Campeonato Candango 2022. A decisão foi tomada em julgamento na noite desta terça-feira (08).

Por causa da falta de segurança no dia da partida, as confusões aconteceram durante – e após -o confronto. Essas confusões acarretaram em pagamento de multa e perda de mando de campo para Gama e Brasiliense.

As duas equipes foram punidas no Artigo 213 do CBJD, que indica “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir, como: desordem desportiva e invasão de campo”.

O mandante Gama foi responsável por não adotar as medidas necessárias para a segurança dos torcedores. O alviverde candango deverá pagar R$ 40 mil de multa, além da perda de cinco jogos com mando de campo. Quanto ao Brasiliense, o time também recebeu punição. O jacaré deverá pagar R$ 20 mil de multa e perderá dois mandos de campo.

Os dois times ainda podem recorrer sob as punições. A Esportes Brasília apurou o caso e entrou em contato com os clubes. O Gama alegou, na defesa encaminhada ao Tribunal, que o estádio só poderia ter condições para jogo com a segurança que preta serviço a Arena. Sobre a punição da Justiça, o clube irá recorrer a punição aplicada. “A multa está em patamar impagável. A jurisprudência do STJD estabelece valor menor”, disse Wendel Lopes, advogado que respondeu pelo alviverde. Até o fechamento desta matéria, o Brasiliense não se posicionou a respeito.

Já a diretoria de futebol profissional da Federação de Futebol do Distrito Federal informou à EB que ainda não poderá definir como as punições serão executadas. Vale lembrar que há um decreto em vigor que proíbe a presença de público nos estádios candangos. De acordo com a decisão do TJD/DF, a FFDF é quem deve determinar como os clubes cumprirão as punições.

P